A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicionário Terminológico Processos Morfológicos de Formação de Palavras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicionário Terminológico Processos Morfológicos de Formação de Palavras."— Transcrição da apresentação:

1 Dicionário Terminológico Processos Morfológicos de Formação de Palavras

2 1.Processos de formação de palavras 1.1. Composição 1.1.1. Morfológica 1.1.2. Morfossintática 1.2. Derivação 1.2.1. Afixação 1.2.2. Derivação regressiva 1.2.3. Derivação imprópria

3 1.1. Composição 1.1.1. Composição morfológica = associa dois ou mais radicais (ou um radical e uma palavra). Exemplos: [biblio]teca; [socio]económico; [geo]logia. 1.1.2. Composição morfossintática = associa duas ou mais palavras. Exemplos: rádio-gravador; homem-aranha; decreto-lei.

4 1.2. Derivação 1.2.1. Afixação = consiste na associação de afixos a uma forma de base..) prefixação (reler).) sufixação (estudante).) prefixação e sufixação (convivência; insuportável).) parassíntese (=processo de formação de verbos por meio de um prefixo e de um sufixo. Exemplos: amadurecer; enriquecer; embelezar)

5 1.2.2. Derivação regressiva = processo de formação de palavras, em que se formam nomes a partir de verbos. Exemplos: abalar/abalo; amparar/amparo 1.2.3. Derivação imprópria = mudança de classe de certas palavras, sem a mudança da forma. Exemplos: Adoro vinho do Porto./ O barco atracou no porto.

6 Processos Irregulares de Formação de Palavras 1.Extensão semântica = processo através do qual uma palavra existente adquire um novo significado. Exemplos: salvar; janela; rato; ….

7 2. Empréstimo = processo de transferência de uma palavra de uma língua para outra. Exemplo: lingerie

8 3. Amálgama = processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir da junção de partes de duas ou mais palavras. Exemplos: informática (informação+automática) Cibernauta (cibernética+astronauta)

9 4. Sigla = palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas iniciais, as quais são pronunciadas de acordo com a designação de cada letra. Exemplos: Partido Social Democrata – PSD Sporting Clube de Portugal - SCP

10 5. Acrónimo = palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só. Exemplos: Federação Nacional de Professores – FENPROF Liga dos Amigos da Terceira Idade - LATI

11 6. Onomatopeia = palavra criada por imitação de um som natural. Exemplos: trrim! Toc-toc! Miaauu!!

12 7. Truncação = processo irregular de formação de palavras que consiste na criação de uma palavra a partir do apagamento de parte da palavra de que deriva. Exemplos: Metropolitano – Metro José – Zé Hipermercado - Hiper

13 FIM


Carregar ppt "Dicionário Terminológico Processos Morfológicos de Formação de Palavras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google