A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE
Tecnologias e Ambiente Política dos 3 R´s

2 A produção em massa, pela quantidade e qualidade de produtos que coloca à nossa disposição, melhora de facto a nossa vida. No entanto a nossa sociedade (“sociedade de consumo”), rapidamente se transformou num consumo excessivo, o que leva consequentemente ao desperdício. Desta problemática, resulta a política dos 3 R´s.

3 Reduzir Reutilizar Reciclar

4 Prevenir a produção de resíduos
Reduzir Prevenir a produção de resíduos É o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, onde os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento ou eliminação de resíduos são elevados. Só reduzindo a quantidade de produtos comprados e consumidos é que é possível diminuir a quantidade de resíduos existentes.

5 Como podemos contribuir?
Preferir produtos em embalagens familiares em vez de embalagens individuais; Escolher produtos não embalados, recarregáveis (como por exemplo as pilhas) ou que tenham embalagens reutilizáveis ou recicláveis; Evitar utilizar os sacos de plástico fornecidos pelas lojas e levar os nossos próprios sacos para transportar as compras; Evitar produtos descartáveis, de usar e deitar fora; Dizer não aos produtos duplamente embalados. Preferir produtos de produção local, que significam menos transportes, poluição, embalagens e menor consumo de recursos; Escolher produtos mais saudáveis, sem aditivos (corantes e conservantes), com baixos teores de substâncias poluentes ou de agricultura biológica;

6 Reutilizar Usar de novo
Reutilizar é dar novos usos a materiais já utilizados, ou seja, usar algo com um objetivo diferente daquele que era o seu objetivo inicial. Reintroduzir, sem alterações significativas, de substâncias, objetos ou produtos nos circuitos de produção ou de consumo de forma a evitar a produção de resíduos.

7 Como podemos contribuir?
Preferir embalagens reutilizáveis (com depósito); Utilizar as folhas de papel de ambos os lados; Doar roupas e objetos de que já não se necessita; Criar objetos de decoração ou brinquedos com os materiais fora de uso.

8 Reciclar Contribuir para a deposição seletiva
A reciclagem permite transformar um objeto noutro objeto diferente, de modo a ser reintroduzido no ciclo económico como matérias-primas secundárias, poupando nesse processo muitos recursos naturais, matérias-primas, custos de produção e ainda evitar a poluição.

9 Exemplos de Reutilização
Re-pocket é uma cadeira marsupial, estofada a desperdício de algodão. Guarda lateralmente uma espécie de bolso que, numa noite de Inverno, pode ser puxado para fora e funcionar como cobertor. Designers Henrique Ralheta + Miguel Flor

10 Design aliado à reutilização de Canetas de feltro recicladas, um material que o quotidiano desvaloriza, numa produção manufaturada que torna cada mala numa peça única. Designer Naulila Luis Reaproveitamento de tampas de garrafas de plástico para construção de uma cortina.

11 Reaproveitamento de garrafas de vidro e outros materiais, para a construção de bancos de jardim.
Estrutura de arame e preenchimento vegetal. À medida que o tempo passa, a erva cresce e a cadeira torna-se “almofadada”.

12 Bancos criados a partir da utilização de cartão.

13 Cadeira criada a partir da utilização de latas.


Carregar ppt "Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google