A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
02/04/2017 O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida: a cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir. Esta concepção parte do princípio de que todos os povos ou grupos étnicos possuem cultura e de que nenhuma cultura é superior a outra, colocando em foco as questões da diversidade cultural e da igualdade de direitos para as diferentes culturas

2 os conceitos de natureza, de sociedade e de humanidade,
02/04/2017 O conceito de cultura como modo de vida - o modo de sentir, pensar e agir de uma sociedade ou comunidade - aplica-se a todas as práticas, materiais e simbólicas, do grupo ou sociedade em questão: os modos de fazer, as práticas corporais, as crenças, os saberes, Sistema de Educação os gostos, os hábitos e estilos, as artes, a concepção de mundo, os conceitos de natureza, de sociedade e de humanidade, as noções de sagrado, de proibido, de obrigatório, as relações econômicas, políticas e familiares, as religiões, as profissões.

3 Cultura então seria o modo específico de sentir, pensar e agir de sociedades e comunidades.
02/04/2017 Encontraríamos indicações do modo de sentir, pensar e agir em todas as práticas sociais: nas práticas que têm fim predominante de sobrevivência material (produção, circulação, troca e consumo de bens e serviços); nas práticas com fim predominante de sobrevivência política (formas de organização e associação para obter e/ou assegurar direitos ou o poder); nas práticas que têm fim predominante de sobrevivência simbólica (formas de expressão e/ou representação, manifestações artísticas, religiosas, filosóficas, folclóricas).

4 Cultura e identidade coletiva
02/04/2017 Cultura e identidade coletiva Nesta acepção, como modo de vida, ou modo de sentir, pensar e agir de uma sociedade diante das situações e desafios da existência e das possibilidades de superá-los, a cultura também pode ser pensada como identidade nacional, o que permitiria falar em cultura brasileira, cultura japonesa, etc, e também em termos de identidade regional (cultura sulista, cultura nordestina etc).

5 02/04/2017 A noção de cultura como identidade nacional ou como identidade regional traz consigo o conceito de diversidade cultural, que nos permite perceber que as culturas nacionais não são um conjunto monolítico e único. Assim sendo, é fundamental o respeito, a valorização e o convívio harmonioso das diferentes identidades culturais existentes dentro dos territórios nacionais, o que nos coloca diante da noção de direitos culturais.

6 as condições de criar e difundir suas expressões culturais;
02/04/2017 Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto de desenvolvimento. Conforme a Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO, os indivíduos e grupos devem ter garantidas: as condições de criar e difundir suas expressões culturais; o direito à educação e à formação de qualidade que respeite sua identidade cultural; a possibilidade de participar da vida cultural de sua preferência e exercer e fruir suas próprias práticas culturais, desde que respeitados os limites dos direitos humanos.

7 02/04/2017 O direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades através das expressões culturais é elemento fundamental da promoção de uma cultura de paz, de modo que devemos reconhecer e valorizar as nossas diferenças culturais como fator para a coexistência harmoniosa das várias formas possíveis de se ser humano.

8 Ramificações da cultura
02/04/2017 Relativismo. Etnocentrismo. Identidade. Escola de Frankfurt. Cultura de massa cultura erudita e cultura popular. Sociedade de consumo. Questões de gênero e minorias. Cultura Afro-Brasileira e Africana.


Carregar ppt "O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google