A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De estação Ferroviária a Museu... No fim do século 19 a companhia de estradas de ferro de Orleans em situação de inferioridade devido à situação deslocada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De estação Ferroviária a Museu... No fim do século 19 a companhia de estradas de ferro de Orleans em situação de inferioridade devido à situação deslocada."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 De estação Ferroviária a Museu... No fim do século 19 a companhia de estradas de ferro de Orleans em situação de inferioridade devido à situação deslocada da estação de Austerlitz decidiu comprar o espaço das ruínas do palácio d’Orsay (Centro Administrativo de Contas e Conselho de Estado) incendiado em 1971 para construir um novo terminal. A arquitetura deste terminal deveria, no entanto, atender às exigências estéticas de sua localização num quarteirão elegante nas proximidades do Louvre e das Tulherias. O laureado arquiteto Victor Laloux (1850-1937), professor da Escola de Belas Artes, foi escolhido. O aspecto industrial da edificação com componentes em estruturas de aço e vidro foi coberto em sua área exterior por uma fachada monumental inspirada no Louvre e em seu interior por um teto de chapas e estuque. Um hotel anexo foi incorporado e depois de apenas dois anos de trabalho a estação foi inaugurada em 14 de julho de 1900. Durante quase 40 anos esta estação foi cabeça de linha para o sudoeste da França, tendo iniciado inclusive com a tração elétrica que, por fatalidade, decretou o seu abandono, pois as composições ficaram muito longas e não cabiam mais na antiga gare, que se tornou numa estação fantasma... Vítima do progresso ela encerrou suas operações em grandes linhas em 1939. Daí em diante a estação serviu para finalidades diversas, desde centro de triagem de prisioneiros, cenário para “O Processo de Kafka” por Orson Welles em 1962, dentre outros. O hotel anexo fechou as suas portas em 1973 e seus salões foram palco de acontecimentos políticos importantes que envolveram inclusive o general Charles de Gaulle em 1958. No mesmo ano (1973) surgiu o projeto de transformar a estação, salva da demolição, num museu por iniciativa do presidente Valery Giscard d’Estaing. Os arquitetos responsáveis pela fantástica adaptação para museu foram P. Colboc, R. Bardou e J. P. Philippon. Gae Aulenti foi responsável pela decoração interior. Depois de seis anos de trabalho o museu foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 1986 pelo presidente Miterrand.

4

5 Esculturas dispostas no pátio de entrada do museu...

6

7

8

9

10 Hall de entrada do museu...

11

12

13

14

15

16 E no quinto andar do museu Os Impressionistas e mais...

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92 O restaurante do museu......para ninguém colocar defeito!

93 Observem a atmosfera, os lustres e o teto ricamente pintado...

94 Por falar no teto, não coube todo na foto...

95 ...completando com mais um detalhe do teto.

96 Uma surpresa do museu... A miniatura do centro velho e o corte do prédio da Opera.

97 A maquete está sob um vidro sobre o qual é possível caminhar.

98 Para tirar este detalhe da Ópera é necessário deitar no chão.

99 O corte de uma enorme maquete da Ópera de Paris.

100 Este é um de meus museus prediletos e este trabalho é para ser uma homenagem a este templo à arte dos mestres impressionistas. Fotos e composição de Alexander Gromow Agosto de 2008 a.gromow@hotmail.com


Carregar ppt "De estação Ferroviária a Museu... No fim do século 19 a companhia de estradas de ferro de Orleans em situação de inferioridade devido à situação deslocada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google