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REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.

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1 REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012

2 UFMG - Escola de Música Proposta REUNI Set/2007

3 Histórico Decreto Decreto Proposta UFMG de Proposta UFMG de Proposta da Música de Proposta da Música de Proposta UFMG final de Proposta UFMG final de

4 Índices utilizados Número de matrículas :(vagas anuais x duração x retenção) Número de matrículas :(vagas anuais x duração x retenção) Número de docentes: docentes – DPG Número de docentes: docentes – DPG DPG: dedução da Pós: (m+d) x FAV -1,5. doc /6 DPG: dedução da Pós: (m+d) x FAV -1,5. doc /6

5 Dados atuais da Escola de Música Docentes :51 Mestrandos e doutorandos:45 DPG = 6 Vagas vestibular: 46 Matrículas graduação: 192 (x 1,15)=220,8 Índice de titulação: 0,88 Matrículas/professor: 4,3 (220,8/46)

6 Dados da Música (60 novas vagas) Docentes: de 51 para 60 Docentes: de 51 para 60 Matrículas G: de 192(46x4) para 416 (106x4) Matrículas G: de 192(46x4) para 416 (106x4) (220,8) (487,6) (220,8) (487,6) Alunos de PG: de 45 para 54 Alunos de PG: de 45 para 54 Relação aluno/professor: Relação aluno/professor: – FAV: de 1,0 para 1,1 – Retenção média: de 1,10 para 1,10 – DOC – DPG = 44,4 – Relação professor/aluno: de 4,3 para 10,98

7 Proposta apresentada Expansão integrada da G e da PG em níveis similares. Aumento das bolsas de M e de D, e monitorias de G. Articulação PG e G: docentes, pesquisadores, bolsistas. Uso de novas tecnologias para apoio. Incentivo e apoio para estudo extra-classe. Implantação paulatina a todos os cursos. Currículos consistentes porém enxutos. Mobilidade estudantil. Prioridade de expansão para cursos noturnos. Alteração no vestibular. Cursos em demanda para sustentabilidade social.

8 Distribuição recursos REUNI Docentes 31,0% Bolsas doutorado/mestrado 15,5 % Apoio administrativo 11,9% Material didático: produção e editoração 7,1% Preparação de professores 1,2% Mobilidade estudantil 4,2% Custeio de atividades 10,7% Acréscimo no OCC das Unidades 6,5% Emergências e recuperação de áreas físicas 11,9%

9 Cenários e estratégias Aumento de vagas de ingresso no Bacharelado (etapa 01) Aumento de vagas Licenciatura noturna (etapa 02) Criação de novos percursos em turno noturno (etapa 03) Definição de número de ingressantes em cada etapa: 2009– – Vagas geradas pelas etapas antecedentes devem ser contabilizadas para as etapas subseqüentes. Recursos adicionais agregados em cada etapa como investimentos de instalação das etapas seguintes. Cronograma: adesão em 2007 encaminhamento em 2008 etapas 1, 2,e 3 em 2009, 2010 e 2011

10 2008/II Encontro na Unidade para apresentar o cenário previsto para 2009 Encontro na Unidade para apresentar o cenário previsto para 2009 Discussão e decisão sobre rotinas e organização administrativas necessárias para adequação Discussão e decisão sobre rotinas e organização administrativas necessárias para adequação Mudanças necessárias de adequação (preparação para o impacto) Mudanças necessárias de adequação (preparação para o impacto) Previsão: setembro-outubro/2008 Previsão: setembro-outubro/2008 Preparação para Avaliação e Recredenciamento INEP 2009 Preparação para Avaliação e Recredenciamento INEP 2009


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