A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo Outros métodos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo Outros métodos."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo Outros métodos

2 Mas porque usar um método? O método serve para Nos auxiliar a encontrar as relações entre as grandezas que compõem um fenômeno:  Variáveis  Constantes Quais as opções?

3 Os Tipos de Método... Indutivo Mais usado nas ciências factuais e também nas do artificial Dedutivo Comum nas ciências formais Cartesiano Outros

4 O Método Indutivo Muito utilizado nas ciências naturais... Lembram como funciona? A partir dos exemplos, formamos as regras. Partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral. Mas como temos certeza de que as regras estão corretas?

5 O Método Indutivo Possui 3 fases Observação do Fenômeno Descoberta da Relação entre Eles Generalização da Relação Ex. Pedro, José e João são homens Pedro, José e João são mortais Logo, todos os homens são mortais.

6 Leis, Regras e Fases A indução passa por três etapas: Observação dos fenômenos Descoberta da relação entre eles Generalização das relações Para evitar equívocos, devemos: Nos certificar de que é essencial a relação Nos assegurar de que os fatos são idênticos Não perder de vista o aspecto quantitativo dos fatos.

7 Perguntas Chave Qual a justificativa para as inferências indutivas? O que nos leva a crer que o futuro será igual ao passado?

8 Principais Tipos de Indução Indução formal A lei expressa todos os fenômenos observados Terra, Marte, Vênus e Júpiter não tem luz própria Todos os planetas não têm luz própria Indução Científica De fatos semelhantes “pula”para todos os outros no futuro Este imã atrai o ferro. Aquele imã atrai o ferro... Imãs sempre atraem o ferro.

9 Principais Tipos de Indução Generalização Indutiva Todos os gêmeos univitelinos observados tem o mesmo genótipo  Todos os univitelinos têm mesmo genótipo Generalização Universal Todo sangue observado é composto de plasma Todo sangue é composto de plasma Generalização Estatística 85% das pessoas tem fator RH

10 Principais Tipos de Indução Da População para a Amostra 90% das pessoas que fazem licenciatura trabalham.  90% das pessoas que irão se matricular em licenciatura trabalham. A grande Maioria dos assalariados ganha um salário mínimo.  José ganha um salário mínimo.

11 Principais Tipos de Indução De Amostra para Amostra Todas as barras observadas até agora dilatam-se com o calor.  Estas barras que vamos escolher também se dilatam. Quase todos os estudantes de cinema gostam de curtas.  João, que é estudante de Cinema, gosta de curta-metragens.

12 Principais Tipos de Indução De conseqüências verificáveis da hipótese para a própria hipótese. - Ex. indução da hipótese de que a terra é redonda. Por analogia - Ex. experimentação de drogas com ratos (que são fisiologicamente semelhantes aos homens...

13 A amostra é importante! Quanto maior e mais representativa a amostra, mais forte é o argumento. Há problemas comuns de...  Amostra Insuficiente  Amostra Tendenciosa As Leis derivadas pela Indução exprimem Relações de Existência Relações de Causalidade Relações de Finalidade

14 Sobre a Amostra... a amostra é um conjunto representativo que integra o todo a ser pesquisado. Deve possuir... Mesmas características do universo considerado Amostragem probabilística e não probabilística

15 Tipos de Amostragem Amostragem Casual Simples Também chamada de aleatória, ou elementar Todos os elementos têm a mesma probabilidade de pertencer à amostra. Amostragem Sistemática De cada lote, tira-se um ou mais elementos

16 Tipos de Amostragem Amostragem por Meio de Conglomerados O universo está dividido em pequenos grupos. Um ou mais é sorteado para ser a amostra Amostragem Múltipla A amostragem é feita em etapas Modelo de Controle Viabilizam Análises Comparativas Representam os resultados conhecidos a serem comparados com os resultados da pesquisa

17 Ainda sobre Indução Apresenta duas formas: Completa ou formal – definida por Aristóteles, induz de todos os casos.  Ex – dias da semana. Incompleta ou Científica – criada por Galileu e aperfeiçoada por Bacon.  Ex. Indução dos Planetas.

18 O Método Dedutivo Procura transformar enunciados complexos em particulares. O conhecimento embutido na conclusão já existe nas premissas!!! Sua forma mais comum é o silogismo... Todos os homens são mortais Platão é homem Platão é mortal.

19 Argumentos Condicionais Há várias formas de argumentos dedutivos. Porém os mais comuns são: Modus Ponens  Se a então b  Ora, sabemos que a  Então b Modus Tollens  Se p, então q  Ora, sabemos que não q  Então não p

20 Exemplos Modus Ponens Se José tirar menos que 5, será reprovado José tirou menos que 5. José será reprovado. Modus Tollens Se a água ferver,a temperatura é de 100o. A temperatura não chegou a 100. Então a água não ferveu.

21 Generalidade e Especialidade do Método Dedutivo Como já vimos, este método serve para explicar nossos fenômenos. Explicar é relacionar casos particulares a princípios gerais. A explicação está na conexão entre premissas e conclusão. Dizer que uma teoria explica as leis é mais do que a mera dedução lógica.

22 Diferenças entre o MI e o MD Dedutivo Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Toda a informação da conclusão já estava (ao menos implicitamente) nas premissas. Indutivo Se todas as premissas são verdadeiras a conclusão é provavelmente verdadeira. A conclusão tem informações que não estavam nas premissas.

23 Então... Métodos diferentes para fins diferentes Dedutivo para explicar as premissas Indutivo para ampliar conhecimento Os resultados obtidos pelo MD ou são corretos ou não Os resultados obtidos pelo MI admitem vários graus de força.

24 O Método Hipotético Dedutivo Algumas Considerações Gerais... Enquanto que no MD procura-se provar a hipótese, no MHD a idéia é derrubar a hipótese.

25 Etapas do Método Hipotético Dedutivo Expectativas ou Conhecimento Prévio Problema Conjectura Falseamento

26 Mais detalhadamente...

27 O Problema Primeira etapa do método Origem de Toda Investigação A partir do problema que temos é que decidimos como e que dados queremos ter.

28 Conjecturas São soluções passíveis de teste em suas consequências. Têm o objetivo de Explicar fenômenos ou de prever sua ocorrência. Têm que ser compatíveis com o conhecimento existente e passíveis de testagem.

29 O Falseamento Teste via observação/experimentação. Uso do modus tollens. Conjecturas são corroboradas.

30 O método Cartesiano Baseado na intuição e dedução Quatro Regras Básicas: Evidência Análise Síntese Enumeração

31 Outros métodos Dialético Parte da destruição do sistema anterior para posterior reconstrução Analogia Transferência de Conceitos Aplicação Direta de Teorias


Carregar ppt "Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo Outros métodos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google