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Ricardo Camargo Diretor Executivo Outubro de 2010.

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1 Ricardo Camargo Diretor Executivo Outubro de 2010

2 ENTENDENDO O FRANCHISING

3 CONCEITO DO FRANCHISING Sistema onde alguém (FRANQUEADOR) AUTORIZA um terceiro (FRANQUEADO), a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso.

4 O PAPEL DAS PARTES Franqueador: Possui a experiência; Detém os direitos do Sistema; Desenvolve tecnologia e metodologia; Orienta o franqueado; Lidera por competência. Franqueado: Tem a concessão para a exploração do sistema, em um mercado determinado; Beneficia-se da experiência do Franqueador; Remunera o Franqueador pelo uso do sistema; Segue e preserva o Sistema; Contribui para o aperfeiçoamento do sistema.

5 REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA Taxa de franquia Valor da marca; Adesão ao sistema; Suporte pré-operacional: Assessoria na escolha do ponto comercial; Treinamento inicial do Franqueado e da 1ª equipe; Manuais; Apoio pré e pós-inauguração; Lay-out básico ou projeto de arquitetura; Assessoria contábil; Outros. Transferência do know-how: Manuais de operação e do sistema; Treinamento. Taxa de publicidade Benefício para toda a rede.

6 REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA Royalties Uso contínuo da marca; Acompanhamento e suporte operacional: Assessoria contínua; Treinamentos periódicos; Consultoria de campo; Manutenção do sistema: Atualização de manuais; Convenções de Franqueados. Comunicação com a rede: Jornais internos, Intranet ou Internet; Outras taxas Assistência técnica; Treinamento (retreinamento); Sistemas gerenciais informatizados.

7 DESAFIOS DO SISTEMA Participa de um negócio com regras operacionais pré estabelecidas e rígidas; Riscos associados ao desempenho do Franqueador e de outros Franqueados; Obrigações contratuais restritivas; Pagamento de taxas, se não é percebido benefício; Venda / transferência do negócio sob restrições.

8 VANTAGENS FRANQUEADOFRANQUEADOR Associa-se a uma marca consolidada e de prestígio; Expansão rápida com baixo investimento; Participa de um conceito já testado;Consolidação territorial (ocupa espaços); Reduz o tempo de implantação;Maior eficiência em cada unidade; Troca de experiência;Viabiliza mais ações de marketing; Tem acesso a métodos profissionais de gestão; Fortalecimento da marca; Economia de escala;Descentraliza, não aumenta estrutura; Treinamentos / manuais;Conta com um canal de distribuição leal; Concentra-se em vender.Aumento economia de escala / compras; Concentra-se na produção e no desenvolvimento de produtos e serviços.

9 DESAFIOS PARA O FRANQUEADOR Administração participativa; Menor acesso ao consumidor final; A liderança é testada a todo momento; Risco associado ao desempenho dos Franqueados; Vazamento de informações, perda de sigilo; Risco de perda do padrão operacional.

10 Lei de 15 de dezembro de – Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial – Poucos países possuem uma lei específica para o setor REGULAMENTAÇÃO DO SETOR

11 SOBRE A ENTIDADE

12 ATUAÇÃO DA ABF Fundada em 1987 (23 anos), possui sede própria em São Paulo; Atua para o desenvolvimento e fortalecimento do franchising brasileiro; Conta com 877 associados, divididos entre Franqueadores, Franqueados e Prestadores de Serviços; Realiza anualmente a ABF Franchising Expo, em São Paulo, a maior feira de franquias do Hemisfério Sul e a segunda do mundo (Paris); Prêmios para o setor: SEF, AFRAS e Design (RDI) Detém o Guia Oficial de Franquias, a Revista Franquia & Negócios e o Guia Internacional de Franquias; Detém o maior portal de franchising da América Latina: 130 mil visitas/mês; Realiza a Convenção Anual do Franchising.

