A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E SERVIÇOS WEB Marcelo Tocchetto Tiago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E SERVIÇOS WEB Marcelo Tocchetto Tiago."— Transcrição da apresentação:

1 AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E SERVIÇOS WEB Marcelo Tocchetto Tiago Duarte Professor Eduardo Augusto BezerraOrientador: Bacharelado em Ciência da Computação Porto Alegre, 4 de dezembro de 2006.

2 Caracterização do Projeto Agenda Introdução Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Arquitetura da Solução Conectividade do Sistema Suporte a mobilidade Ferramentas e Tecnologias Projeto do Sistema Características da aplicação celular e do servidor web Diagramas Discussão da implementação Conclusão

3 Caracterização do Projeto Introdução Assunto: Empresas Necessidade de um controle exato de informações como dados atualizados de clientes, históricos de vendas, previsão de vendas e outros. Problemas comuns a vendedores móveis como perda de tempo no preenchimento de formulários, falhas neste preenchimento, inconsistência de dados e demora no fechamento do pedido junto a empresa.

4 Caracterização do Projeto Introdução Assunto: Celulares Aparelhos celulares tem incorporado recursos de outros aparelhos, inserindo-se no cotidiano das pessoas. Padronização - Sistema operacional: SymbianOS e Windows Mobile. - Plataforma: Brew, Java Micro Edition (J2ME). - Linguagem: C, C++ e Java. - Conectividade: Bluetooth, Infravermelho e USB. Aumento de memória, capacidade de armazenamento e processamento.

5 Caracterização do Projeto Introdução Assunto: Motivação Explorar o mercado de automação visando soluções de conectividade através do uso de dispositivos móveis operando em conjunto com aplicações web. A plataforma J2ME tem sido pouco explorada pelas empresas de software brasileiras. Esta situação agregada a uma popularização dos aparelhos celulares motiva a observar os possíveis focos onde essa solução pode ser aplicada, surgindo então o tema deste trabalho.

6 Caracterização do Projeto Introdução Assunto: Objetivos Solucionar as atuais dificuldades enfrentadas pelos vendedores móveis para realizar suas vendas em campo. Oferecer as empresas um conjunto de ferramentas capaz de automatizar este processo e auxiliá-las desde a preparação da venda, até o fechamento do pedido e entrega do produto junto ao cliente. Aprender e dominar tecnologias que foram pouco exploradas durante o curso de Ciência da Computação.

7 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: O Processo de Vendas O processo de vendas pode ser dividido em 3 fases: Pré-Venda; Durante a Venda; Pós-Venda.

8 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: O Processo de Vendas Pré-Venda: prospecção do mercado, proposta comercial, agendamento de entrevistas e visitas, realização das visitas e fechamento das vendas mediante a confirmação dos dados preenchidos no pedido; Durante a Venda: Acompanhamento do pedido, informação ao cliente sobre o pedido, acompanhamento de recebimento do produto; Pós-Venda: suporte ao cliente após ter sido realizada a venda.

9 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: Estudo de Casos Para a realização dos estudos de casos foram selecionadas três empresas que oferecem soluções de mobilidade na área de automação da força de vendas.

10 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: SIV Enterprise Ferramenta de Gestão Comercial para auxiliar o processo da força de vendas e o relacionamento com os clientes. Arquitetura: dispositivos móveis, um servidor remoto e um banco de dados próprio que possui dados atualizados entre o sistema e o banco de dados ERP da empresa. Tecnologias: J2ME nos dispositivos móveis e J2EE no servidor remoto.

11 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: Mercador Solução para automatizar a força de vendas, fornecer informações gerenciais, padronizar o atendimento de clientes e a realização de pedidos e outros. Arquitetura: dispositivos móveis (Windows Mobile, Palm-OS), computadores desktop e um servidor remoto que realiza a replicação dos dados entre o banco de dados da solução e o banco de dados da empresa. Tecnologias: Visual Basic.NET e C#.

