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O SISTEMA DE FRANCHISING NO BRASIL Ricardo Camargo Diretor Executivo

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Apresentação em tema: "O SISTEMA DE FRANCHISING NO BRASIL Ricardo Camargo Diretor Executivo"— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA DE FRANCHISING NO BRASIL Ricardo Camargo Diretor Executivo
Outubro de 2010

2 ENTENDENDO O FRANCHISING

3 Sistema onde alguém (FRANQUEADOR) AUTORIZA um terceiro (FRANQUEADO),
CONCEITO DO FRANCHISING Sistema onde alguém (FRANQUEADOR) AUTORIZA um terceiro (FRANQUEADO), a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso.

4 Franqueador: Franqueado: Possui a experiência;
O PAPEL DAS PARTES Franqueador: Possui a experiência; Detém os direitos do Sistema; Desenvolve tecnologia e metodologia; Orienta o franqueado; Lidera por competência. Franqueado: Tem a concessão para a exploração do sistema, em um mercado determinado; Beneficia-se da experiência do Franqueador; Remunera o Franqueador pelo uso do sistema; Segue e preserva o Sistema; Contribui para o aperfeiçoamento do sistema.

5 Taxa de franquia Taxa de publicidade REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA
Valor da marca; Adesão ao sistema; Suporte pré-operacional: Assessoria na escolha do ponto comercial; Treinamento inicial do Franqueado e da 1ª equipe; Manuais; Apoio pré e pós-inauguração; Lay-out básico ou projeto de arquitetura; Assessoria contábil; Outros. Transferência do know-how: Manuais de operação e do sistema; Treinamento. Taxa de publicidade Benefício para toda a rede.

6 Royalties Outras taxas REMUNERAÇÃO PELO USO DO SISTEMA
Uso contínuo da marca; Acompanhamento e suporte operacional: Assessoria contínua; Treinamentos periódicos; Consultoria de campo; Manutenção do sistema: Atualização de manuais; Convenções de Franqueados. Comunicação com a rede: Jornais internos, Intranet ou Internet; Outras taxas Assistência técnica; Treinamento (retreinamento); Sistemas gerenciais informatizados.

7 Obrigações contratuais restritivas;
DESAFIOS DO SISTEMA Participa de um negócio com regras operacionais pré estabelecidas e rígidas; Riscos associados ao desempenho do Franqueador e de outros Franqueados; Obrigações contratuais restritivas; Pagamento de taxas, se não é percebido benefício; Venda / transferência do negócio sob restrições.

8 Concentra-se na produção e no desenvolvimento de produtos e serviços.
VANTAGENS FRANQUEADO FRANQUEADOR Associa-se a uma marca consolidada e de prestígio; Expansão rápida com baixo investimento; Participa de um conceito já testado; Consolidação territorial (ocupa espaços); Reduz o tempo de implantação; Maior eficiência em cada unidade; Troca de experiência; Viabiliza mais ações de marketing; Tem acesso a métodos profissionais de gestão; Fortalecimento da marca; Economia de escala; Descentraliza, não aumenta estrutura; Treinamentos / manuais; Conta com um canal de distribuição leal; Concentra-se em vender. Aumento economia de escala / compras; Concentra-se na produção e no desenvolvimento de produtos e serviços.

9 Administração participativa; Menor acesso ao consumidor final;
DESAFIOS PARA O FRANQUEADOR Administração participativa; Menor acesso ao consumidor final; A liderança é testada a todo momento; Risco associado ao desempenho dos Franqueados; Vazamento de informações, perda de sigilo; Risco de perda do padrão operacional.

10 REGULAMENTAÇÃO DO SETOR
Lei de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial Poucos países possuem uma lei específica para o setor

11 SOBRE A ENTIDADE

12 ATUAÇÃO DA ABF Fundada em 1987 (23 anos), possui sede própria em São Paulo; Atua para o desenvolvimento e fortalecimento do franchising brasileiro; Conta com 877 associados, divididos entre Franqueadores, Franqueados e Prestadores de Serviços; Realiza anualmente a ABF Franchising Expo, em São Paulo, a maior feira de franquias do Hemisfério Sul e a segunda do mundo (Paris); Prêmios para o setor: SEF, AFRAS e Design (RDI) Detém o Guia Oficial de Franquias, a Revista Franquia & Negócios e o Guia Internacional de Franquias; Detém o maior portal de franchising da América Latina: 130 mil visitas/mês; Realiza a Convenção Anual do Franchising.

