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©Jaelson Castro 1998 Slide 1 Gerenciamento de Requisitos.

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1 ©Jaelson Castro 1998 Slide 1 Gerenciamento de Requisitos

2 ©Jaelson Castro 1998 Slide 2 Gerenciamento de Requisitos u O processo de gerenciar a mudança dos requisitos de um sistema u As principais preocupações do gerenciamento de requisitos são: Gerenciar mudanças nos requisitos que foram concordados Gerenciar o relacionamento entre requisitos Gerenciar as dependências entre os documentos de requisitos e outros documentos produzidos no processo de engenharia de sistemas u Requisitos não podem ser gerenciados efetivamente sem rastreamento de requisitos. Um requisito é rastreável se você puder descobrir quem sugeriu o requisito, porque ele existe, quais os requisitos relacionados a ele e como o requisito está relacionado com outras informações tais como: projeto do sistema, implementações e documentação do usuário.

3 ©Jaelson Castro 1998 Slide 3 Ferramentas CASE para o gerenciamento de requisitos u O gerenciamento de requisitos envolve a coleta, armazenamento e manutenção de grande quantidade de informação u Existe agora um grande número de ferramentas CASE disponíveis que foram projetadas para suportar o gerenciamento de requisitos u Outras ferramentas CASE tais como sistemas de gerenciamento de configuração pode ser adaptada para a engenharia de requisitos.

4 ©Jaelson Castro 1998 Slide 4 Apoio ferramental para gerenciamento de requisitos u Um sistema de banco de dados para armazenar os requisitos. u Facilidades para análise e geração de documentos para ajudar a construir documentos de requisitos. u Facilidades de gerenciamento de mudanças para ajudar a garantir que as mudanças serão avaliadas e analisadas custo de forma adequada. u Facilidades de rastreamento que ajudem os engenheiros de requisitos encontrarem dependências entre os requisitos do sistema.

5 ©Jaelson Castro 1998 Slide 5 Um sistema de gerenciamento de requisitos

6 ©Jaelson Castro 1998 Slide 6 Requisitos Estáveis e Voláteis u Mudanças nos requisitos ocorrem enquanto eles estão sendo elicitados, analisados,validados e após o sistema entrar em serviço u Alguns requisitos são mais sujeitos a mudanças do que outros Requisitos estáveis são aqueles relacionados com a essência do sistema e seu domínio de aplicação. Eles mudam mais devagar que os requisitos voláteis. Requisitos voláteis são específicos a instanciação do sistema em um ambiente em particular e para um cliente em particular.

7 ©Jaelson Castro 1998 Slide 7 Fatores para a mudança dos requisitos u Errors, conflitos e inconsistências nos requisitos Quando os requisitos são analisados e implementados, erros e inconsistências emergem e devem ser corrigidos. Eles podem ser descobertos durante a análise e validação de requisitos ou mais tarde durante o processo de desenvolvimento. u Evolução do conhecimento do cliente/usuário-final do sistema Ao se desenvolver os requisitos, clientes e usuários-final desenvolvem um melhor entendimento do que eles realmente querem do sistema. u Problemas técnicos, de custo e prazo Problemas podem ser encontrados quando da implementação de um requisito. Pode ser muito caro ou demorar demais para implementar certo requisito.

8 ©Jaelson Castro 1998 Slide 8 Fatores para mudança de requisitos u Mudança na prioridade dos clientes A prioridade dos clientes pode mudar durante o desenvolvimento do sistema como resultado de mudanças no ambiente de negócios, o surgimento de novos competidores, mudanças na equipe, etc. u Mudanças ambientais O ambiente no qual o sistemas será instalado poderá mudar de forma que os requisitos de sistema precisem ser alterados para manter compatibilidade u Mudanças organizacionais A organização que pretende usar o sistema pode precisar mudar sua estrutua e processos, resultando em novos requisitos do sistema

9 ©Jaelson Castro 1998 Slide 9 Tipos de requisitos voláteis u Requisitos mutáveis Estes são os requisitos que mudam devido a mudanças no ambiente no qual o sistema está operando u Requisitos emergentes Estes são os requisitos que não podem ser completamente definidos quando o sistema é especificado mas que emergem quando o sistema é projetado e implementado u Requisitos de conseqüência Estes são os requisitos que são baseados em fatos assumidos de como o sistema será usado. Quando o sistema é colocado em uso, alguns desses fatos podem estar errados. u Requisitos de compatibilidade Estes são os requisitos que dependem de outros equipamentos ou processos.

