A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: FUNDAMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: FUNDAMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE REDES COMPONENTES: IGOR SERAFIM PANDOLFI RENATO PESCINALLI MORATI LUIZ SABIANO FERRERA MEDEIROS

2 T OPOLOGIA DE R EDES

3 T OPOLOGIAS DE R EDES Topologia refere-se ao “layout físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como os nós estão conectados. A topologia depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional.

4 T OPOLOGIA EM A NEL

5 C ARACTERÍSTICAS São capazes de transmitir e receber dados em dois sentidos. (horário e anti-horário) Quando é inserido um novo nó, todos os outros nós devem ficar sabendo da sua existência.

6 V ANTAGENS Os dados trafegam através de todos os componentes da rede evitando-se com isso, um ponto central de falhas. Envio simultâneo de um pacote para múltiplas estações.

7 D ESVANTAGENS Na ocorrência de um defeito em qualquer componente, toda a rede é afetada e sai do ar. Para expansão ou eventual manutenção é necessário que a rede esteja inoperante.

8 T OPOLOGIA EM B ARRA OU L INEAR

9 C ARACTERÍSTICAS Todos os nodos se ligam ao mesmo meio de transmissão. Os nodos ouvem a transmissão de dados. O controle de acesso pode ser centralizado ou descentralizado. Usa o protocolo CSMA/CD.

10 V ANTAGENS As falhas não causam a parada total do sistema (watch-dos-timer). Facilmente adaptado a qualquer ambiente físico e de baixo custo. Pela simples adição de componentes ao barramento, sua expansão se torna simples.

11 D ESVANTAGENS Qualquer dano causado ao barramento, toda a rede é afetada. Uma falha nos cabos, conectores ou terminadores fará com que a rede toda falhe. E o defeito poderá demorar a ser identificado, pois os componentes deverão ser testados até achar o que está causando problema. Com uso intenso, a rede fica mais lenta.

12 T OPOLOGIA EM E STRELA

13 C ARACTERÍSTICAS Os nós estão conectados diretamente a um nó central, que é o concentrador(hub ou switch). Disponibiliza duas redes de diferentes fabricantes se comunicarem. Usa o protocolo CSMA/CD. Compatibilizar a velocidade de comunicação entre o transmissor e o receptor.

14 V ANTAGENS As falhas são facilmente localizadas e isoladas. Possui um equipamento central de gerenciamento. A falha de um equipamento não afeta toda a rede. São mais confiáveis que as outras topologias acima.

15 D ESVANTAGENS Possui um ponto central de falha pois é principalmente controlado, por um equipamento central. A expansão da rede se limita a capacidade de expansão do nó central. O custo é maior devido à requisição de mais cabos, mão-de-obra e concentradores.

16 T OPOLOGIA EM G RAFO

17 C ARACTERÍSTICAS Todos os nós estão conectados uns aos outros. É usada geralmente em redes muito pequenas. O overhead é mínimo.

18 V ANTAGENS Confiabilidade superior às outras. Pode-se ter vários nós falhando por causa de vários caminhos alternativos de clientes. Comunicação entre duas máquinas é muito rápida – somente um link.

19 D ESVANTAGEM Muito cara de implementar pois necessita de muitas conexões físicas e hardware adicional.

20 T OPOLOGIA EM Á RVORE

21 C ARACTERÍSTICAS É disposta em hierarquia. É o melhoramento da topologia em barra. Possui um nó pai, que se ramifica formando seus nós filhos e assim por diante.

22 V ANTAGEM Como só há um caminho para seguir de um lado a outro, não há problemas de distribuição.

23 D ESVANTAGEM Se um nó apresentar defeitos, a comunicação interrompe, porque não existem caminhos alternativos.

24 T OPOLOGIA M ISTA OU H ÍBRIDA

25 C ARACTERÍSTICAS É raro um ambiente que utiliza apenas uma única topologia. Torna as redes muito mais robusta. Explora as melhores características das topologias envolvidas.

26 V ANTAGENS Muito confiável, pois permite a redundância de equipamentos e cabos.


Carregar ppt "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: FUNDAMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google