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PublicouEliza Lacerda Alterado mais de 9 anos atrás
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Programa Expresso de Capacitação Módulo J2ME Aula 1 – Overview e Conceitos básicos
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Agenda Overview do curso Metodologia Java e J2ME Máquinas virtuais Configurações e perfis O que é quente em J2ME hoje?
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Overview do curso O que é J2ME Configurações Perfis MIDP Comunicação Persistência MIDP 2.0
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Metodologia Exercícios/Questões ao final das aulas Análise de códigos Projeto final
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Pausa para reflexão "Sem esforço não há progresso, mas com esforço também não há progresso” Ryotan TokudaRyotan Tokuda, Mestre Zen
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Linguagem Java Divisão em 3 frentes: J2SE – desktops J2EE – servidores J2ME – dispositivos com memória e processamento restritos Tentativas anteriores: Embedded Java e PersonalJava foram descontinuadas
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Alvos de Java
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Mas o que é J2ME Opção da SUN para desenvolvimento para dispositivos limitados em processamento e memória (móveis ou não) Parecida com J2SE Mesma linguagem, mesmo compilador, mesma estrutura da máquina virtual
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Qualidades Write once, run everywhere Linguagem de alto nível para dispositivos móveis Portabilidade Delivery pela rede seguro Anytime, anywhere secure deploying Alta escalabilidade com J2SE e J2EE
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Foco de J2ME Basicamente duas categorias: Dispositivos fixos de informação compartilhada Dispositivos móveis de informação pessoal Fronteira não muito bem definida Mais memória e mais processamento para ambas categorias
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Máquinas virtuais KVM Otimizada para dispositivos com poucos recursos Implementada em C 40 K – 80 K Processadores de 16 – 32 bits 160 K – 512 K de memória total Implementação de referência da SUN Especificação fornecida pela SUN Específica para CLDC Aplicações CDC não rodam na KVM sem ajustes Já a direção contrária é válida
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Máquinas Virtuais CVM Quase igual a VM do J2SE. Diferenças: Dispositivos fazem computações específicas Gerenciamento de memória mais eficiente Separação VM – Sistema de memória Mapear Threads Java em Threads nativas do sistema Utiliza a ROM Referências fracas, RMI, serialização
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Organização da plataforma Aplicação Building blocks: Configurações Perfis Pacotes opcionais Conjunto de API´s mas não um Perfil API´s proprietárias
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Mas voltando às divisões... Embbeded Java e PersonalJava no final de ciclo de vida Connected Device Configuration Perfis: FP, PBP, PP, GP Connected Limited Device Configuration Perfis MIDP e IMP
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Perfis CDC Foundation Profile Sem GUI Reuso de código J2SE com esforço mínimo Ambientes com recursos limitados Exemplos de cenários: Impressoras de rede Roteadores Gateways residenciais Aplicações no lado do servidor
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Perfis CDC Personal Basis Profile Um framework de GUI para objetos leves Suporte ao modelo de programação xlet Todas as APIs incluídas no Foundation Profile Exemplos de cenários: Televisão interativa Automóveis Dispositivos de propósito fixo para consumidores (câmeras digitais, gravadoras, etc)
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Perfis CDC Personal Profile Compatibilidade total com AWT Suporte ao modelo de programação de applets Um caminho definido para tecnologias legadas como PersonalJava Todas as APIs do Personal Basis Profile Exemplos de cenários: High-end PDAs Embedded Web browsers
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Perfis CDC Game Profile Sem previsão de lançamento Cobrirá 9 áreas fundamentais do desenvolvimento de jogos Alvo também em J2SE Terá referências a Java Media Framework API e Java 3D
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Perfis CLDC MIDP Experiência rica em interface gráfica Conectividade extensiva Funcionalidades multmídia e para jogos OTA Segurança fim-a-fim Dispositivos-alvo: Para uma lista completa http://developers.sun.com/techtopics/mobility/device/devi ce http://developers.sun.com/techtopics/mobility/device/devi ce
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Perfis CLDC IMP Baseado em MIDP GUI limitada Recursos de memória ou processamento escassos Persistência local Conectividade com a rede Gerenciamento do ciclo de vida Exemplos de uso Caixas de chamada de emergência, parquímetros, módulos wireless em alarmes e dispositivos industriais de medição Módulos wireless que podem alertar para serem reabastecidos, diagnósticos de elevadores, estações meteorológicas e medidores de eletricidade.
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O que é quente hoje em J2ME? Aplicativos com processamento do lado do servidor e apresentação no celular Localização Utilização da câmera embutida Cartão de visita Nokia gems
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Perguntas Descreva a arquitetura, em termos de blocos, sobre a qual aplicações J2ME são escritas.
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Referências Wireless Programming with J2ME: Cracking the code, ISBN: 0-7645-4885-9 http://java.sun.com/j2me Core J2ME, segunda edição
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