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UNIVERSIDADE DE SOROCABA arquitetura e urbanismo

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE SOROCABA arquitetura e urbanismo"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE SOROCABA arquitetura e urbanismo
HISTÓRIA DA ARQUITETURA NO BRASIL PERÍODO 1º SEMESTRE ANO TURMA A NOTURNO Profª. Ms Teresinha Maria Fortes Bustamante Debrassi

2 OBJETIVOS O conteúdo do curso contempla o estudo da história da arquitetura no Brasil do século XVI à arquitetura moderna e contemporânea. A disciplina dará ênfase ao exame da arquitetura brasileira, apresentando a origem, o desenvolvimento das principais idéias, teorias e obras. A visão panorâmica buscará proporcionar aos alunos uma compreensão crítica dos processos singulares de constituição da nossa produção arquitetônica e seus principais arquitetos.Através dessa compreensão das obras de arquitetura pretende-se estabelecer às bases, para um repertório analítico crítico, que norteará a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano como referência da realidade brasileira....

3 ARQUITETURA NO BRASIL 1. Introdução à Arquitetura no Brasil e seus antecedentes: arquitetura religiosa, civil e oficial. 2. Quadro da Arquitetura no século XIX: regiões pólo no Brasil. 3. Arquitetura Moderna: principais correntes do pensamento arquitetônico do século XX, suas origens históricas e reflexos no Brasil. 4. Panorama da Arquitetura Contemporânea no Brasil.

4 conteúdo programático
Módulo I Introdução à Arquitetura no Brasil e seus antecedentes. 1. Principais correntes da historiografia do espaço edificado das cidades nos países europeus. Arquitetura religiosa, civil e oficial. 2. Introdução aos principais temas, período abordado, justificativa, conceitos, metodologia e bibliografia básica. 3. Considerações gerais sobre a história da arquitetura e das cidades.

5 conteúdo programático
Módulo II Quadro da Arquitetura no século XIX: regiões pólo no Brasil. 1. Rio de Janeiro: Império e a formação das cidades 2. A industrialização: São Paulo e a região de Sorocaba

6 conteúdo programático
Módulo III Arquitetura Moderna: principais correntes do pensamento arquitetônico do século XX, suas origens históricas e reflexos no Brasil. 1. As décadas de 1920 a 1945: introdução da arquitetura moderna. 2. Manifestos Modernos e os pioneiros da arquitetura no Brasil. 3. A arquitetura moderna brasileira, desenvolvimento das principais idéias, teorias e obras modernas produzidas no país. 4. A interpretação dos significados e o alcance da arquitetura moderna brasileira. 5. Arquitetura Pós-Brasília

7 conteúdo programático
Módulo IV Arquitetura Contemporânea no Brasil. Panorama da arquitetura contemporânea brasileira. Arquitetos Contemporâneos: Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer (obras recentes)

8 bibliografia básica REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987. BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. MARTINS, Carlos A. Ferreira (org.). WARCHAVCHIK,Gregori. Arquitetura do século XX e outros escritos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

9 bibliografia complementar
BANHAM, Reyner. Teoria e Projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975. BASTOS, Maria Alice Junqueira & ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após São Paulo: Perspectiva,2010. BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo Perspectiva,2 006 BRUNA, Paulo, J.V. Arquitetura, Industrialização e Desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1976. GIEDEON, Sigfried. Espaço, Tempo e Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004. LE CORBUSIER. Os três estabelecimentos humanos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

10 bibliografia complementar
LEMOS, Carlos A.C. Cozinhas, etc . São Paulo: Editora Perspectiva, 1978 MARX, Murillo. Cidade no Brasil terra de quem? São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991. REIS, Nestor Goulart. Grandes Obras e Urbanização: dois séculos de projetos no Estado de São Paulo. vol. I, vol. II, vol. III, São Paulo: Edusp, Editora da Universidade de São Paulo, 2010. SAIA, Luís. Morada Paulista. São Paulo: Perspectiva, 2005. SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil São Paulo: Edusp, 1998. SEGRE, Roberto. Arquitetura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2005.

