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Brasília/2010 TV Digital 1 SCITV - Sistema de Compra Interativa TV Digital.

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Apresentação em tema: "Brasília/2010 TV Digital 1 SCITV - Sistema de Compra Interativa TV Digital."— Transcrição da apresentação:

1 Brasília/2010 TV Digital 1 SCITV - Sistema de Compra Interativa TV Digital

2 Brasília/2010 TV Digital 2 Pró-Reitoria de Graduação Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso

3 Brasília/2010 TV Digital 3 Autores: André Barboza Rocha Leonardo Henrique de A. Oliveira Wallace da Silva Sampaio Orientador: Paulo Roberto Corrêa Leão

4 Brasília/2010 TV Digital 4 Introdução • Novo conceito de marketing televisivo; • Novo “leque” de possibilidades ao telespectador; • Interatividade como foco principal; • Telespectador participante em tomada de decisões;

5 Brasília/2010 TV Digital 5 Motivação • Grande foco voltado a tecnologia; • Grande demanda; • Falta de produtos concretos em atuação; • Propor de forma ágil e segura a utilização da Interatividade da TV Digital; • Atração por parte do telespectador ao aumento do consumo;

6 Brasília/2010 TV Digital 6 Problemas Diagnosticados • Conversores sem implementação GINGA; • Dificuldade de sistemas em ambiente real; • Preços elevados; – Atraso na disseminação do conceito; – Dificuldade ao acesso por parte do consumidor; – Interesse ainda prematuro por parte das Empresas;

7 Brasília/2010 TV Digital 7 Clientes • Telespectadores em geral com acesso a Televisão Digital; • Pessoas com a necessidade de consumo através da nova tecnologia; • Empresas publicitárias;

8 Brasília/2010 TV Digital 8 Objetivos  Prover compras e vendas de produtos pelo meio televisivo; – Atrair o cliente devido a agilidade; • Trazer comodidade e segurança aos telespectadores; – “Efetuar compras sem sair do sofá”; • Disseminar a tecnologia; – Reavivar o foco do assunto para novas pesquisas;

9 Brasília/2010 TV Digital 9 Resultado Esperado do Sistema • “Efetuar compras sem sair do Sofá”; • Manter uma comunicação em tempo real com o cliente; • Realizar sua vontade no instante em que o produto é anunciado; • Efetuar a comunicação entre o cliente e a empresa no mesmo instantes da propaganda sem precisar de outros meios comunicativos;

10 Brasília/2010 TV Digital 10 Resultados Esperados • Marco a mais na utilização da interatividade da comercial; • Quebra do paradigma da TV sendo mero transmissor de informações; – Troca informação e tomada de decisões; • Passo crucial para a aproximação da Tecnologia da Informação e o Mundo da Telecomunicação;

11 Brasília/2010 TV Digital 11 Dificuldades Encontradas • Ambientes simulados incompletos quanto aos recursos; • Conversores sem a implementação Ginga; • Preços relacionados a tecnologia, muito elevados ainda;

12 Brasília/2010 TV Digital 12 Recursos • Hardware Ideal – TV com sistema digital integrado; – Tecnologia GINGA implementada; – Canal de retorno (Internet); • Hardware Mínim – Computador para emulação do sistema; – Boa placa de video para execução do vídeo; – Acesso rápido a Internet; * Software – GINGA-J (para aplicações procedurais JAVA);

13 Brasília/2010 TV Digital 13 Comparação • Atualmente: – Propaganda televisiva baseada na linearidade; – Valores diretamente relacionados a audiência; – Mercado exclusivamente integrado por publicitários;

14 Brasília/2010 TV Digital 14 Comparação • Proposta: – Revisão no método de anunciar pelos publicitários; – Incorporação da compra em tempo real; – Mercado se abre ao mundo do programadores da tecnologia; – União da TI com a Publicidade;

15 Brasília/2010 TV Digital 15 Projeto Lógico • Ciclo de vida utilizado: – Modelo de desenvolvimento de processo incremental; • Modelo sequencial linear, aplicado repetitivamente; • Filosofia iterativa da prototipagem;

16 Brasília/2010 TV Digital 16 Colocar no Recurso – Software • Jude Community; – Modelo de Domínio; – Diagrama de Caso de Uso; – Diagrama de Sequencia; – Diagrama de Classe; –... • OpenProj; – Gestão de Projeto; • Eclipse; – Desenvolvimento de codificação;

17 Brasília/2010 TV Digital 17 Linguagens de Programação • Ginga-J (para aplicações procedurais JAVA); • Ginga-NCL (para aplicações declarativas NCL).

18 Brasília/2010 TV Digital 18 Documentos do Projeto CONCEP Ç ÃO  Documento Visão;  Especifica ç ão dos casos de uso;  Gloss á rio; e  Plano de projeto. ELABORA Ç ÃO  Modelo de dom í nio;  Diagrama de casos de uso; e  Diagrama de seq ü ência. CONSTRU Ç ÃO  Javadoc.

19 Brasília/2010 TV Digital 19 Especificação de Requisitos • Descrição do Problema; – Necessidade de introdução da nova tecnologia; – Desejo de criação de facilidades relacionadas a tecnologia; – Criação da Voz ativa e tomada de decisão por parte do cliente;

20 Brasília/2010 TV Digital 20 Especificação de Requisitos • Identificação dos Interessados; – Telespectadores em geral; – Empresas de Marketing; – Publicitários;

21 Brasília/2010 TV Digital 21 Especificação de Requisitos • Descrição das características do sistema; – Alcançar a necessidade de compra do usuário; – Dar opções ao usuário; – Introduzir a característica de tomada de descrição ao usuário agora ATIVO;

22 Brasília/2010 TV Digital 22 Especificação de Requisitos • Requisitos do Software; – Finalidade: • Consultar preços de produtos; • Verificar especificações do produto; • Efetuar a compra; e • Entrar em contado com a empresa que oferta o produto de forma a tirar dúvidas.

23 Brasília/2010 TV Digital 23 Especificação de Requisitos • Requisitos Complementares: – Sistema ágil; – Conexão online de boa qualidade; – Fácil comunicação e relacionamento com empresas de cartões para efetuação do negócio.

24 Brasília/2010 TV Digital 24 Especificação de Requisitos • Restrição de Sistema: – As restrições do sistema fixam-se na tecnologia, podendo ser usada em equipamentos exclusivamente restritos que contenham a tecnologia GINGA.

25 Brasília/2010 TV Digital 25 Modelos de Negócio • Diagrama de Caso de Uso

26 Brasília/2010 TV Digital 26 Modelos de Negócio • Diagrama de Classe

27 Brasília/2010 TV Digital 27 Modelos de Negócio • Diagrama de Sequência

28 Brasília/2010 TV Digital 28 Modelos de Negócio • Diagrama de Atividade

29 Brasília/2010 TV Digital 29 Dificuldades Encontradas • Ambiente novo; • Pouco explorado; • Implementações da tecnologia imcompletas; • Faze de amadurecimento; • Escassez de infra-estrutura; • Faze de implantação; • Dificuldade de obtenção de Set Top Box com implementação GINGA;

30 Brasília/2010 TV Digital 30 Projeto Físico Protótipo

31 Brasília/2010 TV Digital 31 Bibliografica • PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. Trad. Rosângela Delloso Penteado. McGraw-Hill,6ª Edição, • LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões: Uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Trad. Luiz A Meirelles Salgado. Bookman, 3ª Edição, • MIDDLEWARE SPECIFICATION, Ginga TV Digital •

32 Brasília/2010 TV Digital 32 Conclusão

33 Brasília/2010 TV Digital 33 Debate


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