A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reciclagem do Vidro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reciclagem do Vidro."— Transcrição da apresentação:

1 Reciclagem do Vidro

2 Introdução O vidro é obtido pela fusão de componentes inorgânicos a altas temperaturas, e resfriamento rápido da massa resultante até um estado rígido, não-cristalino. O processo de produção do vidro do tipo soda cal utiliza como matérias-primas, basicamente, arreia, barrilha, calcário e feldspato. Um procedimento comum do processo é adicionar-se à mistura das matérias-primas cacos de vidro gerados internamente na fábrica ou adquiridos, reduzindo sensivelmente os custos de produção. O vidro é um material não-poroso que resiste a temperaturas de até 150°C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas. Esse fato faz com que os produtos possam ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade.

3 O vidro é um material não-poroso que resiste a temperaturas de até 150°C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas. Esse fato faz com que os produtos possam ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade. A reciclagem de vidro significa enviar ao produtos de embalagens o vidro usado para que este seja reutilizado como matéria-prima para a produção de novas embalagens. O vidro é 100% reciclável Para cada tonelada de caco de vidro limpo, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Além disso, cerca de 1,2 tonelada de matéria-prima deixa de ser consumida. Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, a adição do caco à mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro, tendo como conseqüência uma redução significativa no consumo energético de produção. Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.

4 Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, a adição do caco à mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro, tendo como conseqüência uma redução significativa no consumo energético de produção. Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.

5 O processo da reciclagem

6 Processos: Trituração moagem Vantagem: 100% do vidro que vai para reciclagem é transformado em vidro novo. Exemplos de produtos que são feitos de vidro: Garrafas Vasilhames Aquários lentes de óculos Espelhos Janelas

7 A Regra dos três “R” REDUZIR
Ao longo dos anos, as fábricas de vidro conseguiram reduzir significativamente a quantidade de vidro necessária para produzir uma garrafa. Estes processos consistem em reduzir a espessura das paredes da embalagem, melhorando o seu “design” de forma a que a garrafa tenha a mesma resistência com menos consumo de matéria-prima e de energia. São chamadas tecnologias do vidro leve, que se traduzem em grandes benefícios para o meio ambiente: poupança de matéria-prima e de combustíveis para os fornos de fusão. REUTILIZAR Muitas das embalagens de vidro são reutilizáveis. Por outras palavras, depois de consumir o produto, o consumidor leva-as de volta para a loja ou supermercado que, por sua vez, devolve todas as garrafas à fabrica de engarrafamento. Deste modo, a mesma embalagem é usada várias vezes, o que significa que essa garrafa só se transforma em resíduo depois de várias utilizações. A reutilização é, por isso, uma forma de poupar matérias-primas e energia. Todavia, a embalagem reutilizável obriga a que esta tenha que ser mais resistente, tenha que ser transformada vazia e tenha que ser lavada antes de nova utilização.  

8 RECICLAR Todas as embalagens de vidro são recicláveis, quer se tratem de garrafas reutilizáveis que já fizeram várias viagens, quer se trate de garrafas sem retorno. A reciclagem do vidro começa com os consumidores. Em vez de deitarem as garrafas de vazias no lixo, devem ditá-las no vidrão. O “vidro velho” depositado nos Vidrões chama-se “casco” e é recolhido por muitas Câmaras Municipais para ser vendido às indústrias vidreiras. Desde modo, não só se diminui o volume e o peso dos resíduos domésticas a tratar, como se gera mais uma fonte de receitas para as Autarquias. O “vidrão” é um contentor que deve ser usado exclusivamente para as embalagens de vidro.

9 Em Portugal já se recicla cerca de 30% do vidro usado
Em Portugal já se recicla cerca de 30% do vidro usado. É uma taxa de reciclagem muito boa, que ainda pode ser aumentada. Isso depende de todos nós: o vidro é no vidrão!

10 Conclusão: Com este trabalho, concluímos que é muito importante contribuirmos com a reciclagem do vidro, visto que o nosso futuro depende de nós. Por isso se queremos viver em segurança por muitos anos, teremos de nos ajudar uns aos outros, para juntos nesta vida ajudarmos a salvar o nosso planeta, que neste momento precisa muito de nós todos unidos.!!!!!!!!!


Carregar ppt "Reciclagem do Vidro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google