A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"— Transcrição da apresentação:

1 O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

2 -Trabalho Realizado por: -Francisca Leal; -Ana Sofia Silva.
Energia -Trabalho Realizado por: -Francisca Leal; -Ana Sofia Silva.

3 Isolamento Térmico Para evitar grandes variações da temperatura ambiente das salas e situações de desconforto, pode-se:  Calafetar portas e as janelas, isto é, tapar as portas e janelas com fita adesiva de espuma, própria para o efeito, e que pode reduzir em 5% o consumo de energia; Reparar as frinchas das janelas e das portas; Plantar árvores de folha caduca (são árvores que permitem obter sombra apenas  no Verão, sem comprometer a iluminação natural); Verificar se as portas necessitam de molas para fecho automático; Substituir os vidros partidos; Instalar vidros duplos nas janelas (pode poupar-se até 10% de consumo de energia, para além de minimizar o ruído exterior); Instalar persianas exteriores.

4 Organização do Espaço Para usar o espaço de forma eficiente e contribuir para um uso racional da energia pode-se Privilegiar as salas viradas a Sul como locais de trabalho (estão mais expostas à luz solar); Dispor os lugares de trabalho junto das janelas para aproveitar ao máximo a luz solar; Nos espaços sem entrada de luz solar, dispor os lugares de trabalho junto da iluminação geral.

5 Iluminação De forma a aproveitar ao máximo a luz solar e a usar a iluminação artificial de maneira eficiente, podem tomar-se as seguintes medidas: Instalar lâmpadas de baixo consumo em toda a escola (fluorescentes tubulares e compactas); Adequar as características das lâmpadas à utilização dos espaços; Instalar temporizadores de iluminação nos locais de passagem (para as luzes ligarem e desligarem automaticamente); Desligar as lâmpadas desnecessárias nos locais (menos utilizados); Desligar a iluminação desnecessária no exterior da escola; Utilizar correctamente estores e / ou cortinas para melhor aproveitar a entrada de luz solar directa.

6 Equipamentos Eléctricos
Seguir as recomendações do fabricante na instalação de equipamentos e aparelhos não é suficiente. Podem ainda tomar-se as seguintes medidas:  Instalar equipamentos de baixo consumo energético, deve-se optar pelos equipamentos  que têm etiquetas energéticas das Classes A++ e A+; Seleccionar eficazmente a localização dos equipamentos. Por exemplo: um frigorifico nunca deve ser colocado junto a uma fonte de calor, etc.; Seleccionar os programas de baixo consumo. Por exemplo: as máquinas de roupa e de loiça só devem ser utilizados quando estão completamente cheias; Estabelecer regras de uso para os equipamentos. Por exemplo: a porta de um frigorífico não deve ser aberta desnecessariamente e deve reduzir-se o tempo da abertura; Garantir a manutenção periódica dos equipamentos;

7 Aquecimento/Refrigeração dos espaços
Tanto no Verão como no Inverno sabe bem trabalhar num ambiente confortável, mas sempre de forma energeticamente eficiente. Para isso, é preciso:  Estabelecer um plano de uso e/ou gestão da climatização (Ar condicionado, ventoinha); Desligar os equipamentos desnecessários nos espaços menos utilizados; Ligar os equipamentos apenas quando são estritamente necessários; Desligar os equipamentos momentos antes de abandonar os espaços; Garantir a manutenção periódica dos equipamentos; No Inverno, procurar tirar o maior partido dos ganhos solares directos.

8 Gastos de papel O papel é um produto que consome muitos recursos durante o processo de produção, assim deve-se gerir eficazmente o seu consumo. Para isso pode-se:  Sempre que possível, preferir as versões electrónicas dos documentos; Fazer a impressão de documentos em frente e verso; Instalar um sistema de separação e recolha de papel para incluir no circuito normal de reciclagem.

9 Produção de Resíduos A produção individual de resíduos é um dos problemas mais graves de poluição ambiental, gastando-se muita energia no tratamento e eliminação dos mesmos. Medidas mais importantes: Sensibilizar para embalagens de tamanho familiar, reduzindo assim o número de embalagens individuais; Diminuir a produção de resíduos nos vários serviços escolares. Por exemplo: modera a utilização de papel de alumínio e de plástico para envolver alimentos; Verificar se existe separação de resíduos nos vários sectores escolares.

10 Gastos de Água Fazer um consumo de água equilibrado e adaptado às necessidades individuais é outra forma de reduzir o consumo de recursos. Para isso, é preciso: Diminuir o consumo de água nas tarefas diárias; Não deixar a torneira aberta enquanto se lava os dentes ou se esfrega as mãos; Regular o fluxo de água nas torneiras do balneário; Instalar torneiras com temporizador nos lavatórios; Detectar periodicamente a existência de eventuais fugas ou perdas de água.

11 Pilhas As pilhas são um resíduo demasiado importante (e perigoso) para ser esquecido, pelo que é necessário: Usar pilhas recarregáveis sempre que possível; Separar as pilhas do restante lixo; Instalar um sistema de recolha de pilhas na escola.

12 Transportes Privilegiar o uso de meios de transporte colectivos e/ou não poluentes, contribui decisivamente para usar os recursos energéticos de forma eficiente, sugerimos: Privilegiar o uso de meios de transporte amigos do ambiente (bicicleta, por exemplo); Sensibilizar as pessoas da tua escola para uso de transportes colectivos; Desaconselhar o uso de meios de transporte individuais; Promover o hábito de andar a pé em todos os trajectos curtos ou sempre que possível; Organizar sistemas de partilha de automóveis; Sensibilizar a empresa local de transportes públicos para a necessidade de alterar/criar novas rotas dos seus transportes.


Carregar ppt "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google