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Brasília Novembro de 2013 BELO HORIZONTE P ROGRESSO DO P ROJETO Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10.

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1 Brasília Novembro de 2013 BELO HORIZONTE P ROGRESSO DO P ROJETO Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10

2 Belo Horizonte, MG Breve perfil da Cidade POPULAÇÃO (2012) ( )* FROTA (EM 25/11/2013): (1/1,52 hab) (  69,1%,  12,4%) FATORES DE RISCO LOCAIS E GRUPOS VULNERÁVEIS:  Velocidade  Beber e dirigir  Pedestres  Motociclistas PRINCIPAIS CARACTERÍSTIC AS DA CIDADE EM RELAÇÃO À SEGURANÇA VIÁRIA Crescimento exponencial da frota circulante de motos nas última década elevou o número de vítimas, graves/fatais particularmente entre motociclistas e pedestres idosos. *Região Metropolitana

3 Indicadores gerais locais Fontes: DETRAN-MG,IBGE.

4 UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Ações de Fiscalização Sou pela vida, dirijo sem bebida (Blitz Lei Seca) Operação /ano66% Fiscalização de área - BaresRegião2/semana 100% Requalificação do efetivo operacional para fiscalização da Lei Seca Efetivo BPTRAN 100% Aquisição e distribuição Kit Lei Seca (Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS) Kit (*)33100% Ações relacionadas ao fator de risco álcool (*) Base móvel, motocicleta, etilômetro, bocais, notebook

5 UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Ações de Educação O jovem e a mobilidade Alunos (*) % Palestra em empresas (BHTRANS)Participantes3.194 (*) % Mobiliza SUS – Academias da CidadeIdosos530/ano 100% Ações relacionadas ao fator de risco álcool (*) até outubro/2013

6 UnidadesRealizadoMeta % de alcance da meta Engenharia Sinalização horizontal – Revitalização faixa de pedestres na área central (*) Travessia % Sinalização vertical - ImplantaçãoPlacas % Tratamento de locais críticosLocal tratado010100% Projeto MobicentroRegiões21(**)50% Lombadas físicas (Redutores de Velocidade) Lombada implantada % Rota Segura para Escolas Escolas63020% Desenvolvimento do Plano de Intervenção para Segurança no Trânsito – todas as regionais Plano99100% Ações relacionadas ao fator de velocidade Continua  (*) 70% das faixas de pedestres da Área Central com visibilidade “A” (80% de visibilidade identificadas por levantamento e registro fotográfico) (**)região BRT centro implantada / região hospitalar em implantação – não implantada a revisão do ciclo semafórico

7 UnidadeRealizadoMeta % de alcance da meta Fiscalização Revisão do Plano Estratégico Operacional Integrado – UIT (BHTRANS/BPTran/GMBH) Plano revisado11100% Controle Eletrônico de Velocidade Radar fixo e estatico 53(*)6779% Fiscalização de velocidade para motos (radar laser/tipo pistola) Equipamento0 (**)10% Detectores de Avanço de SemáforoInfra estrutura0(***) % Pesquisa velocidade a 200 m do radar 6 Locais pesquisados 3 /ano 100% Ações relacionadas ao fator de velocidade (*) Ordem de serviço emitida para 14 novos equipamentos – em implantação (**) Em licitação (***) Ordem de serviço emitida para mais 9 equipamentos completos e 10 infra estruturas para rodízio – em implantação

8 Fator de Risco Álcool Ano Motoristas abordados InfraçãoCrime Recusa de teste Total Índice Motorista s Positivos na Lei Seca 2011 (jul- dez) , , (jan- out) ,17 Blitz LEI SECA SEDS-MG

9 Fator de Risco Velocidade

10 Número absoluto de óbitos por ATT ocorridos na capital e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º Sem2º Sem1º Sem2º Sem1º Sem2º Sem Belo Horizonte * Resultados * Resultados Preliminares – problemas com banco de dados? Problemas com linkage? 2o. Semestre 2012 Residentes em BH - 63* (70%) Não residentes em BH – 27* (30%) Óbitos