11 leituras sugeridas ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. 3ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008. COLQUHOUN, Alan. Modernidade e tradição clássica: ensaios sobre arquitetura São Paulo: Cosac Naify, 2004. FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

12 leituras sugeridas PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno.
Lisboa: Editora Ulisseia, 1936. PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002. PRESTES, Lucinda Ferreira. A Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Aspectos socioeconômicos e arquitetura das classes dominantes ( São Paulo: ProEditores, 1999. KOPP, Anatole. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. São Paulo: Nobel: Editora da Universidade de São Paulo, 1990. ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

13 Módulo I – 1ª aula - 11 fev Introdução à Arquitetura no Brasil e seus antecedentes. Apresentação da Disciplina e Avaliação. Exposição da dinâmica das aulas, leitura programada de textos, seminários . Estudo de caso 1 Estudo de caso 2 Participação ativa dos alunos em sala através da compreensão da proposta e objetivos do curso.

14 FALTA JUSTIFICADA PROFESSOR
Módulo I – 18 fev FALTA JUSTIFICADA PROFESSOR

15 Seminário: Lote Urbano e Arquitetura no Brasil
Módulo I - 2ª aula – 25 fev 1. Introdução aos principais temas, período abordado, justificativa, conceitos, metodologia e bibliografia básica Seminário: Lote Urbano e Arquitetura no Brasil Bibliografia: REIS FILHO,Nestor Goulart Reis. Quadro da Arquitetura no Brasil.Editora Perspectiva, p15-52 ( fichamento ) Divisão grupos de trabalho e seminários 1 / 2

16 Seminário 1 Evolução da morada paulista: a casa bandeirista
Módulo I - 3ª aula – 04 mar Seminário Evolução da morada paulista: a casa bandeirista OBRA: Quinzinho – Sorocaba TEXTO: SAIA, Luís. Morada Paulista. São Paulo: Perspectiva, 2005. p ( fichamento ) Seminário Os velhos quintais e a cozinha antiga OBRA: Técnicas construtivas pau-a-pique, taipa de pilão. TEXTO: LEMOS, Carlos A.C. Cozinhas,etc . São Paulo: Editora Perspectiva, 1978,p ( fichamento) (agendamento 11 de março) Texto Apoio: MARX, Murillo. Cidade no Brasil terra de quem? São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991 Texto Apoio: BURY, J. Arquitetura e arte no Brasil Colonial. São Paulo: Martins Fontes . Leituras programadas com fichamentos individuais dos textos Postura reflexiva, crítica e construtiva desenvolvendo o conteúdo proposto e sua aplicação.

17 Módulo I - 3ª aula – 04 mar 2. Principais correntes da historiografia do espaço edificado das cidades nos países europeus. Arquitetura religiosa, civil e oficial 3.Considerações gerais sobre a história da arquitetura e das cidades. Rio de Janeiro: o Império e a formação das cidades Seminário 3 A arquitetura brasileira no século XIX- o neoclássico no Império TEXTO: REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo : Editora Perspectiva, 1987, p (fichamento) Seminário 4 A segunda metade do século XIX – a evolução das técnicas construtivas. TEXTO: REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987, p (fichamento)

18 Seminário 5 Barroco mineiro ( definição de agendamento)
Módulo I - 4ª aula – 11 mar Seminário Barroco mineiro ( definição de agendamento) Texto Apoio: BAZIN, Germain. A arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de janeiro: Record, 1983. Seminário Arquitetura e Estradas de Ferro no século XIX OBRAS: Estação de Passageiros do Bairro da Luz,São Paulo. Estação de Passageiros de Sorocaba. TEXTOS: SAIA, Luís. Morada Paulista. São Paulo: Perspectiva, 2005. (fichamento) CYRINO, Fábio. Café, ferro e argila: a história da implantação e consolidação da the San Paulo ( Brazilian) Railway Company LT, através da análise da Arquitetura. São Paulo: Landmark, (fichamento)

19 Visita data à confirmar à confirmar
Módulo I - 4ª aula – 11 mar (pendência agendamento Projeto Didático FLONA) 3. Visita Patrimônio Histórico Arquitetônico Floresta Nacional de Ipanema _ Iperó Unidade de Conservação _ FLONA de Ipanema Estudo de Caso 1 e 2 Visita data à confirmar à confirmar

20 Quadro da Arquitetura no século XIX: regiões pólo no Brasil.
Módulo II - 5ª aula – 18 mar Quadro da Arquitetura no século XIX: regiões pólo no Brasil. 1. Considerações introdutórias acerca das transformações decorrentes da Revolução Industrial

21 Seminário 7 O neoclássico: transição para a modernidade e o
Módulo II - 5ª aula – 18 mar Antecedentes do movimento modernista Seminário O neoclássico: transição para a modernidade e o Ecletismo OBRA: TEXTOS: SEGRE, Roberto. América Latina, fim de Milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura . São Paulo Studio Nobel, 1991,p (fichamento) REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo Editora Perspectiva, 1987, p (fichamento)

