A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Mundo Contemporâneo Sabine Mendes, Dn.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Mundo Contemporâneo Sabine Mendes, Dn."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Mundo Contemporâneo Sabine Mendes, Dn.

2  A montanha-russa – parte I - OTIMISMO: Século XVI a meados do século XIX: desenvolvimento tecnológico representado pelo domínio de recursos naturais, novas formas de transporte e comunicação. Hegemonia apoiada em uma vocação inata da civilização européia (ocidental)

3  A montanha-russa – parte II - QUEDA VERTIGINOSA:~ Revolução Científico-Tecnológica. Perda das referências espaciais, das circunstâncias que nos cercam e até das faculdades conscientes. Aplicações da eletricidade, usinas, siderúrgicas, meios de transporte como aviões, trens expressos, transatlânticos; telégrafo, rádio, cinema, fotografia. Parques de diversão. Transporte, comunicação e DESTRUIÇÃO em massa. Eficiência (?) além da ética.

4  A montanha-russa – parte III - MAQUINISMO TITÂNICO: fase atual. Revolução da Microeletrônica. Saltos qualitativos exponenciais. Incompreensão, imprevisibilidade. Dificuldade de parar e refletir sobre o momento: ao congelá-lo e estudá-lo, já se torna passado.

5  Mais de 80% dos avanços tecnológicos ocorreram nos últimos 100 anos.  Mais de 2/3 desses, concentradamente após a Segunda Guerra.  70% dos engenheiros, cientistas, técnicos ainda estão vivos (texto de 2001), ou seja, fazem parte da geração formada na Primeira Guerra.  Conhecimento “dobrando” a cada 2 anos e podem chegar a “dobrar” a cada 12 meses (microeletrônica).

6  Características: Nacionalismo extremado Defesa de um Estado forte e centralizado Unipartidarismo Militarismo Anticomunismo Culto a figura do chefe Forte propaganda Grande mobilização das massas Racismo

7

8 → Rearmamento e Expansionismo Nazista (ocupação da Áustria e Tchecoslováquia), → Aliança com Itália e Japão (governos também autoritários e expansionistas) “Eixo” ROMA – BERLIM – TÓQUIO → POLÍTICA DE APAZIGUAMENTO (conciliatória) - o perigo maior era a “ameaça vermelha”.

9  A invasão japonesa na Manchúria (China) em  Em 1935 a Itália invade a Etiópia.  A intervenção nazista na guerra Civil Espanhola.  Em 1936 Alemanha, Itália e Japão assinam o Pacto Antikomintern.  Em 1938 a Áustria foi anexada ao Terceiro Reich.  Em 1938 através da Conferência de Munique os Sudetos da Tchecoslováquia são entregues a Hitler.  Hitler exige a anexação do Corredor Polonês (Dantzig).

10  A invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939 (causa imediata).  1ª Fase: (setembro de 1939 a junho de 1942) – Marcada pela expansão vitoriosa do eixo.  A assinatura do Pacto Germano-Soviético.

11

12

13

14

15

16  Ocupação da Bélgica, Holanda, Noruega e França.  O território francês ficou dividido em dois governos: um colaboracionista e o outro oposicionista ao nazismo.  Hitler tenta ocupar a Inglaterra, porém esbarra na resistência heróica inglesa.  No continente africano sob o comando do general Rommel (África Korps) os nazistas dominam o Norte da África.  Em junho de 1941 Hitler traiu o o Pacto de não-agressão e marcha sobre a União Soviética - Operação Barbarossa  Em dezembro de 1941 os japoneses atacaram de surpresa a base americana de Pearl Harbor no Havaí.  HARD PROPAGANDA.

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 PANCHITO PISTOLES

32  2ª Fase (junho de 1942 a fevereiro de 1943) – Marcada pela contenção das forças do Eixo e início da contra-ofensiva dos Aliados.  Em 1942 os norte-americanos vencem os japoneses na batalha de Midway no Pacífico.  Em 1943 os soviéticos vencem os nazistas em Stalingrado.  No Egito o Africa Korps foi derrotado pelas forças anglo-americanas.

33  3ª Fase (março de 1943 a setembro de 1945) – Marcada pela derrota definitiva do Eixo.  A atuação heróica do Brasil no conflito.  Deposição de Mussolini e rendição incondicional da Itália.  O Dia D – Normandia  Em 1º de maio de 1945 os soviéticos conquistam Berlim – era o fim do Terceiro Reich.  A guerra termina no Oriente com a detonação das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki (6 de Agosto)

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58  CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA: → 45 milhões de mortos (URSS = 25 milhões, 5 milhões de judeus...) → Criação da ONU, visando assegurar a paz mundial... → EUA saem mais fortalecidos ainda da guerra, credores de diversos países, sem ter sofrido baixas em seu território → URSS sai destruída materialmente do conflito, mas fortalecida militarmente e politicamente → Rompe-se a aliança entre as duas grandes potências, início da GUERRA FRIA

59 Paz Para as Nações

60  Estados Unidos e os planos de investimento. - Plano Marshall ou Plano de Recuperação Europeia. - Dólar como moeda internacional. - Negociação de tratados protecionistas – consolidação da hegemonia. - Crescimento econômico sem precedentes das economias industriais – crescimento com oscilações na década de 90 (introdução da microeletrônica no mercado de valores). - Crescimento do setor de serviços. - PIB quadruplicando entre 1950 e 1980.


Carregar ppt "Comunicação e Mundo Contemporâneo Sabine Mendes, Dn."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google