A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P. Enfermagem Prof. Luciene.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P. Enfermagem Prof. Luciene."— Transcrição da apresentação:

1 Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P. Enfermagem Prof. Luciene.

2 Protocolos e Pacotes Para simplificar a relação entre hospitais e operadoras de planos de saúde é comum combinar protocolos de atendimento e pacotes.

3 Protocolo Originado da prática médica, é um modelo (standard) de atendimento a ser seguido em determinado caso conhecido; É a intenção de tratar determinado tipo de doença ou sintoma de forma padronizada, e descreve os detalhes deste padrão; Mas pode não ser seguido dependendo de fatores externos (ou complicadores) do caso específico; Não define preço: sua utilidade é descrever em detalhes o que se pretende fazer e quais os insumos a serem utilizados - o preço é definido pelo que foi feito, e o que realmente foi utilizado, podendo ser maior ou menor que o modelo; Serve como base (modelo) para a discussão do que deve ou não ser cobrado, e direciona a justificativa do apontamento de algo que não é comum.

4 Pacote Define um preço, independente do que será feito ou utilizado; Se não existirem intercorrências significativas o preço é mantido; Havendo intercorrência o pacote é desprezado e a conta passa a ser analisada aberta (como se não houvesse pacote).

5 Conta Hospitalar Conceito: É o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados à cobrança das despesas havidas com o atendimentos durante o tratamento no hospital, devendo conter todos os comprovantes pertinentes. Pode ser de dois tipos: conta ambulatorial ou de internação

6 Composição das contas Hospitalares As contas hospitalares são compostas de: Diárias; Taxas: De sala, de serviços, de equipamentos, de instrumentais. Materiais; Gasoterapia; Exames diagnósticos; Materiais especiais.

7 Composição das Contas Hospitalares Diária Hospitalar: É a permanência de um paciente/cliente por um período indivisível de até 24horas em uma instituição hospitalar. Taxa que remunera o aluguel de uma acomodação durante um dia, calculada a partir de um valor médio.

8 Diária Hospitalar Remunera: Serviço de hotelaria relacionada a assistência ao paciente/cliente; Local físico (água,energia elétrica,etc.), conveniências (televisão, internet, etc.); Insumos para higiene pessoal; Alimentação básica do paciente/cliente;

9 Tipos de Acomodações Apartamento; Quarto; Enfermaria; Berçário normal; Berçário patológico; Hospital dia; Isolamento; UTI adulto; UTI pediátrica; UTI neonatal.

10 Formas de Calcular as Taxas Por porte anestésico; Por hora; Por Procedimento/serviço; Por dia; Obs.: Deve constar no contrato a forma de calcular as taxas.

11 Taxas de sala Taxa que remunera o uso de um bem (sala, equipamento, etc.) ou da realização de um procedimento complementar ao médico-hospitalar (fisioterapia, enfermagem, nutrição, etc.), é calculada a partir de um valor médio. Ex. Sala de quimioterapia;. Sala de Hemodiálise;. Sala de hemodinâmica. Exemplo de cobrança de taxa de sala C.C.: Foco, ramper, roupas, mesa cirúrgica, etc.

12 Taxas de serviços Taxas de aplicação de injeção IM, EV, SC. Taxa de aspiração; Taxas de curativos PMG; Taxa de irrigação contínua; Taxa de sondagem vesical, etc.

13 Taxas de Equipamentos Aspirador; Aparelhos de vídeo ( ex.: vídeo-artroscopia ); Bisturi elétrico; Balão intra-aórtico; Intensificador de imagem; Arco cirúrgico, etc.

14 Exames Diagnósticos Os exames são classificados em três grandes grupos: Laboratório, sendo as especialidades mais comuns: análises clinicas,gasometria, anatomia patológica e genética. Imagem, Sendo as especialidades mais comuns : Radiologia geral (Rx) ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, angiografia, etc. Métodos gráficos, sendo as especialidades mais comuns: Eletrocardiograma, eletroencefalograma, medicina do sono e medicina esportiva.

15 Exames Diagnósticos Geralmente compõe todos os custos envolvidos: Honorário médico; Remuneração do técnico; Aluguel do equipamento; Insumos; Produção de laudo(Formalização do resultado). Mas em alguns exames o insumo ¨contraste¨ é cobrado a parte, geralmente quando o exame pode ou não ser realizado com ele.

16 Gasoterapia Repasse do custo de utilização de gases medicinais. Mais comuns são: Oxigênio; Protóxido; Gás carbônico; Ar comprimido.

17 Materiais Especiais É o repasse do custo de aquisição, recebimento e estocagem, distribuição e controle de materiais de alto custo. São materiais também chamados de OPME, MAC, MC e outras. O alto custo desses materiais define a necessidade de controles diferenciados, exigindo dos hospitais e operadoras de planos de saúde a execução de processos específicos.


Carregar ppt "Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P. Enfermagem Prof. Luciene."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google