A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a eficiência energética? A eficiência energética é a utilização racional da energia, ou seja, consiste em usar menos energia para fornecer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a eficiência energética? A eficiência energética é a utilização racional da energia, ou seja, consiste em usar menos energia para fornecer."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O que é a eficiência energética?

4 A eficiência energética é a utilização racional da energia, ou seja, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Todos os equipamentos em nossa casa, na escola, no trabalho e até a iluminação das ruas consomem de alguma forma uma fonte de energia, quer ela sejam eléctrica, gás natural ou outra. O uso excessivo de fontes de energia não renováveis é a grande causa da libertação de dióxido de carbono, que por sua vez traz terríveis consequências para o nosso planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

5 Uma forma mais eficiente de reduzirmos o consumo de combustíveis fósseis é através da utilização das energias renováveis como fonte de energia para o consumo das necessidades energéticas, como por exemplo a climatização das nossas casas e aquecimento das águas. A eficiência energética e as energias renováveis são a base da política energética sustentável.

6 O que é a etiqueta energética?

7 Quando escolhemos equipamentos energeticamente mais eficientes estamos a poupar energia e o ambiente. Hoje em dia encontramos variadíssimas opções de equipamentos. Para fazermos uma escolha mais acertada devemos consultar a respectiva etiqueta energética e optar por aqueles que têm menor consumos energéticos. A etiqueta energética permite comparar facilmente e de forma mais rápida a eficiência energética e o consumo dos equipamentos da mesma categoria.

8 A etiqueta energética dá-nos a conhecer a eficiência energética dos equipamentos, os consumos de energia, os rendimentos, a capacidade, o ruído, entre outras. A etiqueta energética permite-nos comparar equipamentos semelhantes, tornando-se uma ferramenta útil na selecção de equipamentos mais eficientes. O tipo e a utilização de um equipamento mais eficiente influenciam a poupança no custo da utilização.

9 Exemplo de uma etiqueta energética:

10 Conselhos para melhorar a eficiência energética.

11 Em casa:  Não se deve deixar o carregador do ipod ou do telemóvel na ficha depois de carregado.  Plante uma árvore – as árvores absorvem CO 2 e evitam que o nosso Planeta se torne demasiado quente.  Não se deve abrir as janelas quando o ar condicionado está ligado.  Deve-se desligar completamente o computador, a playstation, a televisão, as aparelhagens e o dvd quando não estivermos a utilizá-los.

12  Não se deve colocar alimentos e bebidas quentes dentro do frigorífico, ao aumentar a temperatura dentro do frigorífico obriga-lo a produzir mais energia.  Deve-se evitar os produtos embalados. As embalagens criam demasiado lixo.  Deve-se escolher legumes e frutas, de preferência produtos nacionais e locais. Quanto menos km andarem até chegarem à nossa boca, mais eficientes são.  Deve-se reciclar.

13  Deve-se usar a luz do sol o máximo possível, durante o dia.  Deve-se colocar um isolamento térmico de modo a consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento mantendo a mesma temperatura.  Deve-se utilizar lâmpadas ou outros produtos eficientes.  Deve-se desligar a luz se não necessitarmos.  Não se deve abrir a porta do frigorífico muitas vezes e quando se abre devemos ser rápidos, para o frio não sair.

14 Na empresa:  Devem instalar detectores de presença que activem a iluminação apenas quando existem pessoas no local.  Devem optar por computadores portáteis porque são energicamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%.  Devem diminuir a intensidade da iluminação do ecrã do portátil para que a bateria dure mais tempo.  Devem desligar as luzes e as máquinas antes de sair.

15  Devem utilizar tinteiros reutilizáveis.  Devem reciclar papel. Devem utilizar um recipiente para separar o papel usado. Devem utilizar papel reciclado.  Devem imprimir, só se não puderem evitar, utilizar sempre o verso das folhas impressas para novas impressões em modo de rascunho ou para apontamentos.  Não devem deixar os equipamentos em stand-by. Devem desliga-los no botão para não gastar energia desnecessariamente.

16  Devem reciclar os equipamentos eléctricos e electrónicos.  Devem isolar eficazmente portas, janelas, paredes, tecto e pavimento.  Devem diminuir as viagens de trabalho, tentando substituí- las por teleconferências ou vídeo-conferências.  Devem aproveitar a energia solar ao máximo.


Carregar ppt "O que é a eficiência energética? A eficiência energética é a utilização racional da energia, ou seja, consiste em usar menos energia para fornecer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google