A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza

2 Camadas da Terra Existe possibilidade do calor do núcleo chegar até a superfície, ou não?

3 Pontos quentes!!! Obs. É um vulcanismo diferente dos associados as placas tectônicas!!!

4 (UFMA) As figuras abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas. Conclusões???

5 Por que acontecem tantos terremotos no Japão?

6 Terremoto no Himalaia de 6,9 gruas deixa pelo menos 55 mortos terremoto que atingiu no domingo o nordeste da Índia, Nepal e Tibete Imagem mostra destruição na cidade de Lumsey, na Índia, causada por tremor de magnitude 6,9 que atingiu a região do Himalaia no domingo à noite.

7 Em que profundidade acontece os terremotos ? Epicentro: ponto na superfície em que aconteceu o sismo. Hipocentro: distância da superfície em que aconteceu o sismo.

8 Qual é a diferença entre uma estrutura e uma forma? Estrutura geológica é a base de um território, onde fica assentado uma forma de relevo. Relevo é a forma como se apresenta o território, são: Montanhas / Cordilheiras; Planaltos / Serras; Planícies; Depressões.

9 Estrutura geológica Maciços antigos / Escudos cristalinos: Terrenos mais antigos da Terra; Formados no período Pré-Cambriano Dobramentos antigos nas quais estão presentes rochas cristalinas. Bacias sedimentares Originadas pela deposição de sedimentos nas partes mais baixas ; Sobre esta estrutura pode estar um derrame vulcânico; Dobramentos modernos Gerados pela colisão de placas; Maiores elevações da superfície. Serra do Mar, estrutura geológica dos Escudos Cristalinos Himalaia, dobramento moderno Qual destas estruturas não tem no Brasil?

10 Formas de relevo Montanhas: formadas por agentes endógenos (internos) A. Jovens: apresentam maiores altitudes e vales profundos por estarem a pouco tempo sofrendo processo erosivo; B. Velhas: altitudes mais moderadas com formas mais suaves e arredondadas. Cadeias de morros- Serras. ()() ()() ()()

11 Agentes de mudança!!! (O) Orogênese: é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ser: convergente, quando duas placas se chocam; divergente, quando duas placas se afastam. (E) Epirogênese: é um fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical Escreva a letra correspondente ao tipo de formação nos círculos.

12 Onde estão as cordilheiras??? Nome das cordilheiras???

13 Formas de relevo

14 Planalto Escarpas Chapadas

15 Planícies: áreas onde acontece o processo de sedimentação (sedimentos decantam)

16 Depressão: intenso processo erosivo em áreas mais baixas do que seu entorno, pode ser: Escreva entre os parênteses: R- Relativa A- Absoluta ()() ()()

17 Depressão do Mar Morto:!!! 408 metros abaixo do nível do mar, sendo o mais baixo reservatório de água; o mais salgado, com sete vezes mais sal que os oceanos. recebe abundante quantidade de água; com o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá- la, tornando-o sempre salgado

18 Formas de Intemperismo!!! Escreva entre os parênteses F- Físico B- Biológico Q- Químico ()() ()() ()() ***Obs. Alguns autores trabalham apenas com o químico e o físico

19 Entende-se por erosão o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou fragmentos de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo ou pelas ondas Eólica () Fluvial () Glacial () Abrasão ()


Carregar ppt "Placas Tectônicas; Rochas e Relevo Prof. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google