13 ATUAÇÃO DA ABF Portfólio de atividades de formação e capacitação: Simpósios: Comunicação Jurídico e de Gestão Empresarial Responsabilidade Social Moda Seminário Setorial das Redes de Alimentação (Pesquisa) Cursos: “Entendendo o Franchising” “CAF – Conhecimento Avançado de Franchising” Junto com a FIA/USP desenvolveu o primeiro MBA de Franquias da América Latina e um dos primeiros do mundo (3ª turma)

14 A ABF integra e participa de importantes entidades internacionais: –World Franchise Council - WFC: Reúne 41 países membros Brasil: Secretaria Geral 2009 – 2011 ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA ABF Membros do WFC ArgentinaChinaAustráliaCoréia do SulFinlândiaMarrocosSuécia BrasilRússia Nova Zelândia TaiwanHong KongHolandaSuíça BélgicaInglaterraCanadáÁustriaHungriaFilipinasTurquia Estados Unidos FrançaMéxicoCroáciaÍndiaSingapura Federação Européia de Franquias PortugalAlemanhaEquador República Checa LíbanoEslovêniaEgito JapãoItáliaGréciaDinamarcaMalásiaÁfrica do Sul

15 –FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias Reúne 11 países membros Brasil: Secretaria Geral 2008/09 e 2010/11 –IFA: International Franchise Association (Estados Unidos): Acordo de Cooperação Técnica (MDIC) –FIRAE: Forum for International Retail Association Executives. ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA ABF Países Membros da FIAF BrasilPeruUruguaiPortugal ArgentinaColômbiaMéxicoEspanha EquadorVenezuelaGuatemala

16 PANORAMA DO FRANCHISING NO BRASIL

17 Crescimento Franquias X Crescimento PIB Fontes: ABF, Banco Central.  O franchising representou, em 2009, 2,1% do PIB brasileiro.

18 Panorama econômico do Brasil Ascensão da Classe C no Brasil impulsiona o consumo e a economia

19 Fonte: Ministério do China Japão Reino Unido Alemanha Brasil França EUA Espanha

20 Faturamento R$ bilhões Fonte: ABF Franchising no Brasil

21 Redes Franchising no Brasil Fonte: ABF

22 Unidades (franqueadas + próprias) Franchising no Brasil Fonte: ABF

23 Franchising no Brasil Fonte: ABF Geração de empregos (Diretos)

24 Variação Faturamento Crescimento por Segmento Fonte: ABF

25 Participação dos Segmentos *Referente a faturamento Fonte: ABF

26 Projeções para 2010 Faturamento: 18,7% Novas Redes: 8 a 10% Abertura de Unidades: 10 a 12% Novos empregos gerados: Inflação: 5,4% (BCB) PIB: 7,2% (IBGE)

27 Localização das Sedes das Empresas Franqueadoras por Estado Fonte: ABF * Base das empresas de franquias pesquisadas

28 Distribuição das Unidades Franqueadas por Estado * Referente à base de associados da ABF Fonte: ABF

29 Ranking 2010: Tamanho da rede Fonte: ABF

30 Ranking 2010: Faturamento da rede Fonte: ABF

31 Ranking por Segmento As 5 maiores redes por nível de faturamento

32 Acessórios Pessoais e Calçados Alimentação Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

33 Educação e TreinamentoEsportes, Saúde, Beleza e Lazer Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

34 Fotografia, Gráficas e Sinalização Hotelaria e Turismo Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

35 Informática e EletrônicosLimpeza e Conservação Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

36 Móveis, Decoração, Presentes e Imobiliárias Negócios, Serviços e Outros Varejos Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

37 Veículos Vestuário Fonte: ABF Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento

38 ACORDOS OPERACIONAIS ABF

39 ACORDOS OPERACIONAIS ABF MDIC – Acordo de Cooperação Técnica REUNIÃO CHILE REUNIÃO ESTADOS UNIDOS APAS PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE GALERIAS COMERCIAIS NOS SUPERMERCADOS ABRASCE RDI – RETAIL DESIGN INSTITUTE DESIGN COMO UMA DAS PLATAFORMAS DO VAREJO ESPM PESQUISA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MARCAS BRASILEIRAS DE FRANQUIA

40 SEBRAE Projetos em andamento Estudo das Melhores Práticas de Internacionalização de Franquias Exposição de Franquias no circuito de feiras do Empreendedor Incubadoras de Franquias Disseminação do Franchising no Dekassegui Empreendedor Divulgação dos produtos SEBRAE na Convenção da ABF Divulgação dos produtos SEBRAE na ABF Franchising Expo Realização de Rodadas de Negócios entre redes de Franquias e MPE fornecedoras Divulgação dos produtos SEBRAE nos canais de comunicação da ABF Fornecimento de informações sobre Franchising. ACORDOS OPERACIONAIS ABF

41 Acesso para a área de parcerias INFRAERO A ABF divulga no Portal do Franchising informações relevantes sobre a INFRAERO, com destaque para as licitações de pontos comerciais nos aeroportos por ela operados.