10 ©Jaelson Castro 1998 Slide 10 Identificação de requisitos u É essencial para o gerenciamento de requisitos que cada requisitos tenha uma identificação única u A abordagem mais comum é numerar os requisitos baseado no capítulo/seção do documento de requisitos u Problemas: Os números não podem ser atribuídos de forma não ambígua até o documento está completo Atribuir número capítulos/seção é uma classificação implícita do requisito. Isto pode levar os leitores do documento a pensarem que os relacionamentos mais importantes do requisito estão naquela seção.

11 ©Jaelson Castro 1998 Slide 11 Técnicas de identificação de requisitos u Renumeração dinâmica Alguns sistemas de processamento de texto permitem a renumeração automática de parágrafos e a inclusão de referências cruzadas. Ao re- organizar seu documento e adicionar novos requisitos, o sistema mantém controle de referência cruzada e automaticamente renumera seus requisitos dependendo do capítulo, seção e posição dentro da seção. u Identificação do registro do banco de dados Quando um requisito é identificado ele é registrado num banco de dados, sendo atribuído um identificador de registro do banco de dados. Este identificador do banco de dados é usado em todas referência subsequentes do requisito. u Identificação simbólica Os requisitos podem ser identificados através de um nome simbólico que está associado ao próprio requisito. Por exemplo, EFF-1, EFF-2, EFF-3 pode ser usados para requisitos relacionados com eficiência.

12 ©Jaelson Castro 1998 Slide 12 Armazenamento de Requisitos u Os requisitos podem ser armazenados de forma a facilitar o acesso e relacionamento as outros requisitos do sistema u Possíveis técnicas de armazenamento Em um ou mais arquivos de processadores de texto - os requisitos são armazenados no documento de requisitos Um banco de dados especialmente projetado para requisitos

13 ©Jaelson Castro 1998 Slide 13 Documentos de processadores de texto u Vantagens Os requisitos são todos armazenados num mesmo lugar Os requisitos podem ser acessados por qualquer pessoa com o tipo certo de processador de texto Facilidade de produzir o documento final de requisitos u Desvantagens Dependências de requisitos precisam ser externamente mantidas As facilidades de busca são limitadas Não é possível ligar os requisitos as propostas de mudança de requisitos Não é possível ter um controle de versão de requisitos individuais Não há navegação automática de um requisitos para outro

14 ©Jaelson Castro 1998 Slide 14 Banco de dados de requisitos u Cada requisito é representado como uma ou mais entidades de banco de dados u Uma linguagem de pesquisa de banco de dados é usada para acessar os requisitos u Vantagens Boas facilidades de pesquisa e navegação Apoio para gerenciamento de mudanças e versão u Desvantagens Os leitores podem não ter o software ou habilidade para acessar o banco de dados O link entre a base de dados e o documento de requisitos precisa ser mantido

15 ©Jaelson Castro 1998 Slide 15 Classe de objetos para um BD de requisitos

16 ©Jaelson Castro 1998 Slide 16 BD de requisitos - fatores de escolha u Os tipos de requisitos statement of requirements Se houver necessidade de armazenar mais do que simples textos, um banco de dados com capacidades multimídia poderá ter que ser usado. u O número de requisitos Sistemas grande normalmente precisam de um banco de dados projetado para tratar de um grande volume de dados que ficam em um servidor de banco de dados especializado. u Trabalho em grupo, distribuição do grupo e apoio computacional Se os requisitos são desenvolvidos por um grupo de distribuído de pessoas, talvez de diferentes organizações, você precisará de um banco de dados que provê acesso remoto de múltiplos lugares

17 ©Jaelson Castro 1998 Slide 17 Fatores de escolha do banco de dados u Uso de ferramenta CASE O banco de dados deverá ser o mesmo ou compatível com banco de dados de ferramenta CASE Isto poderá ser problemático com algumas ferramentas CASE que usam banco de dados proprietários. u Uso de banco de dados existentes Se já existe em uso um banco de dados para apoio a engenharia de software, ele deve ser usado para gerenciamento de requisitos.

