A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Jornada de Fé Sejam Bem-vindos a EBD! Acesse: www.VaEmFrente.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Jornada de Fé Sejam Bem-vindos a EBD! Acesse: www.VaEmFrente.com."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Jornada de Fé Sejam Bem-vindos a EBD! Acesse:

2 Comentário: Pastor Antônio Gilberto Pastor Antônio Gilberto é consultor doutrinário da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, mestre em Teologia, graduado em Psicologia, Pedagogia e Letras, membro da diretoria da Global University nos Estados Unidos e autor dos livros “Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios”, “O Calendário da Profecia”, “O Fruto do Espírito”, “A Bíblia: o livro, a mensagem e a história”, “A Prática do Evangelismo Pessoal”, “Verdades Pentecostais”, “A Bíblia através de séculos”, “Crescimento em Cristo” e “Manual de Escola Dominical”, todos títulos da CPAD, sendo este último o seu maior best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Fonte: Acesse:

3 O Livro de Êxodo Título: Êxodo. Autor: Moisés. Data e Local: Aproximadamente a.C. Foi Escrito no deserto, durante a peregrinação de Israel, em algum lugar da península do Sinai. Propósito: Registrar os acontecimentos da libertação de Israel do Egito e seu desenvolvimento como nação. Estrutura: I. Israel no Egito (1.1 – 13.20). II. Israel no deserto (12.1 – 18.27). III. Israel no Sinai (19.1 – 40.38). Lugares-chaves: Egito, Gósen, rio Nilo, Midiã, mar Vermelho, península do Sinai e monte Sinai. Características: Relata mais milagres do que qualquer livro do Antigo Testamento. Versículo-chave: Êxodo 3.7,10. Pessoas-chave: Moisés, Faraó, Miriã, Jetro e Arão. Fonte: Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 82. Acesse:

4 O Livro de Êxodo Acesse: Significado de Êxodo: s.m. Saída; emigração em massa de um povo (ou de parte dele). / Segundo livro do Pentateuco (Bíblia), onde se narra a saída dos hebreus do Egito. // Êxodo rural, migração dos habitantes do campo para as cidades.

5 I – O livro de Êxodo 1. Seu Propósito Sua autoria é dada a Moisés (Êx 17:14, 24:4-7, 34:27); O ano que foi escrito foi aproximadamente entre 1450 e 1410 a.C.; Através do Livro de Êxodo, o autor faz uma ligação, dando continuidade a história entre Gênesis e os demais livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio); É um registro permanente da formação da Nação de Israel, através da libertação no Egito; Mostra a forma como Deus ofereceu livramento aquele que seria o Libertador do seu povo (Êx. 2:1-10); Através dele, Deus apresenta um conjunto de Regras para a sociedade que em certos aspectos parecem “revolucionárias” mesmo para os dias atuais (Lição 10) Define a forma do culto a Deus; Passa uma mensagem de redenção onde o conceito de libertação da morte e da idolatria está presente ao longo do livro; O livro tem início cerca de 400 anos depois do povo de Deus chegar ao Egito através de José. 430 anos foram os anos que passaram da chegada até a saída depois da primeira páscoa (Ex 12:40). Acesse:

6 I – O livro de Êxodo 2. A Escravidão Levantasse um novo rei, que não fez questão de conhecer os feitos de José (Êx 1:8); Naquela época já tinha um reconhecimento que o povo de Deus é um povo forte (Êx 1:9); Movido pelo sentimento de maldade, esse rei temeu que em caso de guerra o povo pudesse apoiar os povos inimigos (Ex 1:10); Passou então a impor tarefas pesadas aos hebreus, construíram as cidades de Pitom e Ramessés (Êx 1:11); Acesse:

7 I – O livro de Êxodo 3. Clamor por libertação O povo escravizado, clama a Deus pedindo libertação (Êx 2:23); Deus lembra da promessa que fizera aos patriarcas (Gn 46:4); Deus ainda escuta o clamor do seu povo hoje (Mt 28:20); Os planos de Deus não mudam (Gn 50:24). Acesse:

8 I – O livro de Êxodo Acesse: PERGUNTAS?

9 I – O livro de Êxodo Resumo do Tópico I Moisés é o autor do livro de Êxodo e ele foi escrito para que tivéssemos um registro permanente dos atos histórico e redentores de Deus, pelos quais seu povo foi liberto da escravidão no Egito. Acesse:

