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COR.

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Apresentação em tema: "COR."— Transcrição da apresentação:

1 COR

2 O que é Cor? 􀂊Cor é uma sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos nossos olhos. 􀂊

3 Modelo Espectral de Cor
Luz é uma radiação eletro-magnética que se propaga a 3x105 km/s( E= h. ν, c= λ.ν). 􀂊 Luz branca éuma mistura de radiações com diferentes comprimentos de onda. λ=1/νfóton

4 Reflexão e Refração

5 Espectro Visível

6 Luz Visível Range (nm) | Cor 380 – 450 | Violeta 450 – 490 | Azul
490 – | Verde 560 – | Amarelo 590 – | Laranja 640 – | Vermelho

7 Sistemas Físicos de Cor
O olho é um sistema físico de processamento de cor (sistema refletivo). 􀂊Similar a uma câmera de vídeo. 􀂊Converte luz em impulsos nervosos.

8 Sistema Visual Humano Dois tipos de células receptoras com sensibilidades diferentes: cones e bastonetes. 􀂊Bastonetes → luz de baixa intensidade (sem cor). 􀂊Cones → luz de média e alta intensidade (com cor).

9 Tipos de Cones Três tipos de cones que amostram: comprimento de onda curto (azul), médio (verde) e longo (vermelho).

10 Eficiência Luminosa Brilho aparente varia com o comprimento de onda.
Pico do brilho é diferente para níveis baixos (bastonetes), médios e altos (cones). 􀂊Máximo na faixa do verde.

11 Sistemas Emissivos Sistemas emissivos reconstroem cores a partir de emissores que formam uma base de primárias.

12 Amostragem e Reconstrução
A cor reconstruída deve ser perceptualmente igual a cor original. 􀂊É possível devido ao metamerismo. 􀂊Cores metaméricas são perceptualmente idênticas.

13 Reprodução de Cor em Computação Gráfica
mesma sensação de cor ⇒ Metamerismo só distingue 400 mil cores ⇒ 19 bits (devem ser suficientes)

14 Padrão CIE CIE – Comission Internationale de L’Eclairage (criada em 1913). Padrão CIE-RGB (1931) apresenta coordenadas negativas. Padrão CIE-XYZ foi criado para evitar coordenadas negativas. 􀂊Conversão CIE-RGB para CIE-XYZ é uma mera mudança de sistema de coordenadas.

15 Sistemas Padrão São independentes dos dispositivos físicos.
•CIE-RGB ->􀂊700 mμ(Red), 546 mμ(Green), mμ(Blue). •CIE-CMY ->􀂊Ciano (azul piscina), Magenta(violeta), Yelow (Amarelo). •CIE-XYZ.

16 Sistema CMY •Sistema das Impressoras 􀂊CMY ou CMYK.
•Processo predominantemente subtrativo.

17 Sistemas de cor - mRGB

18 Cores Secundárias no mRGB

19 Cores Secundárias no CMY

20 Conversão RGB para CMY

21 Controlando Cores no OpenGL
As cores são especificadas diretamente (default) - usando glColorIndex() ou glColor() São Calculadas a partir de um modelo de iluminação: Ligar a iluminação: glEnable (GL_LIGHTING); Escolher modelo de sombreamento: Constante por face: glShadeModel (GL_FLAT); Gouraud (default): glShadeModel (GL_SMOOTH); Ligar pelo menos uma fonte de luz. Ex.:glEnable(GL_LIGHT0); Especificar propriedades da(s) fonte(s) de luz: glLight() Especificar propriedades de material de cada objecto: glMaterial() Especificar normais de cada face ou de cada vértice: glNormal()

22 Os monitores são baseados no processo aditivo de cores.
Se a superfície de um determinado objeto possui diversas cores e este objeto é continuamente reuzido ou afastado de nossos olhos, apartir de certo tamanho não percebemos as cores individulamente, mas uma nova cor apartir da soma dos espectos de cada cor original.

23 Monitores 2 Considerando as cores RGB como primárias, podemos combiná-las produzindo outras cores.


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