13 ATUAÇÃO DA ABF Portfólio de atividades de formação e capacitação: Simpósios: Comunicação Jurídico e de Gestão Empresarial Responsabilidade Social Moda Seminário Setorial das Redes de Alimentação (Pesquisa) Cursos: “Entendendo o Franchising” “CAF – Conhecimento Avançado de Franchising” Junto com a FIA/USP desenvolveu o primeiro MBA de Franquias da América Latina e um dos primeiros do mundo (3ª turma)

14 Federação Européia de Franquias
ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA ABF A ABF integra e participa de importantes entidades internacionais: World Franchise Council - WFC: Reúne 41 países membros Brasil: Secretaria Geral 2009 – 2011 Membros do WFC Argentina China Austrália Coréia do Sul Finlândia Marrocos Suécia Brasil Rússia Nova Zelândia Taiwan Hong Kong Holanda Suíça Bélgica Inglaterra Canadá Áustria Hungria Filipinas Turquia Estados Unidos França México Croácia Índia Singapura Federação Européia de Franquias Portugal Alemanha Equador República Checa Líbano Eslovênia Egito Japão Itália Grécia Dinamarca Malásia África do Sul

15 FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias Reúne 11 países membros
ATUAÇÃO INTERNACIONAL DA ABF FIAF: Federação Ibero-Americana de Franquias Reúne 11 países membros Brasil: Secretaria Geral 2008/09 e 2010/11 IFA: International Franchise Association (Estados Unidos): Acordo de Cooperação Técnica (MDIC) FIRAE: Forum for International Retail Association Executives. Países Membros da FIAF Brasil Peru Uruguai Portugal Argentina Colômbia México Espanha Equador Venezuela Guatemala

16 PANORAMA DO FRANCHISING NO BRASIL

17 Crescimento Franquias X Crescimento PIB
O franchising representou, em 2009, 2,1% do PIB brasileiro. Fontes: ABF, Banco Central.

18 Panorama econômico do Brasil
Ascensão da Classe C no Brasil impulsiona o consumo e a economia

19 China Japão Brasil Reino Unido Alemanha França EUA Espanha
Fonte: Ministério do

20 Franchising no Brasil Faturamento R$ bilhões 14,7% Fonte: ABF

21 Franchising no Brasil Redes 19,1% Fonte: ABF

22 (franqueadas + próprias)
Franchising no Brasil Unidades (franqueadas + próprias) 11,2% Fonte: ABF

23 Franchising no Brasil Geração de empregos (Diretos) 11,2% Fonte: ABF

24 Crescimento por Segmento - 2009
Variação Faturamento Fonte: ABF

25 Participação dos Segmentos - 2009
*Referente a faturamento Fonte: ABF

26 Projeções para 2010 Faturamento: 18,7% Novas Redes: 8 a 10%
Abertura de Unidades: 10 a 12% Novos empregos gerados: Inflação: 5,4% (BCB) PIB: 7,2% (IBGE)

27 Localização das Sedes das Empresas Franqueadoras por Estado - 2010
Fonte: ABF * Base das empresas de franquias pesquisadas

28 Distribuição das Unidades Franqueadas por Estado - 2010
Fonte: ABF * Referente à base de associados da ABF

29 Ranking 2010: Tamanho da rede
Fonte: ABF

30 Ranking 2010: Faturamento da rede
Fonte: ABF

31 por nível de faturamento
Ranking por Segmento As 5 maiores redes por nível de faturamento

32 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Acessórios Pessoais e Calçados Alimentação Fonte: ABF

33 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Educação e Treinamento Esportes, Saúde, Beleza e Lazer Fonte: ABF

34 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Fotografia, Gráficas e Sinalização Hotelaria e Turismo Fonte: ABF

35 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Informática e Eletrônicos Limpeza e Conservação Fonte: ABF

36 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Móveis, Decoração, Presentes e Imobiliárias Negócios, Serviços e Outros Varejos Fonte: ABF

37 Ranking por Segmento - As 5 maiores redes por nível de faturamento
Veículos Vestuário Fonte: ABF

38 ACORDOS OPERACIONAIS ABF

39 ACORDOS OPERACIONAIS ABF
MDIC – Acordo de Cooperação Técnica REUNIÃO CHILE REUNIÃO ESTADOS UNIDOS APAS PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE GALERIAS COMERCIAIS NOS SUPERMERCADOS ABRASCE RDI – RETAIL DESIGN INSTITUTE DESIGN COMO UMA DAS PLATAFORMAS DO VAREJO ESPM PESQUISA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MARCAS BRASILEIRAS DE FRANQUIA