22 Módulo II – 5ª aula – 18 mar 3. A industrialização: São Paulo e a região de Sorocaba Seminário O café e as edificações urbanas OBRA: Texto apoio: PRESTES, Lucinda Ferreira. A Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Aspectos socioeconômicos e arquitetura das classes dominantes ( ) São Paulo: ProEditores, 1999. TEXTO: PIRES, Mário Jorge. Sobrados e Barões da Velha São Paulo. Barueri, SP: Manole, 2006, p (fichamento) TEXTO: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981, p (fichamento) Texto apoio: Chalés Paulistanos.

23 Seminário 9 Antecedentes do movimento modernista
Módulo II – 6ª aula – 25 mar Seminário 9 Antecedentes do movimento modernista art Nouveau , art Decó TEXTO: SEGRE, Roberto. América Latina, fim de Milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo Studio Nobel, 1991,pg. 97 – 122 (fichamento) TEXTO: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981, p (fichamento)

24 Módulo II – 6ª aula – 25 mar Seminário 10 Antecedentes do movimento modernista neocolonial OBRA: TEXTOS : SEGRE, Roberto. América Latina, fim de Milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo Studio Nobel, 1991,pg. 123 – 136. (fichamento) BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981, p (fichamento)

25 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
LEMOS, Carlos A. C. O que é Arquitetura. 7ª edição São Paulo: Brasiliense,1994. Coleção Primeiros Passos. “Bem mais do que planejar uma construção ou dividir espaços para sua melhor ocupação, a arquitetura fascina, intriga e, muitas vezes, revolta as pessoas envolvidas pelas paredes. Isso porque ela não é apenas uma habilidade prática para solucionar os espaços habitáveis, mas encarna valores. A arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento. Do seu, inclusive. É bom conhecê-la melhor.” (texto contra capa do livro)

26 Módulo II - 7ª aula – 01 abr ESTUDO DE CASO 1 entrega e apresentação Debate sala de aula: principais questões identificadas no estudo de caso

27 Módulo III - 8ª aula – 08 abr Arquitetura Moderna: principais correntes do pensamento arquitetônico do século XX, suas origens históricas e reflexos no Brasil. Seminário 1 Grupo 4 Arquiteto Gregori Warchavchik _ Grupo 4 OBRA 1: Casa “modernista” da Rua Itápolis, Pacaembu, SP , TEXTOS: MARTINS, Carlos A. Ferreira (org.) WARCHAVCHIC,Gregori. Arquitetura do século XX e outros escritos. São Paulo: Cosac Naify, BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. Arquiteto Flávio de Carvalho _ Grupo 4 OBRA Casa Alameda Lorena -1936 TEXTO: OSÓRIO, Luiz Camilo. Flávio de Carvalho. São Paulo: Cosac Naify

28 Arquiteto 5 Lúcio Costa _Grupo 9
Módulo III – 9 ª aula – 15 abr Seminário Grupo 9 Arquiteto Lúcio Costa _Grupo 9 OBRA 1: Ministério da Educação e Saúde, Arquitetos: L.Costa, A. Reidy, J. Moreira, C.Leão, E. Vasconcelos e Oscar Niemeyer. TEXTO: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981,p.88 Arquiteto Rino Levi _ Grupo 9 OBRA 2: Paço Municipal, Santo André, São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.

29 Arquiteto 3 Affonso Eduardo Reidy _ Grupo 3
Módulo III - 9ª aula – 15 abr 1. Antecedentes históricos da Arquitetura do século XX 2. O estilo Internacional: os CIAMs Seminário Grupo 3 Arquiteto Affonso Eduardo Reidy _ Grupo 3 OBRA 1: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, TEXTO: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. O Brutalismo Paulista Arquiteto João Vilanova Artigas _ Grupo 3 OBRA 2: FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / USP TEXTO: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura Nova: Sérgio Ferro, Flávio Império, e Rodrigo Lefévre, de Artigas aos mutirões. São Paulo: Ed. 34, 2000.

