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O Sistema da Dívida no Distrito Federal

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Apresentação em tema: "O Sistema da Dívida no Distrito Federal"— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema da Dívida no Distrito Federal
Eugênia Lacerda Lançamento do NÚCLEO-DF da Auditoria Cidadã Da Dívida Plenário da Câmara Legislativa do DF Brasília, 27 de março de 2014 O Sistema da Dívida no Distrito Federal

2 Transferências para o DF:
Orçamento Geral da União (Executado em 2013) – Total = R$ 1,783 trilhão Transferências para o DF: 0,69% do orçamento Fonte: Senado Federal – Sistema SIGA BRASIL – Elaboração: Auditoria Cidadã da Dívida. Nota: Inclui o “refinanciamento” da dívida, pois o governo contabiliza neste item grande parte dos juros pagos. Não inclui os restos a pagar de 2013, pagos em 2014.

3 RECEITAS DO DISTRITO FEDERAL – 2013 (Total: R$ 27 bilhões)
46% das receitas são provenientes de transferências federais Fonte: Nota: Foi descontada das receitas de transferências a dedução de receita para a formação do FUNDEB O DF depende do Governo Federal. Auditar a dívida federal é lutar por mais recursos para o DF

4 Dívida do DF com a União - Lei 9.496/97
Apesar dos pagamentos, o estoque da dívida interna do DF em 31/12/2013: R$ ,92 Juros acumulados em 2013 (IGP-DI + 6% = 11,85%): R$ 141 milhões

5 O Percentual de desemprego é ainda mais grave em alguns setores:
Desemprego no DF Taxa geral de desemprego: 12,0% (em set/2013) o que corresponde a 175 mil desempregados no DF O Percentual de desemprego é ainda mais grave em alguns setores: 15,1% na “Região Administrativa 3”: Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria e Recanto das Emas 14,1% para mulheres 28,1% para as pessoas de 16 a 24 anos 13% para negros Fonte:

6 A extrema desigualdade social no Distrito Federal
Renda per capita (mensal) das Regiões Administrativas do Distrito Federal e dos Municípios de sua Área Metropolitana (2010) Fonte:

7 SISTEMA DA DÍVIDA DOS ESTADOS
Endividamento sem contrapartida: mecanismos financeiros Refinanciamento pela União Lei 9.496/97: Pacote Plano de Ajuste Fiscal Privatizações do patrimônio dos estados Assunção de passivos de bancos – PROES Endividamento com Banco Mundial e bancos privados internacionais para pagar à União Fraudes SACRIFÍCIO SOCIAL Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

8 O GOVERNO FEDERAL CONCENTRA A ARRECADAÇÃO
Estados reféns: Governo Federal pode reter o FPE caso não seja paga a dívida União Municípios Estados Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA Fonte: Secretaria da Receita Federal e CONFAZ. Elaboração: Auditoria Cidadã da Dívida

9 GÊNESE DO REFINANCIAMENTO: ACORDO FMI
Carta de Intenções de dezembro/1991, itens 24 e 26: 26. Para facilitar um maior fortalecimento das finanças públicas, em outubro o Executivo submeteu ao Congresso propostas de mudanças institucionais que procuram fazer modificações na distribuição de receitas tributárias entre os governos federal, estadual e municipal para 1992 e 1993, a proibição de novas emissões de títulos de dívida pelos estados e um programa de reestruturação de dívida no qual o governo federal vai assumir as dívidas dos estados em troca de um programa de ajuste de 2 anos que vai facilitar a reestruturação dos gastos dos estados; Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

10 Ilegalidades e Ilegitimidades
Prática de Juros sobre Juros. Anatocismo. Ilegal segundo Súmula 121 do STF Dívida não tem sido auditada: TCE de Minas Gerais confirmou que não audita a dívida. Conforme Ofício 4214/2012/SP, de 20/4/2012, o TCE informou que apenas fez análises dos valores pagos e projeções para o futuro; não auditou as dívidas que deram origem à renegociação de 1998, e nem faz análise dos fatores que motivaram a evolução da dívida (atualização monetária, juros, amortizações). Ausência de alternativa para os estados: No mesmo ano de 1997, o Decreto no proibiu a realização de operações de crédito com instituições financeiras federais. Dano Financeiro e Patrimonial: Custo excessivo Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

