A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEM 2009 Resultados Projeto de Pesquisa Global Entrepreneurship

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEM 2009 Resultados Projeto de Pesquisa Global Entrepreneurship"— Transcrição da apresentação:

1 GEM 2009 Resultados Projeto de Pesquisa Global Entrepreneurship
Monitor

2 Coordenação Internacional
Entidades Parceiras Execução Patrocínio Master Patrocínio Coordenação Internacional

3 a atividade empreendedora?
Por que monitorar a atividade empreendedora? “O desenvolvimento econômico só pode ser alcançado de forma sustentável se amplamente apoiada em uma sociedade empreendedora” Gina Paladino

4 10ª Participação Consecutiva do BRASIL
GEM 10ª Participação Consecutiva do BRASIL

5 O Brasileiro é Empreendedor
TEA – 15,3% De cada 100 brasileiros em idade adulta, 15,3 realizavam alguma atividade empreendedora. Estimativa de Empreendedores – milhões de indivíduos.

6 Traço característico de considerável estabilidade

7 Evolução na taxa de empreendedores nascentes

8 Evolução na taxa de empreendedores novos

9 Estimativa de Empreendedores
O Brasil e o G-20 Países TEA 2009 (%) Estimativa de Empreendedores China 18,8 Brasil 15,3 Argentina 14,7 Estados Unidos 8 Coréia do Sul 7 África do Sul 5,9 Reino Unido 5,7 Arábia Saudita 4,7 França 4,3 Alemanha 4,1 Rússia 3,9 Itália 3,7 Japão 3,3

10 Atividade empreendedora
Nova Classificação Segundo o Fórum Econômico Mundial Países Factor-driven Arábia Saudita, Argélia, Guatemala, Jamaica, Líbano, Marrocos, Síria, Tonga, Uganda, Venezuela, Cisjordânia e Faixa de Gaza, Yemen Países Efficiency-driven África do Sul, Argentina, Bósnia Herzegovinia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Croácia, Equador, Hungria, Irã, Jordânia, Letônia, Malásia, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia, Rússia, Sérvia, Tunísia, Uruguai Países Innovation-driven Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Islândia, Israel, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Suíça

11 Brasil e países Efficiency-Driven TEA 2009

12 A oportunidade vence a necessidade:
Motivação A oportunidade vence a necessidade: 1,6 x 1

13 Oportunidade x Necessidade
A evolução no Brasil

14 (Oportunidade : Necessidade)
BRIC x EUA/Suiça Países TEA Motivação (Oportunidade : Necessidade) China 18,8 1,04  : 1 Brasil 15,3 1,6 : 1 Rússia 3,9 2,35 : 1  EUA 8  2,98 : 1 Suíça 7,72  13,59 : 1  Obs.: Índia não participou da pesquisa em 2009

15 As Mulheres na liderança
53% 47%

16 O equilíbrio entre gêneros

17 As mulheres empreendem mais e com mais qualidade
(% por oportunidade) Ano Homem Mulher 2001 71,60% 28,40% 2002 61,60% 38,40% 2003 53,00% 47,00% 2004 60,30% 39,70% 2005 52,20% 47,80% 2006 64,30% 35,70% 2007 54,30% 45,70% 2008 51,30% 48,70% 2009 46,60% 53,40%

18 Jovens no comando 18 a 24 anos – 20,8% 25 a 34 anos – 31,7%
52,5%

19 Inovação no Empreendedorismo
Conhecimento do Produto Novo para todos Novo para alguns Ninguém considera novo 2004 1,90% 13,60% 84,50% 2005 4,50% 10,90% 2006 13,70% 9,70% 76,50% 2007 3,30% 17,10% 79,70% 2008 3,40% 13,10% 83,50% 2009 5,40% 11,10%

20 Intensidade da Concorrência
Ano Muitos Poucos Nenhum 2004 65,30% 28,70% 6,00% 2005 68,60% 28,60% 2,70% 2006 61,50% 33,20% 5,30% 2007 56,10% 37,00% 6,90% 2008 65,00% 27,80% 7,20% 2009 67,60% 26,40%

21 Percepção Positiva RECONHECIMENTO, VALOR SOCIAL E PRESENÇA NA MÍDIA DE ATIVIDADES EMPREENDEDORAS Afirmações População total (%) Afirmaram conhecer pessoalmente alguém que começou um novo negocio nos últimos dois anos 35,6 Consideram que no Brasil a maioria das pessoas avalia o inicio de um novo negocio como uma opção desejável de carreira 80,3 Consideram que no Brasil aqueles que alcançam sucesso ao iniciar em um novo negocio tem status e respeito perante a sociedade 79,4 Consideram que no Brasil se vêem freqüentemente na mídia historias sobre novos negócios bem sucedidos 78,3

22 Estratégias SEBRAE Receptivo + Ativo

23 Atendimento Ativo Negócio a Negócio
ALI – Agente Local de Inovação AOE – Agente de Orientação Empresarial

24 Site de Inovação e Tecnologia
Conteúdos de Inovação Portal SEBRAE Site de Inovação e Tecnologia Blog Faça Diferente TV Sebrae Obs.: Conteúdos de inovação contextualizados em sites estaduais, setoriais e de momento empresarial


Carregar ppt "GEM 2009 Resultados Projeto de Pesquisa Global Entrepreneurship"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google