30 O novo campo internacional – Brasil.
Módulo III - 10ª aula – 29 abr O novo campo internacional – Brasil. Seminário Grupo 8 Arquiteto Lúcio Costa _ Grupo 8 OBRA 1: Plano Piloto de Brasília TEXTOS: COSTA, Lúcio. Arquitetura. 3ª Ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2005 BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 2009, p

31 OBRA 1: Museu de Arte ,São Paulo,1957-1968.
Módulo III - 10ª aula – 29 abr 2. A arquitetura moderna brasileira, desenvolvimento das principais idéias, teorias e obras modernas produzidas no país. Seminário Grupo 2 Arquiteto Lina Bo Bardi _ Grupo 2 OBRA 1: Museu de Arte ,São Paulo, OBRA 2: Centro de Lazer_ SESC _Fábrica Pompéia São Paulo, TEXTOS: Lina Bo Bardi, Cecília dos Santos, Marcelo Ferraz e André Vainer. Centro de Lazer – SESC - Fábrica Pompéia. Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.Editorial Blau. São Paulo,Brasil, BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. Grupo 2

32 Arquiteto 8 Álvaro Siza _ Grupo 7
Módulo III - 10ª aula – 29 abr Seminário Grupo 7 Arquiteto Álvaro Siza _ Grupo 7 OBRA 1: Museu Iberê Camargo, Porto Alegre Arquiteto João Filgueiras Lima _ Lelé _ Grupo 7 OBRA 2: Centro de Apoio ao Grande Incapacitado Físico- Sarah Lago Norte CTRS, Brasília (DF) TEXTO: MONTEZUMA, Roberto. (organizador). Arquitetura Brasil 500 anos. Recife: Universidade Federal de Pernambuco,2008.

33 OBRA 1: Pinacoteca Seminário 7 Grupo 5 Módulo IV - 11ª aula – 06 mai
Arquiteto Paulo Mendes da Rocha _ Grupo 5 OBRA 1: Pinacoteca OBRA 2: MUBE – Museu Brasileiro da Escultura,

34 Módulo IV - 11ª aula – 06 mai Arquitetura Contemporânea no Brasil. 1. Panorama da arquitetura contemporânea brasileira 2. Arquitetos contemporâneos: Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer (obras recentes) Seminário Grupo 10 Arquiteto 9: Paulo Mendes da Rocha _ Grupo 10 OBRA 1: Capela de São Pedro, Campos do Jordão. OBRA 2: Loja Forma, TEXTO: BASTOS, Maria Alice Junqueira & ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após São Paulo: Perspectiva, 2010.

35 , Módulo IV - 11ª aula – 06 mai Arquiteto 10: Oscar Niemeyer _ Grupo 1
Seminário 9 Arquiteto 10: Oscar Niemeyer _ Grupo 1 OBRA 1: COPAN , São Paulo OBRA Pampulha, Belo Horizonte TEXTOS: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporâneo Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer e o modernismo de formas livres no Brasil. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2002

36 Módulo IV - 11ª aula – 06 mai l Seminário 10 Grupo 6
Arquiteto Oscar Niemeyer _ Grupo 6 OBRA 1: Casa das Canoas , Rio de Janeiro,1953. OBRA 2: Palácio do Planalto, Brasília, TEXTOS: BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981. CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura. ( ) Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006 UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer e o modernismo de formas livres no Brasil. São Paulo: Cosac Naify

37 12ª aula – 13 mai Aula Expositiva : Arquitetura Contemporânea no Brasil Orientação Estudo de caso 2 13ª aula mai Orientação Estudo de Caso 2 (reposição dia 18 de fev) opcional alunos 14ª aula – 20 mai Orientação Estudo de Caso 2 15ª aula – 27 mai Apresentação Estudo de Caso 2 16ª aula – 28 mai Revisão Estudo de caso 1 e 2 17ª aula – 03 jun Seleção Trabalhos Semana/Arquitetura - Recuperação – prova 18ª aula jun ª aula – 17 jun ª aula jun Finalização da avaliação Semana Arquitetura Semana Arquitetura

38 Formas de Avaliação A avaliação do aproveitamento dos alunos será feita através: 1. Leituras e fichamentos individuais, indicação para cada aula referente ao programa da disciplina. Os textos serão selecionados previamente pelo professor. A entrega dos fichamentos será efetuada exclusivamente nas aulas respectivas. Participação nas dinâmicas programadas realizadas em equipe: os debates em sala de aula serão dirigidos por alunos previamente designados, cabendo ao professor o papel de orientador no destaque das questões mais significativas sobre as leituras propostas. 2. Seminários em equipe. 3. Estudo de caso 1: trabalho em equipe. 4. Estudo de caso 2: trabalho em equipe

39 Formas de Avaliação A nota final corresponderá ao peso destinado às três avaliações como segue: 1. Leituras, fichamentos e debates programados (10% da nota final) 2. Seminários e entrega trabalhos escritos dos seminários (20% da nota final) 3. Estudo de caso1 (35% da nota final) 4. Estudo de caso 2: (35 % da nota final) Recuperação: prova escrita, onde será disponibilizada duas imagens aspectos: conceitual da solução arquitetônica adotada, características formais, tipologia da obra, técnicas construtivas. As menções obedecem às normas regimentais da correspondentes à projetos apresentados em sala de aula. O aluno deverá analisar criticamente os dois projetos os Universidade de Sorocaba.

