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Exercício de engenharia do conhecimento em Prolog  Criar base de conhecimento sobre safári  Tarefa do sistema inteligente:  Montar expedição para caçar.

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1 Exercício de engenharia do conhecimento em Prolog  Criar base de conhecimento sobre safári  Tarefa do sistema inteligente:  Montar expedição para caçar grupo de animais  Escolher:  Tripulação  Veículos  Armas  Em função do tipo de animal e terreno

2 Safári Taxonomia de animais animais de diversas habilidades e comportamentos: sensores,atuadores tamanho,velocidade corre,trepa,nada,voa inteligência agressividade Taxonomia de pessoas pessoas de diversas habilidades e comportamentos: paleontólogo,hacker, piloto,soldado Taxonomia de terrenos terrenos: floresta,savana,deserto mangue,rio,lagoa,mar planície,montanha caverna, construção Taxonomia de veículos veículos: moto,jipe, caminhão-lagarta? helicóptero,hidravião hovercraft,lancha, jet-ski,submarino armas Taxonomia de armas: metralhadora lança-chama fuzil-arpão torpedo

3 Processo de desenvolvimento: modelagem e implementação  Modelagem entidade-relacionamento ou OO estrutural em UML  como para um BD relacional  Implementação Prolog:  Cada classe de entidade implementada por um predicado unário e uma variável  Cada instância de entidade implementada por uma constante  Cada atributo de cada classe implementada por uma regra valorAtributo(X) :- classe(X) ou atributo(V,X) :- classe(X).  Cada relacionamento N-ário implementada por um predicado N-ário e N variáveis  Cada relações hierárquica de subclasse/superclasse implementada por uma regra superclasse(X) :- subclasse(X).  Cada relações não diretamente modeladas, mas que podem ser construídas a partir da junção de vários relacionamentos modelados, para responder a consultas, implementada por uma (ou várias) regra(s)  Cada restrição de integridade do domínio implementada por uma (ou várias) regra(s)

4 Processo de desenvolvimento: testes  Criar conjunto de consultas para cada predicado Prolog definido  Para cada consulta, definir respostas esperadas (valor de verdade e das variáveis)  Desenhar grafo de dependências entre os predicados  Testar os predicados bottom- up, começando pelos predicados nas folhas e subindo do grafo  Para cada predicado, testar todas as soluções retornadas, forçando o backtracking a(X,Y,Z) :- b(X,Y), c(Y,Z). b(X,Y) :- d(X), e(Y), f(X). c(Y,Z) :- g(Y,U), h(Z,V), c(U,V). d/1g/2e/1f/2h/2 b/2c/2a/3

5 Exemplos de regras e fatos aquatico(Animal) :- tubarao(Animal). aquatico(Animal) :- aveMarina(Animal). terrestre(Animal) :- tarentula(Animal). terrestre(Animal) :- aveMarina(Animal). aereo(Animal) :- aveMarina(Animal). mata(Arma,Animal) :- potenciaArma(Arma,Potencia), tamanhoAnimal(Animal,Tamanho), suficiente(Potencia,Tamanho), elementoArma(Arma,Elemento), elementoAnimal(Animal,Elemento). captura(Arma,Animal) :-.... elementoArma(fuzil,ar). elementoArma(fuzilHarpao,água). elementoAnimal(Animal,ar) :- terrestre(Animal). elementoAnimal(Animal,ar) :- aereo(Animal). elementoAnimal(Animal,agua) :- aquatico(Animal). aquaticoProfundo(Veiculo) :- submarino(Veiculo). aquaticoSuperficial(Veiculo) :- hovercraft(Veiculo). terrestre(Veiculo) :- hovercraft(Veiculo). terreste(Veiculo) :- jeep(Veiculo). sabeUsar(fuzil,Pessoa) :- soldado(Pessoa). sabeUsar(fuzilHarpão) :- mergulhador(Pessoa). sabeUsar(submarino,Pessoa) :- piloto(Pessoa),marinheiro(Pessoa). soldado(trinity). mergulhador(trinity). piloto(trinity). marinheiro(trinity).

6 Exemplos de regras e fatos conflito(Tripulacao) :- member(Pessoa1,Tripulacao), member(Pessoa2,Tripulacao), Pessoa1 /= Pessoa2, paranoica(Pessoa1), paranoica(Pessoa2), semLider(Tripulacao). semLider([H|T]) :- not lider(H), semLider(T). perigoso(jacaré). ?- safari([rinoceronte,baleia], Triplucacao, Veiculos, Combustiveis, Armas, Munições]. Tripulacao = [trinity,buckarooBanzai]. Armas = [fuzil,rede,fuzilHarpão]. Veiculos = [hovercraft] Combustiveis = [combustivel(gasolina,1000)].


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