42 A ABF mantém convênio com a APEX BRASIL desde 2004 e neste período a entidade promoveu e participou de eventos no exterior, levando empresas e informações sobre o mercado brasileiro de franquias para mais de 30 países: ACORDOS OPERACIONAIS ABF MéxicoChileFrançaCabo Verde Estados UnidosPanamáItáliaEmirados Árabes VenezuelaGuatemalaGréciaÍndia ColômbiaRep. DominicanaTurquiaChina PeruCosta RicaEgitoJapão EquadorEl SalvadorAngolaMalásia ArgentinaPortugalMoçambiqueCingapura UruguaiEspanhaÁfrica do SulCoréia do Sul (out/2010) APEX-BRASIL

43 Como resultado deste trabalho, a entidade possui em sua biblioteca 24 estudos de mercado, além de diversas publicações dos países visitados: ACORDOS OPERACIONAIS ABF APEX-BRASIL NºPaís Produzido em NºPaís Produzido em 1Argentina200713Equador2008 2Portugal200714Turquia2009 3México200715Egito2009 4Chile200716Cabo Verde2009 5Peru200717Guatemala2009 6Grécia200718Costa Rica2009 7Itália200719Panamá2009 8Espanha200820Angola2010 9Estados Unidos200821África do Sul China (Macau)200822Moçambique Malásia200823El Salvador Colômbia200824República Dominicana2010

44 Em 2010 será assinado o 4º convênio e que compreenderá o biênio 2011/2012, tendo os seguintes mercados como prioritários: ACORDOS OPERACIONAIS ABF APEX-BRASIL NºPaís 1 Austrália 2 Canadá 3 Colômbia 4 Espanha 5 México 6 Panamá 7 Peru 8 Portugal A ABF enxerga os mercados abaixo com grande potencial para as marcas brasileiras: - América Latina, com destaque para o Peru, Colômbia e Panamá; - África, com destaque para Angola, Moçambique e África do Sul; - China.

45 O FRANCHISING BRASILEIRO NO MUNDO

46 Ranking Mundial 2009 Fonte: WFC 1.643

47 Ranking Mundial Fonte: WFC

48 Internacionalização do franchising brasileiro 68 redes brasileiras atuam hoje em 49 países em todos os continentes. Isto representa 4,7% do total de marcas nacionais. 68 redes brasileiras atuam hoje em 49 países em todos os continentes. Isto representa 4,7% do total de marcas nacionais.

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51 Internacionalização do Franchising brasileiro Países vs. Marcas

52 Internacionalização do Franchising brasileiro Percentual de Penetração por Segmento

53 As franquias brasileiras já atingiram os seguintes países: 1.África do Sul 2.Alemanha 3.Angola 4.Ant. Holandesas 5.Arábia Saudita 6.Argentina 7.Austrália 8.Bolívia 9.Cabo Verde 10.Canadá 11.Chile 12. China 13.Colômbia 14.Costa Rica 15.Cuba 16.Egito 17.El Salvador 18.Emirados Árabes 19.Equador 20.Espanha 21.EUA 22.Filipinas 23.França 24.Grécia 25.Guadalupe 26.Guatemala 27.Holanda 28.Honduras 29.Ilha Reunião 30.Inglaterra 31.Irlanda 32.Israel 33.Itália 34.Japão 35.Jordânia 36.Líbano 37.Malta 38.México 39.Moçambique 40.Nigéria 41.Panamá 42.Paraguai 43.Peru 44.Porto Rico 45.Portugal 46.Rep. Dominicana 47.Turquia 48.Uruguai 49.Venezuela

54 Redes nacionais Presença internacional de redes no Brasil 92,5% 7,5% Redes estrangeiras

55 OBRIGADO!


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