40 ESTUDO DE CASO 1 Patrimônio Histórico da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema e da Floresta Nacional de Ipanema. Patrimônio Arquitetônico único nas Américas. A fábrica foi a primeira fundição de ferro no Brasil e é considerada o berço da siderurgia nacional. Construção da primeira represa no Brasil, construção de fornos e casarões. Serraria e Casa Armas Brancas. Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional ( IPHAN) Objetivos: Promover a análise e o estudo do patrimônio histórico e arquitetônico no Brasil. A intenção do trabalho é que a compreensão das obras permita o conhecimento de um projeto de revitalização dos prédios históricos, e de sua inegável importância e contemporaneidade. Itens a serem contemplados no trabalho: Caracterização física da obra: levantamento arquitetônico -plantas, cortes e elevações croquis e desenhos dos elementos constitutivos da obra – formais e tecnológicos levantamento fotográfico

41 ESTUDO DE CASO 1 Análise Crítica da Obra:
análise funcional, isto é, a relação entre a solução de planta e as necessidades do programa inserção no panorama da arquitetura brasileira e internacional de sua época, quanto a técnicas construtivas e características formais. identificação de eventuais influências formais ou tipológicas sobre a obra, e/ ou suas especificidades próprias verificação do papel de outros condicionantes de partido sobre a solução arquitetônica adotada .

42 Bibliografia: REIS FILHO, Nestor Goulart, Quadro da Arquitetura do
ESTUDO DE CASO 1 Bibliografia: REIS FILHO, Nestor Goulart, Quadro da Arquitetura do Brasil.São Paulo: Editora Perspectiva.,p Pesquisa: Acervo Fundação Ubaldino do Amaral. Jornal Cruzeiro do Sul. Acervo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Acervo FLONA – Floresta Nacional de Ipanema.

43 ESTUDO DE CASO 1 Conclusão final: sobre o significado/ importância da obra, em relação ao tema em que se insere. Para que estes itens sejam adequadamente desenvolvidos é imprescindível: Leitura de textos de apoio Os alunos devem fazer associações possíveis entre o edifício e o contexto geral, através de textos de apoio e questionamentos em aula. A recomendação é que os diferentes grupos de trabalho dialoguem entre si, em sala de aula, para que o trabalho expresse o conjunto dos aspectos relevantes do edifício histórico. Não esquecer que o objetivo não é a apresentação da trajetória histórica da obra, mas a análise da edificação. Apresentação do Estudo: ilustrações, fotos, croquis e desenhos, que devem dar suporte para a elaboração de um texto analítico sobre a obra escolhida, apresentados no formato de uma monografia (seguir normalização UNISO).

44 ESTUDO DE CASO 2 Plano arquitetônico-urbanístico
Arquitetura Moderna _ Edifício Administrativo Arquiteto Paulo Mendes da Rocha _ Unidade de Conservação _ Flona de Ipanema Paulo Mendes da Rocha foi premiado em 2006, prêmio PRITZKER , da Fundação Hyatt. Prêmio atribuído anualmente, sempre para um arquiteto vivo, que firmou-se como o mais importante reconhecimento internacional do setor. ¨O sentido de responsabilidade para com os usuários de seus projetos, assim como para com a sociedade em geral” Plano arquitetônico-urbanístico Bibliografia: REIS, Nestor Goulart. Grandes Obras e Urbanização: dois séculos de projetos no Estado de São Paulo. vol. I, vol. II, vol. III, São Paulo: Edusp, Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

45 Itens a serem contemplados no trabalho:
ESTUDO DE CASO 2 Objetivos: 1. Promover a análise e o estudo da arquitetura moderna. 2. A intenção do trabalho é que a compreensão da obra escolhida permita o entendimento do pensamento, da concepção desenvolvida pelo arquiteto que tem sua expressão final na arquitetura. Itens a serem contemplados no trabalho: Caracterização física da obra: 1. levantamento arquitetônico -plantas, cortes e elevações 2. croquis e desenhos 3. levantamento fotográfico

