A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência bem sucedida no PSF de Suape

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência bem sucedida no PSF de Suape"— Transcrição da apresentação:

1 Experiência bem sucedida no PSF de Suape
Avaliação da implantação do curso de gestantes no PSF do Cabo de Santo Agostinho Experiência bem sucedida no PSF de Suape

2 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Objetivos gerais Avaliar o impacto do curso de gestantes na comunidade Incentivar a aplicação desta experiência em todas as unidades de PSF do município

3 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Objetivos específicos Buscar informações sobre a consulta de pré natal, grau de instrução, faixa etária das gestantes Avaliar sentimento apresentado durante o parto Avaliar a amamentação exclusiva Motivar a participação dos familiares nas ações de incentivo à amamentação e cuidados com o RN. Avaliar quanto aos cuidados e acompanhamento adequado destes bebes nas unidades de PSF Avaliar a contribuição do curso para s novos saberes

4 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Metodologia: Área de estudo: consiste na população de gestantes da área de suape , constituída com famílias. Tipo de estudo: coorte-transversal(retrospectivo) Amostragem: 24 gestantes, correspondendo a 100% da população de gestantes cadastradas neste período de realização do curso. Coleta dos dados: Questionário contendo questões sobre a gestação parto e puerpério, no período de 04/07 a 08/07/2005.

5 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Justificativa:. O trabalho das equipes do PSF prioriza a assistência a grupos considerados de maior risco e agravos: dentre eles a gestação , parto e puerpério. E sem duvidas a implantação de um curso completo de gestantes englobaria todas essas ações. Em decorrência dessa situação justifica-se a avaliação da implantação de ações que possam aprimorar e melhorar nossos indicadores

6 Introdução O curso consistiu em seis encontros na comunidade, abordando temas como pré-natal, aleitamento materno, nomes do bebê , direitos e deveres da gestante, Tipos de parto, assistência e cuidados ao Rn, apoio familiar e planejamento familiar. Foram fornecidos além de toda estrutura física,apoio logístico, enxovais, materiais para realização das práticas e visita a maternidade municipal. A realização do curso teve as parcerias do projeto SARTE( Saúde Arte e Educação) da Secretaria de saúde do cabo, e da PLAN ( ONG que atua no município).

7 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Maior quantitativo de gestantes está na faixa acima de 30 anos (67%) Gestantes adolescentes atingiram a faixa de (8%)

8 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Observa-se 100% da gestantes da amostra alfabetizadas.

9 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Observa-se maior quantitativo das gestantes(50%) entre a 2ºe 3º gestação. Em seguida (42%) encontra-se na 1º gestação.

10 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Observa-se que 96% das gestantes freqüentaram o pré-natal com mais de seis consultas

11 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Verifica-se que (75%) das gestantes realizaram parto normal e (25%) cesariana.

12 Experiência bem sucedida PSF de Suape
54% das gestantes se mantiveram ansiosas durante o trabalho de parto, 25% tranqüilas e 21% apresentaram medo.

13 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Observa-se que 50% das gestantes iniciaram o aleitamento materno ainda na sala de parto, e 42% no alojamento conjunto

14 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Verifica-se que 82% das gestantes tiveram apoio dos seus familiares para o aleitamento materno.

15 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Observa-se que 71% dessas gestantes mantiveram o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e 29% com alimentação mista.

16 Experiência bem sucedida no PSF de Suape
54% das gestantes realizaram os primeiros cuidados de seu RN

17 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Verifica-se que 100% dos bebês realizaram consulta de puericultura sistemática.

18 Experiência bem sucedida PSF de Suape
92% das puérperas utilizam método de planejamento familiar.

19 Experiência bem sucedida PSF de Suape
Opnião das gestantes sobre se houve melhora em seus Conhecimentos 100% 0% sim Não 100% da gestantes acharam que o curso contribuiu para a melhora e construção de seus conhecimentos.

20 Conclusão Maioria das gestantes estavam com mais de 30anos de idade, todas eram alfabetizadas, o que contribuiu para melhor aquisição de seus conhecimentos e cuidados com o RN. Observa-se uma maior aderência das gestantes ao pré-natal com mais de 6 consultas(92%),proporção acima da média do municipal que é de 88% ( SINAN, 2003). Temos ainda um percentual de 50% de gestantes que iniciaram o aleitamento ainda na sala de parto e 25% das gestantes mostrando tranqüilidade durante o parto ( ultrapassando o medo).

21 Conclusão Boa parte da amostra (82%) tiveram apoio de seus familiares para o aleitamento materno e (54%) das gestantes do curso realizaram os primeiros cuidados do seu RN sem dificuldades. O percentual de aleitamento materno exclusivo foi de 71%, acima da proporção municipal e estadual em % e 55% respectivamente(SIAB,2003). Todos os bebês dessas gestantes do curso realizaram puericultura sistematicamente e 100% das gestantes referiram que o curso contribuiu pra construção e melhora de seus conhecimentos.

22 Recomendações O Nosso curso de gestantes buscou trabalhar a educação popular em saúde, “buscando ações que subsidiem e integrem a prática do dia a dia, valorizando princípios como: respeito, dialogo, pluralidade, valorização da cultura, afetividade, sensibilidade, interdisciplinaridade, problematização, ou seja um processo de construção participativa (Figueirol ,1998). Levando em conta a importância desses resultados obtidos, a prática do curso de gestantes se mostrou de grande importância para a melhora de nossos indicadores e recomenda-se a implantação sistemática em todas as 37 demais equipes de PSF do nosso município.

23 Curso de Gestantes

24 Curso de Gestantes


Carregar ppt "Experiência bem sucedida no PSF de Suape"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google