11 ARGUMENTO DO GOVERNO FEDERAL
“A redução dos pagamentos dos estados comprometerá as finanças federais” PORÉM... Art. 12 da Lei 9.496/97: A receita proveniente do pagamento dos refinanciamentos concedidos aos estados e ao Distrito Federal, nos termos desta Lei, será integralmente utilizada para abatimento de dívida pública de responsabilidade do Tesouro Nacional. A SOLUÇÃO PARA A DÍVIDA DOS ESTADOS PASSA TAMBÉM PELA AUDITORIA DA DÍVIDA FEDERAL Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

12 PERFIL DA DÍVIDA DOS ESTADOS
Dívida Renegociada com a União: cerca de 95% do montante Crescimento do endividamento dos estados com o Banco Mundial ASSESSORIA DO BANCO MUNDIAL PARA FUNDOS DE PENSÃO NACIONAL E SUBREGIONAIS Projeto: BR State Pension Reform TAL II (P089793) Valor: US$ 5 milhões Objetivo: “Significativas reduções dos custos das aposentadorias” Estados que já manifestaram interesse em participar: 23 Estados Recursos liberados para 18 Estados: RN AP RS DF RR PE SE MG ES AC PB SP MS BA CE SC GO TO

13 Crescimento Acelerado da Dívida Externa dos Estados
Fonte: , Política Fiscal, Quadro XI-B, dados de dezembro de cada ano (2008 a 2012), pesquisados nos demonstrativos de janeiro de cada ano posterior (2009 a 2013).

14 ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA
Proposta do governo federal: PLP 238/2013 ou 99 no Senado Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

15 ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA
Proposta do governo federal: PLP 238/2013 ou 99 no Senado Tal proposta deixa as dívidas da maioria dos estados e municípios praticamente inalteradas, e apesar de ter sido uma proposta do governo federal, sua base parlamentar está sendo pressionada a não aprová-lo. Suspensão pagamento encargos aos rentistas (Bonos Global 2012 e 2030) desde novembro/2008 Proposta soberana de recompra do restante da dívida por no máximo 30% de seu valor nominal The Economist (23/04/2009): “Sr. Correa parece ser incorruptível (...) gasto público cresceu 71% em 2008, resultado de investimentos em escolas e hospitais” ESTA É A PROVA DA VIABILIDADE POLÍTICA DA AUDITORIA DA DÍVIDA ENQUANTO ISSO, O GOVERNO BRASILEIRO RECOMPRA TÍTULOS DA DÍVIDA EXTERNA A 130% DO VALOR DE FACE, EM MÉDIA

16 DÍVIDA: impede a vida digna e o atendimento aos direitos humanos
De onde veio toda essa dívida pública? Quanto tomamos emprestado e quanto já pagamos? O que realmente devemos? Quem contraiu tantos empréstimos? Onde foram aplicados os recursos? Quem se beneficiou desse endividamento? Qual a responsabilidade dos credores e organismos internacionais nesse processo? Somente a AUDITORIA responderá essas questões

17 CONHECIMENTO DA REALIDADE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONSCIENTE
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO CONHECIMENTO DA REALIDADE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONSCIENTE AÇOES CONCRETAS Auditoria da Dívida Pública para desmascarar o “Sistema da Dívida” e democratizar o conhecimento da realidade financeira: FORMAÇÃO DE NÚCLEOS Atender Direitos Humanos TRANSPARÊNCIA e acesso à VERDADE

18 NÚCLEO – DF GRUPOS DE ESTUDOS MOBILIZAÇÃO COMUNICAÇÃO JURÍDICO
ATIVIDADES TODOS OS CIDADÃOS DO DF ESTÃO CONVIDADOS E CONVOCADOS A PARTICIPAR DESSA LUTA CIDADÃ

19 “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” Charles Chaplin Muito obrigada! Eugênia Lacerda


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