11 Resultados * Resultados Preliminares – problemas com banco de dados? Problemas com linkage? Número absoluto de Feridos Graves por ATT por semestre, ocorridos na área urbana do município e integrados (bases da saúde e dos órgãos de trânsito), º Sem2º Sem1º Sem2º Sem1º Sem2º Sem Belo Horizonte * Residentes em BH 226* Não residentes em BH 418* 2o. Semestre 2012 Residentes em BH - 226* (35%) Não residentes em BH – 418* (65%) Feridos graves

12 Resultados Informação de óbitos - 50% (em média) Informação de feridos graves Total de v í timas linkageTotal de V í timas DETRAN-BHTRANS FataisGravesTotalFatais Não fatais Sem ferimen tos NITotal 3 º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre º trimestre Qualificação da informação

13 Variação Percentual dos Óbitos Ocorridos por Semestre, * Sem. 1/2011Sem.1/ * -26,82 Resultados * Estão apresentados somente os semestres comparáveis

14 Resultados Variação Percentual dos Feridos Graves Ocorridos por Semestre, * Sem. 1/2011Sem.1/ * 8,18 * Estão apresentados somente os semestres comparáveis

15 Planejamento 2014  GESTÃO DA SEGURANÇA VIÁRIA  Acompanhar o Projeto Vida no Trânsito como projeto sustentador pela Secretaria Municipal de Metas e Resultados;  Instalar o Centro Integrado de Controle e Operação Municipal na BHTRANS (BHTRANS, PMMG, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros);  Rever o formulário usado para o Boletim de Ocorrência (BO), criando um específico para o trânsito.  Capacitar policiais civis, militares e bombeiros para o preenchimento correto dos BOs.  Fazer convênio com a Secretaria Estadual de Defesa Social para que a Bhtrans tenha acesso direto ao REDS de forma a obter os BOs de acidente de trânsito diretamente no armazém de dados.  Desenvolver aplicativo para transferência de informações dos BOs para o Banco de Dados de Acidentes da Bhtrans (BH-10).  Desenvolver aplicativo para tabulação das perícias efetuadas pela EVAT / Bhtrans.  Monitorar 3 vezes ao ano os indicadores culturais do PVT.

16 Planejamento 2014  EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO  Ampliar o Programa de Educação de Trânsito para o Ensino Médio, visando atender 70% dos alunos matriculados no 2º ano das escolas estaduais, federais e particulares.  Criar nova proposta de trabalho e produzir material padagógico para os alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental.  Dar continuidade ao programa de formação de professores; reuniões com pais e palestras em empresas.  Dar continuidade ao Programa Pedestre. Eu Respeito.  Criar, produzir e veicular campanha educativa voltada para motociclistas.  Fazer ação para segurança do pedestre ao longo dos corredores de BRT.  Desenvolver ações educativas voltadas para transportadores escolares.  Organizar o 4º Seminário Municipal de Educação de Trânsito e Cidadania  Treinar os condutores dos ônibus do BRT em direção defensiva e procedimentos de contingência.

17 Planejamento 2014  ENGENHARIA  Implantar projeto Mobicentro no hipercentro de BH de forma a reduzir o tempo de espera do pedestre nos semáforos e destinar mais tempo para travessia do pedestre.  Implantar focos de pedestres em 50% das aproximações onde não existirem.  Desenvolver projetos para os locais selecionados nos Planos de Intervenção das gerências regionais, elaborados utilizando metodologia Gistran.  Implantar tratamento em 10 pontos críticos de acidentes selecionados no Plano de Intervenção / Gistran.  Implantar bolsões para motociclista junto às faixas de retenção da Av. Cristiano Machado.  Periciar 300 acidentes no ano, avaliar os fatores contribuintes e emitir relatórios parciais e final.  Implantação de lombadas físicas – (aproximadamente 300)

18 Planejamento 2014  FISCALIZAÇÃO  Implementar fiscalização específica de velocidade para motociclistas por radares tipo pistola.  Implementar controle de velocidade e avanço de sinal nos corredores de BRT (951 faixas controladas).  Ampliar a fiscalização eletrônica com detector de avanço de sinal.  Apoiar blitz de alcoolemia.  PROJETOS ESPECIAIS  Implementar “Sistemas Dinâmicos de Melhoria Contínua” – ESCOLAS SEGURAS  Educação de segurança no trânsito no PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e nas ACADEMIAS DA CIDADE


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