A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade Tema: Resíduos e Reciclagem Trabalho realizado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade Tema: Resíduos e Reciclagem Trabalho realizado por:"— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade Tema: Resíduos e Reciclagem Trabalho realizado por: Susana Pereira

2 O que é a reciclagem? A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.papel vidrometalplástico O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. reutilização

3 Quais as vantagens da reciclagem Redução da poluição do ar, da água e do solo; Melhor qualidade de vida das populações; Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados; Economia de energia; Redução de resíduos a colocar em aterro; Economia das matérias-primas, protegendo recursos naturais como o alumínio, o estanho, o petróleo, a madeira ou a areia; Fornecimento de matérias primas secundárias; Remoção de materiais perigosos; Redução do impacte ambiental causado pela extracção de recursos; Contribuição para um desenvolvimento sustentável.

4 Vantagens da separação selectiva dos resíduos A diminuição do consumo de matérias-primas virgens. A exploração de matérias-primas normalmente gera impacto ambiental; muitas delas não são renováveis e podem apresentar ainda exploração dispendiosa. A redução dos impactos ambientais sanitários e sociais gerados tanto pelo lançamento indiscriminado de resíduos no ambiente quanto pela implantação de instalações para seu tratamento e destinação final. A redução nos custos de fabricação de alguns produtos, sobretudo em função de um menor desperdício de energia. A criação de empregos, principalmente para a população mais desfavorecida e para os pequenos empresários.

5 Existem inúmeros materiais que podem ser reciclados. Os principais são os seguintes: Reciclagem de papel Reciclagem de plástico Reciclagem de latas de alumínio Reciclagem de embalagens longa vida Reciclagem de pilhas e baterias Reciclagem de vidros Reciclagem de pneus Reciclagem de óleo de cozinha Reciclagem de metal Reciclagem de madeira Tipos de reciclagem

6 O que se pode ou não ser reciclar?

7 Tempos de absorção pelo meio ambiente Papel: de 2 a 4 semanas Palitos de fósforos: 6 meses Papel plastificado: de 1 a 5 anos Cascas de bananas: 2 anos Chicletes: 5 anos Latas: 10 anos Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos Couro: 30 anos Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos Cordas de nylon: de 30 a 40 anos Latas de alumínio: de 80 a 100 anos Tecidos: de 100 a 400 anos Vidros: anos Pneus: indefinido Garrafas PET: indefinido

8 Resíduos biodegradáveis São os resíduos que podem ser sujeitos a decomposição anaeróbia ou aeróbia, como, por exemplo, os alimentares e de jardim, o papel e o cartão. Assim, no presente, podemos recorrer a três processos de tratamento: 1. Por Compostagem Caseira A compostagem é um processo biológico aeróbico em que é promovida a decomposição da fracção orgânica dos resíduos sólidos pela acção de microrganismos, micróbios, fungos, pequenos animais e plantas, e da qual resulta a formação do composto, material estável, semelhante ao húmus. O composto resultante da transformação natural da matéria biodegradável dos resíduos verdes é excelente para utilização na agricultura, jardinagem e espaços verdes, como fertilizante e como condicionador de solos.

9 Resíduos biodegradáveis (continuação) 2. Por Trituração mecânica Este processo deve ser aplicado apenas a resíduos verdes - de jardim resultando um resíduo triturado que pode ser utilizado para colocação nos compostores ou em alternativa como cobertura de pavimentos térreos ou na decoração de jardinagem. 3. Deposição nos Contentores de RSU - indiferenciados Este procedimento é o mais usual, no entanto, o método é normalmente incorrecto, pois a deposição deve ser efectuada no caso dos resíduos orgânicos em sacos devidamente fechados e no caso dos verdes em pequenos pedaços devidamente colocados no interior dos contentores.

10 Resíduos recicláveis

11 Resíduos entregues a entidades especializadas

12 Conclusão: Ao longo deste trabalho compreendemos que a Reciclagem consiste na recuperação e transformação de qualquer desperdício. A sua importância económica traduz-se na possibilidade de aquisição de materiais por preços mais favoráveis que o dos mesmos materiais antes da sua primeira utilização. O princípio da reciclagem é utilizado em todas as aplicações que impliquem conservação dos recursos naturais da Terra e na resolução de problemas de poluição ambiental. A reciclagem torna-se mais rentável se proceder à pré-separação dos produtos a reciclar. Com a crescente consciência ecológica das populações, este sistema está a ganhar a adesão de muitas comunidades, onde são distribuídos contentores para plástico, metal, vidro, papel, etc. O abandono conjunto destes materiais implica uma prévia selecção antes da sua distribuição às diferentes indústrias. A reciclagem é um meio essencial ao meio ambiental. Achamos que deveria haver mais pessoas a contribuir na reciclagem, pois a reciclagem é para o bem de todos nós.

13 Todos nós podemos dar um grande contributo à preservação ambiental. No nosso dia a dia podemos adoptar comportamentos simples que possam ajudar a melhorar as condições de vida do planeta. Quando nos organizamos, é possível mudar muita coisa, inclusive o destino dado ao lixo que produzimos. Bem separado para a reciclagem, podemos ajudar a diminuir muito esse material que produzimos diariamente. Há quem diga que muito desse lixo é deixado a céu aberto ou abandonados em aterros. Já existem alguns locais onde se realiza a recolha selectiva do lixo. Esta selecção permite dar destino a todos os tipos de lixo. O papel é um exemplo disso, colocado devidamente no papelão segue para centros de tratamento/triagem e posteriormente é enviado para locais de reciclagem. Reflexão


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão Núcleo Gerador: Ambiente e Sustentabilidade Tema: Resíduos e Reciclagem Trabalho realizado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google