12 Caracterização do Projeto Análise de Vendas e Sistemas de Automação Similares Assunto: EASYVEN Solução para automatizar a força de vendas. Arquitetura: dispositivos móveis e um servidor remoto. Tecnologias: Não informadas. Informações adicionais: - A aplicação para dispositivos móveis pode rodar em qualquer plataforma de Handheld, desde o Pocket PC (Windows CE), PalmOS, Symbian e em celulares que possuem recursos do J2ME. - A aplicação do servidor remoto faz interface com qualquer ERP e opera com banco de dados relacionais como Oracle, SQL Server ou DB2.

13 Arquitetura da Solução

14 Aspectos Técnicos Conectividade do sistema Assunto: Inovação As soluções disponíveis no mercado de automação da força de vendas estão voltadas principalmente a equipamentos Palmtops, Handhelds e Notebooks. Estes equipamentos são ineficientes em termos de comunicação e praticidade quando comparados a aparelhos celulares. Telefones celulares já estão inseridos no cotidiano das pessoas e atualmente possuem a capacidade de executar aplicações personalizadas.

15 Aspectos Técnicos Conectividade do sistema Assunto: Soluções tradicionais Equipamentos - Vendedor: Palmtops, Handhelds e Notebooks. - Empresa: Servidor remoto e de banco de dados. Desvantagens: Conectividade limitada, requerem auxílio de linha telefônica, aparelho celular ou presença física na empresa para transmissão dos pedidos.

16 Conectividade do sistema Assunto: Solução proposta Equipamentos - Vendedor: Aparelho celular e impressora portátil. - Empresa: Servidor remoto e de banco de dados. Vantagens: Interação on-line com servidor web para transmissão dos pedidos e atualização de informações na aplicação celular. Aspectos Técnicos

17 Suporte a mobilidade Assunto: Bluetooth Permite a conexão sem fio entre dispositivos. Características: Baixo consumo de energia, opera sobre uma banda de radiofreqüência, possui alcance de até 10 metros e taxa de transferência de dados de 1Mbps. Neste projeto essa tecnologia foi utilizada para realizar a comunicação entre o telefone celular e a impressora portátil (simulador). Outra aplicação desta tecnologia foi a transferência do software da aplicação celular desenvolvida em um computador para o telefone celular.

18 Ferramentas e Tecnologias Assunto: Tecnologia Java Desenvolvido pela Sun Microsystems, Java é uma linguagem de programação independente de plataforma. A tecnologia Java subdivide-se em 3 grandes partes: J2EE, J2SE e J2ME.J2EE É uma plataforma de programação voltada ao desenvolvimento de aplicações multi- camadas que seguindo uma série de especificações implementa funcionalidades como Servlets, Java Server Pages (JSP), Enterprise JavaBeans (EJB) e outras. Aspectos Técnicos

19 Ferramentas e Tecnologias Assunto: Tecnologia Java Java Micro Edition (J2ME) É uma plataforma de programação voltada ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, formada pelas camadas: Aspectos Técnicos - Configuration: fornece os serviços mais básicos para permitir a execução de aplicações. Existem dois tipos de configurations chamados Connected Device Configuration (CDC ) e Conected Limited Device Configuration (CLDC). - Profile: fornece uma série de APIs padrões que combinadas a uma configuration possibilitam um serviço mais completo para a execução de aplicações. Existem diversos tipos de Profiles, dentre os quais destaca-se o Mobile Information Device Profile (MIDP) utilizado para dispositivos móveis como celulares.

20 Aspectos Técnicos Ferramentas e Tecnologias Assunto: Frameworks Java Struts e MVC Struts é um framework para o desenvolvimento da camada de controle em aplicações web, seguindo o padrão Model 2 sobre o qual define-se uma arquitetura básica composta por 3 camadas: - Model - Controller - View

21 Aspectos Técnicos Ferramentas e Tecnologias Assunto: Frameworks Java Web Services Web services são utilizados para permitir a troca de dados entre diferentes aplicações executando em diferentes computadores de forma transparente, possibilitando que sejam chamados métodos de objetos residentes em computadores remotos. Apache Axis Apache Axis é um framework de código aberto, baseado na linguagem Java e no padrão XML, utilizado para construção de web services no padrão SOAP. SOAP é um protocolo leve para troca estruturada de mensagens usando HTTP.

