A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias Diferentes Concepções de Ciência Divisões da Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias Diferentes Concepções de Ciência Divisões da Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias Diferentes Concepções de Ciência Divisões da Ciência

2 Ciência “ = conhecimento, sabedoria...” Uma Cozinheira conhece culinária Um engenheiro conhece maneiras de construir uma casa. Qual a diferença entre estes tipos de conhecimento? E o que fazemos quando falamos de Ciência?

3 Conhecimento “ Formas de se abordar a realidade, buscando-se compreendê-la ou explicá-la.” Tipos de onhecimento Tipos de Conhecimento Conhecimento Popular  Senso comum Conhecimento Filosófico  consiste em hipótese, que não poderão ser submetidas à observação. Conhecimento Teológico  apóia-se em doutrinas que contem proposições sagradas. Conhecimento Científico  suas hipóteses tem sua veracidade conhecida através da experiência não apenas através da razão.

4 Conhecimento

5 Esta coisa de Ciência... Scientia...palavra latina, significa ”aprender ou alcançar conhecimento” Do grego Scirem, conhecimento criticamente fundamentado “caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, e falível” “É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica”

6 Ciência “ É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica.” Princípios O conhecimento científico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; A exatidão sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam.

7 Metodologia Científica Ciência “ O conhecimento nunca é definitivo.”

8 “ Melhoria da qualidade de vida material e intelectual.” Objetivos da Ciência

9 Ciência... Como definir? Todas as ciências possuem: Objetivo ou finalidade – distinguir as leis que regem determinados fenômenos. Função – uma utilidade Objetos, que se subdividem em:  Material – o que se pretende estudar;  Formal – o enfoque especial, necessário em face das várias ciências que possam possuir o mesmo objeto material.

10 Então... Ciência como pensamento racional, objetivo, lógico, confiável e falível! Metodologia que determina como produzir novo conhecimento de forma confiável. Assim... Uma ciência é reconhecida por 3 critérios: Confiabilidade em seu corpo de conhecimentos. Sua organização. Seu método.

11 Princípios da Ciência O conhecimento científico pode sempre ser modificado ou substituído A exatidão do conhecimento é obtida com a construção de modelos sucessivamente mais próximos… Um conhecimento é válido até que novas observações o substituem.

12 Uma primeira definição de Ciência Atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimento sobre a natureza biológica, social e tecnológica.

13 Função da Ciência Aperfeiçoar o Conhecimento nas diversas áreas, afim de tornar a existência humana mais significativa... Ou seja, Melhoria da Qualidade de Vida Intelectual Melhoria da qualidade de vida material Através de Novas descobertas e novos produtos!

14 O desafio da Astrologia Virgem “Uma época da sua vida vem chegando ao fim. Você acha que ultrapassou a pior parte, mas ainda há que melhorar e conseguir a estabilidade de suas conquistas”. Se a Lua influencia as pessoas, porque os astros não influenciariam as pessoas? A Astrologia é uma teoria científica?

15 A Astrologia é uma Ciência? A Astrologia é uma Ciência porque... possui métodos e técnicas estabelecidas Tem teorias e objeto definido Cada pessoa tem um mapa astral... formulada?

16 Ou não? A Astrologia não é uma Ciência Aprovação científica Qual é a capacidade preditiva?  Quanto mais genérico, menos verificável  Mesma teoria leva a diferentes predições  Impossibilidade de separar o observador do fenômeno observado Levar a conclusões regulares Consistência da teoria não é bem formulada

17 A Astrologia é uma Ciência? Poder explicativo Teoria científica precisa dizer porque algo acontece, e não apenas o que acontece... Resultado precisa ser validado... Como se vai saber que o “uma época da vida está chegando ao fim?”

18 A Atitude Científica A ciência desconfia das nossas certezas! Vê o mundo através de problemas e obstáculos. O Conhecimento Científico... É Objetivo – busca estruturas universais É Quantitativo – busca medidas e padrões. É Homogêneo – busca leis gerais de funcionamento. É Generalizador – reúne coisas percebidas como diferentes sob leis semelhantes.

19 A Atitude Científica... II Ainda sobre o conhecimento Científico... É diferenciador – pois pode separar coisas aparentemente semelhantes. Só estabelece relações depois de estudar a natureza dos fatos. Procura apresentar explicações racionais, simples e claras. Procura renovar-se e modificar-se continuamente – construtivista!

20 Os Fatos Científicos São construídos pela investigação (pesquisa) científica. Investigação é baseada em métodos que possibilitam:  Separar o objetivo do subjetivo;  Construir o fenômeno de maneira controlável e verificável.  Demonstrar e provar os resultados obtidos.  Relacionar um fato com outros  Formular uma teoria geral sobre o conjunto de fenômenos e fatos investigados.

21 A Teoria Científica É um sistema ordenado de proposições baseados em um pequeno número de princípios. Serve para descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis. A teoria da relatividade... Quem se lembra de outro exemplo?

22 Validade do Trabalho Científico

23 As três principais concepções de Ciência Racionalista – prova da verdade dos enunciados sem deixar dúvida! Matemática! Empirista – baseada na observação e nos experimentos Medicina Grega e História Natural Construtivista – ciência como construção de modelos explicativos do mundo Razão como conhecimento aproximativo.

24 Alguns Conceitos de Ciência Acumulação de Conceitos Sistemáticos. Atividade que demonstra a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas. Conhecimento Certo do Real pelas suas causas. Conjunto de Enunciados Lógica e Dedutivamente justificados por outros enunciados. Corpo de conhecimentos consistindo em percepções, experiências, fatos certos e seguros.

25 Além disso… Teoria Científica Diz o que não pode acontecer. Limitação da nossa capacidade de explicação Produz o avanço do conhecimento  Eu sei hoje mais do que sabíamos ontem...

26 Classificação e Divisão da Ciência A complexidade do universo levou ao surgimento de diversos ramos da Ciência. É necessário classificá-las, quer seja por sua complexidade, por seu conteúdo, por objeto, diferenças ou metodologias. Algumas classificações: Comte, Carnap Bunge

27 Uma outra classificação Primeira classificação foi a de Aristóteles: Ausência ou presença de ação humana nos seres investigados. Dividiu as ciências em teoréticas e práticas Imutabilidade ou Movimento. Dividiu entre matemática e ciências naturais Modalidade Prática – ciências que estudam a Práxis e técnicas

28 Esquematicamente... Factuais Filosofia Naturais Sociais Formais Matemática Do Artificial Sociologia, Psicologia, Administração Biologia Química Física Geologia, Astronomia, Bioquímica, Farmácia Medicina, Botânica, Veterinária Nós!

29 Ciências do Artificial Ciências naturais objetivo: analisar e descrever a natureza (observação)  “ mostrar que a complexidade é apenas uma máscara da simplicidade” ex.: Química, Física, Botânica, etc. Ciências do artificial objetivo: prescrever e sintetizar “artefatos” (transformação)  criar artefatos que satisfaçam as necessidades humanas, de acordo com as leis naturais  ex. cadeira de madeira, cura da AIDS, um programa de computador, etc metodologia: essencialmente empírica  compreensão por construção/simulação e avaliação do resultado


Carregar ppt "Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias Diferentes Concepções de Ciência Divisões da Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google