A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados Projeto de Pesquisa GEM 2009 Global Entrepreneurship Monito r.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados Projeto de Pesquisa GEM 2009 Global Entrepreneurship Monito r."— Transcrição da apresentação:

1 Resultados Projeto de Pesquisa GEM 2009 Global Entrepreneurship Monito r

2 Entidades Parceiras Execução Patrocínio Master Patrocínio Coordenação Internacional

3 “O desenvolvimento econômico só pode ser alcançado de forma sustentável se amplamente apoiada em uma sociedade empreendedora” Gina Paladino Por que monitorar a atividade empreendedora?

4 GEM 10ª Participação Consecutiva do BRASIL

5 TEA – 15,3% De cada 100 brasileiros em idade adulta, 15,3 realizavam alguma atividade empreendedora. Estimativa de Empreendedores – 18.826.038 milhões de indivíduos. O Brasileiro é Empreendedor

6 Traço característico de considerável estabilidade

7 Evolução na taxa de empreendedores nascentes

8 Evolução na taxa de empreendedores novos

9 O Brasil e o G-20 PaísesTEA 2009 (%)Estimativa de Empreendedores China18,8169.091.148 Brasil15,318.826.038 Argentina14,73.521.826 Estados Unidos815.410.160 Coréia do Sul72.316.230 África do Sul5,91.713.360 Reino Unido5,72.202.081 Arábia Saudita4,7501.725 França4,31.699.876 Alemanha4,12.119.413 Rússia3,93.704.649 Itália3,71.362.673 Japão3,32.576.112

10 Atividade empreendedora Países Factor-driven Arábia Saudita, Argélia, Guatemala, Jamaica, Líbano, Marrocos, Síria, Tonga, Uganda, Venezuela, Cisjordânia e Faixa de Gaza, Yemen Países Efficiency-driven África do Sul, Argentina, Bósnia Herzegovinia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Croácia, Equador, Hungria, Irã, Jordânia, Letônia, Malásia, Panamá, Peru, República Dominicana, Romênia, Rússia, Sérvia, Tunísia, Uruguai Países Innovation-driven Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Islândia, Israel, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Suíça Nova Classificação Segundo o Fórum Econômico Mundial

11 Brasil e países Efficiency-Driven TEA 2009

12 A oportunidade vence a necessidade: 1,6 x 1 Motivação

13 Oportunidade x Necessidade A evolução no Brasil

14 BRIC x EUA/Suiça Pa í sesTEA Motiva ç ão (Oportunidade : Necessidade) China18,81,04 : 1 Brasil15,31,6 : 1 R ú ssia3,92,35 : 1 EUA8 2,98 : 1 Su íç a7,72 13,59 : 1 Obs.: Índia não participou da pesquisa em 2009

15 As Mulheres na liderança 53% 47%

16 O equilíbrio entre gêneros

17 AnoHomemMulher 2001 71,60%28,40% 2002 61,60%38,40% 2003 53,00%47,00% 2004 60,30%39,70% 2005 52,20%47,80% 2006 64,30%35,70% 2007 54,30%45,70% 2008 51,30%48,70% 2009 46,60%53,40% As mulheres empreendem mais e com mais qualidade (% por oportunidade)

18 18 a 24 anos – 20,8%25 a 34 anos – 31,7%35 a 44 anos – 28,2%45 a 54 anos – 15%55 a 64 anos – 4,3% Jovens no comando 52,5%

19 Inovação no Empreendedorismo Novo para todosNovo para algunsNinguém considera novo 2004 1,90%13,60%84,50% 2005 4,50%10,90%84,50% 2006 13,70%9,70%76,50% 2007 3,30%17,10%79,70% 2008 3,40%13,10%83,50% 2009 5,40%11,10%83,50% Conhecimento do Produto

20 Intensidade da Concorrência AnoMuitosPoucosNenhum 2004 65,30%28,70%6,00% 2005 68,60%28,60%2,70% 2006 61,50%33,20%5,30% 2007 56,10%37,00%6,90% 2008 65,00%27,80%7,20% 2009 67,60%26,40%6,00%

21 Percepção Positiva AfirmaçõesPopulação total (%) Afirmaram conhecer pessoalmente alguém que começou um novo negocio nos últimos dois anos 35,6 Consideram que no Brasil a maioria das pessoas avalia o inicio de um novo negocio como uma opção desejável de carreira 80,3 Consideram que no Brasil aqueles que alcançam sucesso ao iniciar em um novo negocio tem status e respeito perante a sociedade 79,4 Consideram que no Brasil se vêem freqüentemente na mídia historias sobre novos negócios bem sucedidos 78,3 RECONHECIMENTO, VALOR SOCIAL E PRESENÇA NA MÍDIA DE ATIVIDADES EMPREENDEDORAS

22 Estratégias SEBRAE Receptivo + Ativo

23 Atendimento Ativo Negócio a Negócio ALI – Agente Local de Inovação AOE – Agente de Orientação Empresarial

24 Conteúdos de Inovação Portal SEBRAE www.sebrae.com.br Site de Inovação e Tecnologia www.sebrae.com.br/inovacao Blog Faça Diferente www.facadiferente.sebrae.com.br TV Sebrae http://tv.sebrae.com.br/ Obs.: Conteúdos de inovação contextualizados em sites estaduais, setoriais e de momento empresarial


Carregar ppt "Resultados Projeto de Pesquisa GEM 2009 Global Entrepreneurship Monito r."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google