22 Aspectos Técnicos Projeto do sistema Assunto: Solução Construir uma solução acessível aos vendedores através de dispositivos móveis, capaz de gerenciar informações sobre clientes, realizar pedidos, verificar listas de produtos e preços. As informações são acessíveis pelos administradores da empresa através de um sistema web de forma que possam atribuir rotas e agendas, cadastrar produtos, gerenciar pedidos, verificar estoques e realizar relatórios de vendas, produtos mais vendidos, etc.

23 Características da aplicação celular Realizar login no sistema Listar clientes da rota Visualizar cadastro do cliente Visualizar status financeiro do cliente Listar último pedido do cliente Listar Produtos Ver detalhes do produto Criar pedido Finalizar e imprimir pedido Aspectos Técnicos

24 Características do servidor web: Gerenciar usuários. Gerenciar cadastros dos vendedores. Gerenciar cadastros dos clientes. Gerenciar cadastros de produtos. Gerenciar as rotas dos vendedores. Gerenciar as agendas dos vendedores. Gerenciar pedidos. Emissão de relatórios. Aspectos Técnicos

25 Aspectos Técnicos – Entidades Base Projeto do sistema Assunto: Diagrama da Rota Estas classes aplicam-se principalmente nos seguintes casos de uso: - Listar clientes da rota (Aplicação celular) - Gerenciar rotas (Aplicação web).

26 Aspectos Técnicos – Entidades Base Projeto do sistema Assunto: Diagrama da Agenda Estas classes aplicam-se principalmente nos seguintes casos de uso: Listar clientes da agenda (Aplicação celular) e Gerenciar agenda (Aplicação web).

27 Aspectos Técnicos – Entidades Base Projeto do sistema Assunto: Diagrama do Pedido Estas classes aplicam-se principalmente nos seguintes casos de uso: - Gerenciar pedido (Aplicação celular) - Visualizar último pedido (Aplicação celular) - Consultar pedido (Aplicação web).

28 Aspectos Técnicos – Entidades Base Projeto do sistema Assunto: Diagrama do Usuário Estas classes aplicam-se principalmente nos seguintes casos de uso: Efetuar login (Aplicação celular, Aplicação web).

29 Diagrama de casos de uso – Aplicação celular

30 Diagrama de casos de uso – Aplicação web

31 Diagrama Entidade-Relacionamento (ER)

32 Aspectos Técnicos Discussão da implementação Assunto: Erros e acertos Erro: Uso de web services para a troca de dados com o celular. Problema: Sincronização de dados entre o celular e a aplicação web. Solução: Enviar todos os dados necessários ao celular logo após realizar login no sistema. Solução alternativa: Baixar a base de dados da empresa para o celular transferindo os dados via cabo, sendo esta uma das soluções adotadas pelas empresas tradicionais. Acerto: Integração entre diversas novas tecnologias, de forma a acelerar o processo de desenvolvimento utilizando uma série de bibliotecas e frameworks open source que auxiliam no desenvolvimento. Comparativo de custos para transferências nos formatos XML e CSV

33 Conclusão Através deste projeto foi possível conhecer: As tecnologias oferecidas pelos aparelhos celulares. Ferramentas, tecnologias e frameworks Java. Limitações dos celulares. - baixo poder de processamento. - baixa quantidade de memória. Tecnologias para dispositivos móveis estão em um estágio inicial. Devemos estar preparados e atentos acompanhando o crescimento desta nova área de atuação que promete ter muito potencial a ser explorado. Encerramento


Carregar ppt "AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E SERVIÇOS WEB Marcelo Tocchetto Tiago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google