10 II – O Nascimento de Moisés 1. Os israelitas no Egito Os israelitas que entraram na terra foram (fora as mulheres dos filhos): 66 pessoas + Jacó = 67 (Gn 46:26); José já estava no Egito e tinha dois filhos (Gn 46:20); Logo SETENTA PESSOAS descendentes diretas de Jacó “entraram” no Egito (Ex 1:5); Atos 7:14 relata 75 pessoas (possivelmente os bisnetos 1Cr 7:14-21); Essas poucas pessoas multiplicaram-se como havia dito Deus a Jacó (Gn 46:3); Como dito, duras jornadas de trabalho escravos foram impostas por esse novo rei; O homem sem deus vai Buscar razões malignas paras justificar seus atos e convencer a si mesmo e a quem está a seu redor; Satanás tinha (e tem) um plano de opressão, escravidão e Morte; Deus tinha e tem (hoje pela graça de Jesus Cristo) um plano de Livramento, libertação e vida para seus filhos. Acesse:

11 II – O Nascimento de Moisés 2. Um bebê é salvo da morte Foi ordenado as parteiras das hebreias (Sifrá e Puá) que matassem todos os filhos homens que nascessem (Êx 1:15,16); O faraó queria com essa atitude diminuir o crescimento do povo israelita; Elas se opuseram a esse plano maligno e Deus as abençoou (Êx 1:17:21); Faraó deu ordem para todo o povo (Não somente aos soldados) que jogassem os filhos homens no rio Nilo (Êx 1:22); Durante 3 meses os pais de Moisés, tiveram coragem para esconder seu filho para livra-lo da morte; Não podendo mais esconde-lo, o coloca numa cesta e o coloca no rio; Curiosamente o rio que por determinação de Faraó deveria mata-lo, o conduz para a talvez a única pessoa que o livraria da morte, a filha do faraó. Acesse:

12 II – O Nascimento de Moisés 3. A Mãe de Moisés Pouco se fala sobre a mãe biológica de Moisés (Êx 6:20); Porém, o suficiente para saber que ela (e seu esposo) eram descendentes da tribo de Levi (Êx 2.1); É dada a ela a educação inicial de Moisés pelo fato dele ter consciência de ser israelita; Mãe de pelo menos 3 filhos (Miriam, Arão e Moisés); Pela mão de Deus, ela não somente livrou o seu filho da morte, mas ainda recebeu um “salário” para amamentar e criar o menino; Possivelmente Arão é mais velho que Moisés, pelo simples fato de acreditar que ele tenha nascido antes daquele período de chacina das crianças. Acesse:

13 II – O Nascimento de Moisés 4. A Filha de Faraó Pouco também se fala sobre a princesa egípcia que encontrou Moisés; Ela que deu nome a Moisés (Êx 2.10); Essa princesa criou o libertador do povo hebreu. Acesse:

14 II – O Nascimento de Moisés Acesse: PERGUNTAS?

15 II – O Nascimento de Moisés Resumo do Tópico II Moisés nasceu durante o período em que Faraó ordenou que todos os meninos israelitas recém- nascidos fossem mortos. Todavia, os pais de Moisés eram tementes a Deus e conseguiram, com a ajuda dEle, salvar o menino. Acesse:

16 III – O zelo precipitado de Moisés e sua fuga 1. Moisés é levado ao palácio Depois de entregar o menino para a mãe biológica (sem saber) ela o recebeu no palácio já grande o qual passou a ser seu filho (Êx 2:10); Acesse:

17 III – O zelo precipitado de Moisés e sua fuga 2. O preparo de Moisés Em Atos 7:22 diz: “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.” Esse ensinamento abrangia: matemática, astronomia, arquitetura, administração, engenharia, etc; Esse ensinamento seria bem utilizado nas mãos do Senhor, é pela mão de Moisés que o povo hebreu recebe o primeiro conjunto de Leis. Acesse:

18 III – O zelo precipitado de Moisés e sua fuga 3. A fuga de Moisés Moisés aos 40 anos sai para visitar seus irmãos, e ao ver o trabalho duro e ver uma briga entre um egípcio e um hebreu, mata o egípcio (Êx 2:11,12); Seu povo o recrimina por essa atitude; Então ele passa a saber que o povo já tinha conhecimento do que ele havia feito (Êx 2:13,14); Por esse motivo ele é sentenciado a morte, e resolve fugir, temendo pela sua vida (Êx 2:15); Nisso chega ao fim uma das etapas da vida de Moisés, e agora ele iria viver 40 anos no deserto; No deserto ele se casa com Zípora; Começa a cuidar das ovelhas de seu sogro Jetro; Moisés aprende as condições básicas de sobrevivência no deserto (outra coisa que iria ser bem útil ao Senhor). Acesse:

19 III – O zelo precipitado de Moisés e sua fuga Acesse: PERGUNTAS?

20 III – O zelo precipitado de Moisés e sua fuga Resumo do Tópico III Moisés passou sua juventude no palácio real. Como filho de uma princesa egípcia, ele frequentou as mais renomadas universidades. Moisés estava sendo preparado, por Deus, para libertar o seu povo e conduzi-lo até a Terra Prometida. Acesse:


Carregar ppt "Uma Jornada de Fé Sejam Bem-vindos a EBD! Acesse: www.VaEmFrente.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google