18 ©Jaelson Castro 1998 Slide 18 Gerenciamento de Mudança u O gerenciamento de mudança está relacionado como os procedimentos, processos e padrões que serão usados para gerenciar as mudanças aos requisitos do sistema u As políticas de gerenciamento de mudanças poderá incluir: O processo de solicitação de mudanças e a informação necessária para processar cada solicitação de mudança O processo usado para analisar o impacto e custo da mudança e informação associada de rastreamento Definição dos membros do órgão que formalmente considera as solicitações de mudanças O suporte de software necessário (se algum) para o processo de controle de mudança

19 ©Jaelson Castro 1998 Slide 19 O processo de gerenciamento de mudança u Algum problema de requisitos é identificado. Isto pode ser oriundo de uma análise do documento de requisitos, novas necessidades dos clientes, ou problemas operacionais com o sistema. Os requisitos são analisados usando informação do problema e mudanças aos requisitos são propostas. u As mudanças propostas são analisadas Isto checa quantos requisitos (e se necessário, componentes de sistema) serão afetados pela mudança e calcula de forma aproximada quanto custará, em tempo e dinheiro, realizar a mudança. u A mudança é implementada. Um conjunto de alterações (ou uma nova versão) ao documento de requisitos são produzidas. Isto deverá, é claro, ser validado usando os procedimentos de cheque de qualidade que são usados pela empresa.

20 ©Jaelson Castro 1998 Slide 20 Estágios do gerenciamento de mudanças

21 ©Jaelson Castro 1998 Slide 21 Custo e Análise de Mudança

22 ©Jaelson Castro 1998 Slide 22 Atividades da análise de mudança u É checada a validade da solicitação de mudança. Clientes podem não entender os requisitos e sugerir mudanças desnecessárias. u Os requisitos que são diretamente afetados pela mudança são descobertos. u Informação de rastreamento é usada para encontrar os requisitos dependentes afetados pela mudança. u Proposta a mudança que deve ser feita ao requisitos. u Os custos da realização da mudança são estimados. u São feitas negociações com os clientes para checar se os custos das mudanças propostas são aceitáveis.

23 ©Jaelson Castro 1998 Slide 23 Rejeição da solicitação de mudança u Se a solicitação de mudança for inválida. Isto normalmente acontece se o cliente não entendeu algo sobre um requisito e propôs uma mudança que não é necessária. u Se a solicitação de mudança resultar em conseqüências que não são aceitáveis ao usuário. u Se o custo da implementação for muito alto ou se demorar demais.

24 ©Jaelson Castro 1998 Slide 24 Processamento da mudança u As mudanças propostas são normalmente armazenadas num formulário de solicitação que é passado para todas as pessoas envolvidas na análise da mudança u Os formulários de mudança podem incluir campos para documentar a análise de mudança campos de data campos de responsabilidade campos de status campos de comentário

25 ©Jaelson Castro 1998 Slide 25 Apoio ferramental para gerenciamento de mudanças u Pode ser provido através de ferramentas de gerenciamento de requisitos ou através de ferramentas de gerenciamento de configuração u As ferramentas podem incluir as seguintes facilidades: Formulários eletrônicos de solicitação de mudança, que será preenchido pelos diferentes participantes do processo. Um banco d e dados para armazenar e gerenciar os formulários de mudança. Um modelo de mudança que poderá ser instanciado de forma que a pessoa responsável por um estágio do processo saberá que é responsável pela próxima atividade do processo. Transferência eletrônica de formulários entre as pessoas com diferentes responsabilidades e notificação quando as atividades estiverem completas. Em alguns casos, links diretos para o banco de dados de requisito.

26 ©Jaelson Castro 1998 Slide 26 Traceability u Traceability information is information which helps you assess the impact of requirements change. It links related requirements and the requirements and other system representations u Types of traceability information Backward-from traceability Links requirements to their sources in other documents or people Forward-from traceability Links requirements to the design and implementation components Backward-to traceability Links design and implementation components backs to requirements Forward-to traceability Links other documents (which may have preceded the requirements document) to relevant requirements.

