A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações) Constituem o desfecho do trabalho e a apresentação das conclusões elaboradas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações) Constituem o desfecho do trabalho e a apresentação das conclusões elaboradas."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS

2 CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações) Constituem o desfecho do trabalho e a apresentação das conclusões elaboradas tendo como ponto de partida os objetivos propostos. Convergem para elas os passos da análise e os resultados obtidos por meio de deduções lógicas, em função do material pesquisado.

3 Basicamente o conteúdo da conclusão compreende a afirmação sintética da idéia central do trabalho e dos pontos relevantes apresentados no texto. Considerada como uma das partes mais importantes do estudo, deve ser uma decorrência natural do que foi exposto no desenvolvimento. Assim, a conclusão deve resultar de deduções lógicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, e conter comentários e conseqüências próprias da pesquisa. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

4 Apresenta a síntese interpretativa dos principais argumentos usados, onde será mostrado se os objetivos foram atingidos e se a(s) hipótese(s) foi(foram) confirmada(s) ou rejeitada(s). Deve constar da conclusão uma recapitulação sintetizada dos capítulos e a autocrítica, onde você fará um balanço dos resultados obtidos pela pesquisa. Andrade (1995) ressalta que a conclusão deve ser “breve, exata e convincente”. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

5 ♦ Resumo dos resultados significativos; ♦ Sintetização dos resultados à luz da refutação ou comprovação das hipóteses; ♦ Deve apontar as contribuições que o trabalho alcançou e as limitações encontradas; ♦ Reafirma a idéia principal e os objetivos alcançados, respondendo à problemática levantada. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

6 Aqui, o autor expressará os achados da pesquisa em relação aos objetivos do estudo. Também deve enfatizar a importância do estudo e também pretensões futuras. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

7  É onde o autor se posiciona como indivíduo que conhece o tema.  Pode recomendar ações, atitudes etc.  Guia-se pelos objetivos específicos  Não repete apenas resultados, mas emite um juízo de valor sobre eles  Refere-se apenas aos resultados do próprio trabalho em questão.  Não se permite a inclusão de dados novos nesse capítulo.  Faz o fechamento do trabalho. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

8 DICAS Tome decisões em função do conjunto dos resultados e não apenas de informações isoladas. Visão sistêmica (não olhar apenas a árvore, mas a floresta como um todo) é fundamental.

9 1- RETOMAR sinteticamente o assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado. 2- DAR RESPOSTAS: √ Ao objetivo geral; √ Aos objetivos específicos; √ Às hipóteses √ Às questões de discussão √ Ao problema de pesquisa Princípios gerais

10  Comparar os resultados com a literatura  Levantar hipóteses explicativas sobre diferenças  É onde o pesquisador pode expressar sua opinião

11  Sintetizar os resultados obtidos com a pesquisa.  Explicitar se os objetivos foram atingidos e se os pressupostos foram confirmados ou rejeitados.  Ressaltar a contribuição da sua pesquisa para o meio acadêmico ou para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)

12 Considerações Finais ou a Conclusão devem ser uma consolidação do que se fez nos capítulos anteriores, fazendo o leitor se sentir brindado com um lúcido “costuramento” de tudo que foi apresentado atrás. Na Conclusão, o autor não deve ser prolixo, atendendo à tarefa de responder ao problema de pesquisa, ao objetivo da monografia. Ao leitor deve ser possível ler apenas a Introdução e a Conclusão da monografia, sem perda de continuidade. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações)


Carregar ppt "METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações) Constituem o desfecho do trabalho e a apresentação das conclusões elaboradas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google