A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais"— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais
Comunicação e Mundo Contemporâneo Sabine Mendes, Dn.

2 Sevcenko, 2001 A montanha-russa – parte I
OTIMISMO: Século XVI a meados do século XIX: desenvolvimento tecnológico representado pelo domínio de recursos naturais, novas formas de transporte e comunicação. Hegemonia apoiada em uma vocação inata da civilização européia (ocidental)

3 Sevcenko, 2001 A montanha-russa – parte II
QUEDA VERTIGINOSA:~ Revolução Científico-Tecnológica. Perda das referências espaciais, das circunstâncias que nos cercam e até das faculdades conscientes . Aplicações da eletricidade, usinas, siderúrgicas, meios de transporte como aviões, trens expressos, transatlânticos; telégrafo, rádio, cinema, fotografia. Parques de diversão. Transporte, comunicação e DESTRUIÇÃO em massa. Eficiência (?) além da ética.

4 Sevcenko, 2001 A montanha-russa – parte III
MAQUINISMO TITÂNICO: fase atual. Revolução da Microeletrônica. Saltos qualitativos exponenciais. Incompreensão, imprevisibilidade. Dificuldade de parar e refletir sobre o momento: ao congelá-lo e estudá-lo, já se torna passado.

5 A Segunda Guerra como marco divisor
Mais de 80% dos avanços tecnológicos ocorreram nos últimos 100 anos. Mais de 2/3 desses, concentradamente após a Segunda Guerra. 70% dos engenheiros, cientistas, técnicos ainda estão vivos (texto de 2001), ou seja, fazem parte da geração formada na Primeira Guerra. Conhecimento “dobrando” a cada 2 anos e podem chegar a “dobrar” a cada 12 meses (microeletrônica).

6 Os Regimes Totalitários
 Características: Nacionalismo extremado Defesa de um Estado forte e centralizado Unipartidarismo Militarismo Anticomunismo Culto a figura do chefe Forte propaganda Grande mobilização das massas Racismo

7

8 Antecendentes → Rearmamento e Expansionismo Nazista (ocupação da Áustria e Tchecoslováquia), → Aliança com Itália e Japão (governos também autoritários e expansionistas) “Eixo” ROMA – BERLIM – TÓQUIO → POLÍTICA DE APAZIGUAMENTO (conciliatória) - o perigo maior era a “ameaça vermelha”.

9 Os Passos da Guerra A invasão japonesa na Manchúria (China) em 1931.
Em 1935 a Itália invade a Etiópia. A intervenção nazista na guerra Civil Espanhola. Em 1936 Alemanha, Itália e Japão assinam o Pacto Antikomintern. Em 1938 a Áustria foi anexada ao Terceiro Reich. Em 1938 através da Conferência de Munique os Sudetos da Tchecoslováquia são entregues a Hitler. Hitler exige a anexação do Corredor Polonês (Dantzig).

10 Fases da Guerra A invasão da Polônia em 1º de setembro de (causa imediata). 1ª Fase: (setembro de 1939 a junho de 1942) – Marcada pela expansão vitoriosa do eixo. A assinatura do Pacto Germano-Soviético.

11

12

13

14 Campanha britânica “Careless Talk”

15

16 O Desenrolar do Conflito
Ocupação da Bélgica, Holanda, Noruega e França. O território francês ficou dividido em dois governos: um colaboracionista e o outro oposicionista ao nazismo. Hitler tenta ocupar a Inglaterra, porém esbarra na resistência heróica inglesa. No continente africano sob o comando do general Rommel (África Korps) os nazistas dominam o Norte da África. Em junho de 1941 Hitler traiu o o Pacto de não-agressão e marcha sobre a União Soviética - Operação Barbarossa Em dezembro de 1941 os japoneses atacaram de surpresa a base americana de Pearl Harbor no Havaí. HARD PROPAGANDA.

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27 Soft propaganda

28 Soft propaganda

29 Soft propaganda

30 Soft propaganda

31 Política de Boa Vizinhança
PANCHITO PISTOLES

32 O Desenrolar do Conflito
2ª Fase (junho de 1942 a fevereiro de 1943) – Marcada pela contenção das forças do Eixo e início da contra-ofensiva dos Aliados. Em 1942 os norte-americanos vencem os japoneses na batalha de Midway no Pacífico. Em 1943 os soviéticos vencem os nazistas em Stalingrado. No Egito o Africa Korps foi derrotado pelas forças anglo-americanas.

33 O Desenrolar do Conflito
3ª Fase (março de 1943 a setembro de 1945) – Marcada pela derrota definitiva do Eixo. A atuação heróica do Brasil no conflito. Deposição de Mussolini e rendição incondicional da Itália. O Dia D – Normandia Em 1º de maio de 1945 os soviéticos conquistam Berlim – era o fim do Terceiro Reich. A guerra termina no Oriente com a detonação das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki (6 de Agosto)

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58 CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA:
→ 45 milhões de mortos (URSS = 25 milhões, 5 milhões de judeus...) → Criação da ONU, visando assegurar a paz mundial... → EUA saem mais fortalecidos ainda da guerra, credores de diversos países, sem ter sofrido baixas em seu território → URSS sai destruída materialmente do conflito, mas fortalecida militarmente e politicamente → Rompe-se a aliança entre as duas grandes potências, início da GUERRA FRIA

59 Paz Para as Nações

60 A Segunda Guerra como marco divisor
Estados Unidos e os planos de investimento. Plano Marshall ou Plano de Recuperação Europeia. Dólar como moeda internacional. Negociação de tratados protecionistas – consolidação da hegemonia. Crescimento econômico sem precedentes das economias industriais – crescimento com oscilações na década de 90 (introdução da microeletrônica no mercado de valores). Crescimento do setor de serviços. PIB quadruplicando entre 1950 e 1980.


Carregar ppt "Segunda Guerra Mundial - transformações sociais, políticas e culturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google