46 ESTUDO DE CASO 2 Análise Crítica da Obra:
1. análise funcional, isto é, a relação entre a solução de planta e as necessidades do programa 2. inserção no panorama da arquitetura brasileira e internacional de sua época, quanto a técnicas construtivas e características formais. 3. identificação de eventuais influências formais ou tipológicas sobre a obra, e/ ou suas especificidades próprias. 4. verificação do papel de outros condicionantes de partido sobre a solução arquitetônica adotada. Conclusão final: sobre o significado/ importância da obra, em relação ao tema em que se insere.

47 ESTUDO DE CASO 2 Para que estes itens sejam adequadamente desenvolvidos é imprescindível: 1.Leitura de textos de apoio 2. Os alunos devem fazer associações possíveis entre o edifício e o contexto geral, através de textos de apoio e questionamentos em sala de aula. 3. A recomendação é que os diferentes grupos de trabalho dialoguem entre si, em sala de aula, para que o trabalho expresse o conjunto dos aspectos relevantes do edifício histórico. 4.Não esquecer que o objetivo não é a apresentação da trajetória histórica da obra, mas a análise da edificação. Apresentação do Estudo: ilustrações, fotos, croquis e desenhos, que devem dar suporte para a elaboração de um texto analítico sobre a obra escolhida, apresentados no formato de uma monografia (seguir normalização UNISO) Cada grupo deverá apresentar uma maquete de papel da obra. Equipes: grupos de trabalho

48 Estudo de Caso 2 Bibliografia: ROCHA,Paulo Mendes. Maquetes de papel. São Paulo: Cosac Naify,2007. “ No processo de elaboração de um projeto, há um momento em que arquiteto deve transformar os primeiros rabiscos em algo palpável, para aferir a validade dos princípios adotados: verificar as proporções, as sombras que os volumes geram e a relação com as escalas urbana e humana. Para isso uns montam cortes e perspectivas, mudam a escala de trabalho, outros fazem modelos em madeira e, mais recentemente, digitais. Paulo Mendes da Rocha recorre às maquetes de papel, com materiais corriqueiros encontrados em seu escritório: arame, durex, cola. Nesta aula e oficina sobre maquetes ministradas na Casa Vilanova Artigas em Curitiba, o arquiteto relata , passo a passo, sua maneira de projetar. Indica algumas de suas premissas criativas, discute questões contemporâneas envolvidas no projeto e emprega referências de vários campos do conhecimento, sobretudo da física, da geografia, das artes plásticas e da literatura. O depoimento inédito de Paulo Mendes da Rocha sobre seu método de trabalho é uma leitura fértil e, ao mesmo tempo, acessível para estudantes de arquitetura e profissionais da área.” (texto contra capa do livro)

49 periódicos e site recomendados
1. Revista aU – Arquitetura e Urbanismo PINI Revistas / 2. Revista Projeto Design arquitetura ,”design & interiores” / 3. Site artigos científicos / 4. Programa gráfico (livre) / sketch up

50 Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina kamila
Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina GRUPO 1 Wagner Vieira Peres do Carmo Naiara Maria dos Santos Marin Isabela Stocco Patricia Domingues Nesson Faria GRUPO 2 Patricia de Melo Barbosa Helena Pravatta Bassetti Renata Pedroso de Oliveira GRUPO 3 Debora I.A. Haga Heliane tilmi Inukai Ariana Joyce Cubas Sotelo Andressa Rodrigues Adriano GRUPO 4 Paula R. Campos Larissa Francine Gabriela Acquaviva Laura

51 Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina kamila
Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina GRUPO 5 Hano Muller Cetto Sandro Silva Barbosa Ademilson Sanches Marchetti GRUPO 6 Marcia Cristina Ricardo Andrada Glauco Phillipe de Mello Maria Letícia Vieira Vinicius Fortes Torres GRUPO 7 Fernanda Randazzo Deisy Bianco Caio Jun Grupo 8 Kamila Mathias de Freitas Cássia Campos Rafael Nunes Orlando Bazzoni

52 Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina kamila
Turma B matutino 1º semestre 2011 representante da disciplina GRUPO 9 João Henrique Mayara Lena Roberta Medeiros Carolina Ananias Paloma Bueno Juliano David GRUPO 10 Daniela Cristine Larissa Demétrio Patricia Correa Maria Ap. de Oliveira Thassia Munik


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