27 ©Jaelson Castro 1998 Slide 27 Backwards/forwards traceability

28 ©Jaelson Castro 1998 Slide 28 Types of traceability u Requirements-sources traceability Links the requirement and the people or documents which specified the requirement u Requirements-rationale traceability Links the requirement with a description of why that requirement has been specified. u Requirements-requirements traceability Links requirements with other requirements which are, in some way, dependent on them. This should be a two-way link (dependants and is- dependent on).

29 ©Jaelson Castro 1998 Slide 29 Types of traceability u Requirements-architecture traceability Links requirements with the sub-systems where these requirements are implemented. This is particularly important where sub-systems are being developed by different sub-contractors u Requirements-design traceability Links requirements with specific hardware or software components in the system which are used to implement the requirement u Requirements-interface traceability Links requirements with the interfaces of external systems which are used in the provision of the requirements

30 ©Jaelson Castro 1998 Slide 30 Traceability tables u Traceability tables show the relationships between requirements or between requirements and design components u Requirements are listed along the horizontal and vertical axes and relationships between requirements are marked in the table cells u Traceability tables for showing requirements dependencies should be defined with requirement numbers used to label the rows and columns of the table

31 ©Jaelson Castro 1998 Slide 31 A traceability table

32 ©Jaelson Castro 1998 Slide 32 Traceability lists u If a relatively small number of requirements have to be managed (up to 250, say), traceability tables can be implemented using a spreadsheet u Traceability tables become more of a problem when there are hundreds or thousands of requirements as the tables become large and sparsely populated u A simplified form of traceability table may be used where, along with each requirement description, one or more lists of the identifiers of related requirements are maintained. u Traceability lists are simple lists of relationships which can be implemented as text or as simple tables

33 ©Jaelson Castro 1998 Slide 33 A traceability list

34 ©Jaelson Castro 1998 Slide 34 Traceability policies u Traceability policies define what and how traceability information should be maintained. u Traceability policies may include The traceability information which should be maintained. Techniques, such as traceability matrices, which should be used for maintaining traceability. A description of when the traceability information should be collected during the requirements engineering and system development processes. The roles of the people, such as the traceability manager, who are responsible for maintaining the traceability information should also be defined. A description of how to handle and document policy exceptions The process of managing traceability information

35 ©Jaelson Castro 1998 Slide 35 Factors influencing traceability policies u Number of requirements The greater the number of requirements, the more the need for formal traceability policies. u Estimated system lifetime More comprehensive traceability policies should be defined for systems which have a long lifetime. u Level of organisational maturity Detailed traceability policies are most likely to be cost-effective in organisations which have a higher level of process maturity

36 ©Jaelson Castro 1998 Slide 36 Factors influencing traceability policies u Project team size and composition With a small team, it may be possible to assess the impact of proposed informally without structured traceability information. With larger teams, however, you need more formal traceability policies. u Type of system Critical systems such as hard real-time control systems or safety- critical systems need more comprehensive traceability policies than non-critical systems. u Specific customer requirements Some customers may specify that specific traceability information should be delivered as part of the system documentation.

37 ©Jaelson Castro 1998 Slide 37 Key points u Requirements change is inevitable as customers develop a better understanding of their real needs and as the political, organisational and technical environment in which a system is to be installed changes. u Requirements which are concerned with the essence of a system are more likely to be stable than requirements which are more concerned with how the system is implemented in a particular environment. u Types of volatile requirement include mutable requirements, emergent requirements, consequential requirements and compatibility requirements. u Requirements management requires that each requirement should be uniquely identified. u If a large number of requirements have to be managed, the requirements should be stored in a database and links between related requirements should be maintained.

38 ©Jaelson Castro 1998 Slide 38 Key points u Change management policies should define the processes used for change management and the information which should be associated with each change request. They should also define who is responsible for doing what in the change management process. u Some automated support for change management should be provided. This may come through specialised requirements management tools or by configuring existing tools to support change management u Traceability information records the dependencies between requirements and the sources of these requirements, dependencies between requirements and dependencies between the requirements and the system implementation. u Traceability matrices may be used to record traceability information. u Collecting and maintaining traceability information is expensive. To help control these costs, organisations should define a set of traceability policies which set out what information is to be collected and how it is to be maintained.


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