40 SEBRAE ACORDOS OPERACIONAIS ABF Projetos em andamento
Estudo das Melhores Práticas de Internacionalização de Franquias Exposição de Franquias no circuito de feiras do Empreendedor Incubadoras de Franquias Disseminação do Franchising no Dekassegui Empreendedor Divulgação dos produtos SEBRAE na Convenção da ABF Divulgação dos produtos SEBRAE na ABF Franchising Expo Realização de Rodadas de Negócios entre redes de Franquias e MPE fornecedoras Divulgação dos produtos SEBRAE nos canais de comunicação da ABF Fornecimento de informações sobre Franchising.

41 ACORDOS OPERACIONAIS ABF
INFRAERO A ABF divulga no Portal do Franchising informações relevantes sobre a INFRAERO, com destaque para as licitações de pontos comerciais nos aeroportos por ela operados. Acesso para a área de parcerias

42 ACORDOS OPERACIONAIS ABF
APEX-BRASIL A ABF mantém convênio com a APEX BRASIL desde 2004 e neste período a entidade promoveu e participou de eventos no exterior, levando empresas e informações sobre o mercado brasileiro de franquias para mais de 30 países: México Chile França Cabo Verde Estados Unidos Panamá Itália Emirados Árabes Venezuela Guatemala Grécia Índia Colômbia Rep. Dominicana Turquia China Peru Costa Rica Egito Japão Equador El Salvador Angola Malásia Argentina Portugal Moçambique Cingapura Uruguai Espanha África do Sul Coréia do Sul (out/2010)

43 ACORDOS OPERACIONAIS ABF
APEX-BRASIL Como resultado deste trabalho, a entidade possui em sua biblioteca 24 estudos de mercado, além de diversas publicações dos países visitados: País Produzido em 1 Argentina 2007 13 Equador 2008 2 Portugal 14 Turquia 2009 3 México 15 Egito 4 Chile 16 Cabo Verde 5 Peru 17 Guatemala 6 Grécia 18 Costa Rica 7 Itália 19 Panamá 8 Espanha 20 Angola 2010 9 Estados Unidos 21 África do Sul 10 China (Macau) 22 Moçambique 11 Malásia 23 El Salvador 12 Colômbia 24 República Dominicana

44 ACORDOS OPERACIONAIS ABF
APEX-BRASIL Em 2010 será assinado o 4º convênio e que compreenderá o biênio 2011/2012, tendo os seguintes mercados como prioritários: A ABF enxerga os mercados abaixo com grande potencial para as marcas brasileiras: América Latina, com destaque para o Peru, Colômbia e Panamá; África, com destaque para Angola, Moçambique e África do Sul; China. País 1 Austrália 2 Canadá 3 Colômbia 4 Espanha 5 México 6 Panamá 7 Peru 8 Portugal

45 O FRANCHISING BRASILEIRO NO MUNDO

46 Ranking Mundial 2009 1.643 Fonte: WFC

47 Ranking Mundial Fonte: WFC

48 Internacionalização do franchising brasileiro
68 redes brasileiras atuam hoje em 49 países em todos os continentes. Isto representa 4,7% do total de marcas nacionais.

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51 Internacionalização do Franchising brasileiro
Países vs. Marcas

52 Internacionalização do Franchising brasileiro
Percentual de Penetração por Segmento

53 As franquias brasileiras já atingiram os seguintes países:
África do Sul Costa Rica Holanda Nigéria Alemanha Cuba Honduras Panamá Angola Egito Ilha Reunião Paraguai Ant. Holandesas El Salvador Inglaterra Peru Arábia Saudita Emirados Árabes Irlanda Porto Rico Argentina Equador Israel Portugal Austrália Espanha Itália Rep. Dominicana Bolívia EUA Japão Turquia Cabo Verde Filipinas Jordânia Uruguai Canadá França Líbano Venezuela Chile Grécia Malta China Guadalupe México Colômbia Guatemala Moçambique

54 Presença internacional de redes no Brasil
Redes estrangeiras 7,5% 92,5% Redes nacionais

55 OBRIGADO!


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