A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues

2 FUNDAMENTOS DA PROPOSTA Expansão integrada Graduação e Pós-graduação Adoção de novas metodologias no ensino de graduação Acentuado fortalecimento dos programas de mobilidade estudantil na graduação Inclusão social Atendimento a demandas sociais emergentes

3 Fatos Gerais sobre a Educação Superior no Brasil Os cursos de graduação dobraram nos últimos 5 anos; O número de graduados por ano subiu de cerca de 360 mil, em 96, para cerca de 760 mil em % do estudantes em IES estão na região sudeste do Brasil; Cerca 9,4% da população entre anos estão em IES;

4 Fatos Gerais sobre a Educação Superior no Brasil As turmas apresentam, em geral, reduzido número de estudantes em componentes curriculares cuja natureza não requer essa baixa relação professor/aluno, predominando o padrão da formação em pequenos grupos. Os espaços físicos das unidades universitárias registram, não raramente, considerável ociosidade no período noturno. Os índices de evasão de estudantes nos cursos de graduação atingem, em alguns casos, níveis alarmantes.

5 Evolução dos Estudantes Matriculados em IES no Brasil Fonte : Públ ica Privad a

6 Constatações recentes Grande Expansão das IFES a despeito da carência de recursos repassados anualmente pelo MEC; Demanda crescente por ensino público de qualidade; Importância estratégica para o país de formação de pessoal qualificado e de produção do conhecimento.

7 As Metas Centrais do REUNI A elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento A elevação gradual da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito. OBS: O alcance de metas deste nível exige inúmeras mudanças no âmbito didático e estrutural das IFES.

8

9 O Decreto do REUNI-MEC Objetivos e Metas Criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais. Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento (90%) e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano.

10 Redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; Ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior; Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; Diretrizes Gerais do Reuni

11 Revisão da estrutura acadêmica, com reorganização dos cursos de graduação e atualização de metodologias de ensino- aprendizagem, buscando a constante elevação da qualidade; Diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada; Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; Articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica.

12 Recursos Disponibilizados Construção e readequação de infra-estrutura e equipamentos necessárias à realização dos objetivos do Programa; Compra de bens e serviços necessários ao funcionamento dos novos regimes acadêmicos; e Despesas de custeio e pessoal, durante 5 anos, tendo por base o orçamento de custeio e pessoal no ano inicial de execução do plano.

13 Aspectos a considerar Volume considerável de recursos disponibilizados pelo MEC para novas edificações, reformas, custeio e pessoal; Situação real da UFERSA; Necessidade de consolidação da expansão Necessidade de corrigir rumos. Necessidade de estabelecer uma boa imagem da UFERSA no cenário nacional.

14 Estratégias de Ação Laboratórios e biblioteca; Apoio à atividade docente (bolsas de graduação e pós graduação); Promover reuniões/eventos envolvendo Coordenadores de Curso e Professores das diversas áreas. Apoio à atividade acadêmica de elaboração de projetos de pesquisa e extensão.

15 NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO Equipes constituídas por professores, bolsistas de pós-doc, estudantes de pós e monitores de graduação, para ministrarem o ensino Uso de tecnologias de ensino à distância para apoio ao ensino presencial Currículos consistentes, porém enxutos Incentivo e apoio para o estudo extra- classe Implantação paulatina a todos os cursos e não apenas àqueles a serem criados

16 FORTALECIMENTO DE PROGRAMAS DE MOBILIDADE UFMG vem crescendo de forma acentuada seus programas de mobilidade estudantil Fortalecer tais programas, alocando recursos, para propiciar essa experiência a número expressivamente maior de estudantes, inclusive àqueles que não podem custear tal atividade. Manter prioridade em acordos com IFES e Universidades do cone sul.

17 A PREPARAÇÃO INSTITUIÇÃO Construir/reparar instalações físicas adequadas às novas metodologias, em especial um Pavilhão Central de Aulas Preparar professores para o emprego das novas metodologias de ensino, especialmente técnicas de ensino a distância Produzir/atualizar material didático necessário às novas metodologias de ensino Criar estrutura central capaz de apoiar a implantação dos projetos de expansão

18 ESTRATÉGIA DE PARTIÇÃO RECURSOS REUNI Item% Docentes31,0 Bolsas doutorado/mestrado15,5 Apoio administrativo11,9 Material didático: produção/editoração 7,1 Preparação de professores1,2 Mobilidade estudantil e monitoria Grad. 4,2 Custeio atividades expansão (Grad e´Pós) 10,7 Acréscimo orçamento Unidades Acadêmicas 6,5 Emergências e recuperação áreas físicas 11,9


Carregar ppt "Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google