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. Pesquisas no Brasil.

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1 . Pesquisas no Brasil

2 Pesquisas em parceria (RSE)
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3 1 2 3 4 Economia Planejamento Compras Reciclagem Sustentáveis
Comportamentos Nas pesquisas os respondentes informam sobre 13 comportamentos de consumo, divididos em 4 grupos temáticos Economia Não deixa lâmpadas acessas Fecha torneira para escovar dentes Desliga aparelhos eletrônicos Espera alimentos esfriarem 1 Planejamento Lê rótulo das embalagens Planeja compra de alimentos Pede nota fiscal Planeja compra de roupas 2 Compras Sustentáveis Compra material reciclado Compra de produtos orgânicos Compartilha informações sobre empresas e produtos 3 Reutiliza folhas de papel Família separa lixo para reciclagem Reciclagem 4 Comportamentos e eixos de atuação Os tipos de comportamento? – conscientes: de 43 para 33 (a queda deve ter acontecido por questões contextuais, desemprego, restrição consumo pela mídia e inflação, apagão em 2003 para 2006 com um quadro maior de maior renda, economia favorável etc) - a pergunta: quando o contexto muda, o que fica de realidade no comportamento consciente? 3

4 Segmentação 2. Fecha a torneira enquanto escova os dentes 1. Evita deixar lâmpadas acesas Os 13 comportamentos são utilizados para segumentar a população em quatro grupos: 4. Planeja compra de alimentos 3. Desliga os aparelhos eletrônicos 5. Pede nota fiscal 6. Planeja compra de roupas Indiferentes: adotam no máximo 2 comportamentos 7. Reutiliza folhas de papel 8. Lê o rótulo de embalagens Iniciantes: adotam de 3 a 7 comportamentos 9. A família separa lixo para reciclagem 10. Espera alimento esfriar antes de colocar na geladeira Engajados: adotam de 8 a 10 comportamentos 11. Compra produtos reciclados 12.Compra produtos orgânicos Conscientes: adotam de 11 a 13 comportamentos Conforme os conceitos vão sendo lançados na mídia e vão incorporando, reeditando. O quanto do conceito é levado de maneira fiel? Resultados comparativos entre pesquisas 2003 para sobre OS COMPORTAMENTOS DE SEGMENTAÇAO 13. Compartilha informações sobre empresas e produtos 8 4

5 Comportamentos

6 Comparação Manutenção da quantidade de consumidores conscientes – 5%.
Aumento da quantidade de consumidores indiferentes de 25 para 37%. Diminuição na quantidade de engajados e iniciantes, de 28 para 23% e de 42 para 35%.

7 Perfil por segmentos

8 Tendências Nos últimos anos houve um grande crescimento da população pertencente à classe C, atingindo 50,5% da população em Isso representa um contingente de cerca de 29 milhões de pessoas que passaram a fazer parte deste grupo, entre 2003 e 2009. Esta chamada “nova classe média brasileira” tem um perfil mais jovem, de maioria afrodescendente e com mais famílias chefiadas por mulheres. .

9 Conclusão 1 O estudo mostra resultados positivos, como a manutenção do percentual de consumidores conscientes em 5% o que, considerando-se o aumento populacional, significa um crescimento de cerca de 500 mil consumidores aderindo a valores e comportamentos mais sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, constatou-se um grande crescimento (de 25% para 37% do total) do segmento de consumidores mais distante destes valores e comportamentos, o grupo chamado de indiferente. Estes fatos trazem dois desafios: 1 - Contexto “desfavorável” à adoção de práticas conscientes de consumo. 2 - As ações desenvolvidas pelos agentes que buscam uma sociedade sustentável não conseguiram alçar o grupo de consumidores conscientes para além de um nicho do total de brasileiros.E necessário entender melhor as razões e rever, ajustar, priorizar as ações atuais, de maneira criativa e pensar novas formas de diálogo e sensibilização dos consumidores. .

10 . Pesquisa 2012

11 Criterios para Compras
Critérios para compras Individuais Governo Variação Que a empresa esteja comprometida com a redução do consumo de energia 89 88,00 = Que o produto tenha selo de proteção ambiental 88 87,00 Que durante a produção animais não tenham sido maltratados 86 89,00 Que o produto tenha selo de garantia de boas condições de trabalho para os empregados 86,00 Que a empresa tenha boa relação com a comunidade na qual está inserida (não provoque poluição, barulho, pague impostos etc) 85 A marca mais sustentável 78 nd Que a marca do produto seja reconhecida 75 76,00 Que o produto seja brasileiro 73 82,00 9 A mais tradicional 71 Marca mais utilizada pelas pessoas que você conhece 68 Que o produto seja orgânico 67 74,00 7 É uma marca de prestigio 66 A marca que faz mais propaganda 50 Que a empresa seja pequena 39 52,00 13

12 Conclusão 2 Os fatores ambientais continuam como os mais importantes para as compras governamentais, porem há aspectos que ganham maior importância. Os consumidores acreditam que os governos deveriam considerar aspectos que eles próprios consideram menos relevantes em suas compras.


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