A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO"— Transcrição da apresentação:

1 A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO
Prof. Adriana Ferrari Gomes Teixeira A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO

2 Introdução Toda matéria é constituída por partículas muito pequenas, arranjadas de diversas maneiras, denominada ÁTOMO. Antigamente supunha-se que era indivisível, porém no século XX fica comprovado que ele é descontínuo e formado de partículas ainda menores. O átomo só pode ser visualizado por microscópios especiais (tunelamento por varredura)a partir daí têm-se uma imagem virtual.

3 Subpartículas do átomo
Descobriu-se que o átomo tem um NÚCLEO composto por partículas denominadas prótons e nêutrons e, uma região chamada ELETROSFERA composta por elétrons. Estabeleceu-se então esta relação: PARTÍCULA MASSA CARGA ELÉTRICA p 1 + (positiva) n (neutra) é 1/1836 - (negativa)

4 Lembre-se: Z = p A = p + n Z = NÙMERO ATÔMICO A=número de MASsa
A convenção internacional usa representar este número como subíndice do lado esquerdo inferior do símbolo que designa o átomo. Exemplo: Átomo de cloro: Z = Representação: 17Cl Equivale ao número de prótons Z = p O número de massa é representado, de acordo com a convenção internacional, por subíndice localizado no lado esquerdo superior do símbolo do elemento. Exemplo: Átomo do sódio: Z = 11; N = 12, logo A = 23 Equivale a prótons + nêutrons A = p + n

5 p = e- Lembre-se ainda: O átomo é um sistema eletricamente neutro.
Número de prótons(+) = Número de elétrons(-) p = e-

6 • Configuração eletrônica dos elétrons:
A configuração eletrônica nada mais é do que a maneira como os elétrons se distribuem ao redor do núcleo, ou seja, na eletrosfera.  A eletrosfera foi dividida pelo físico Niels Bohr em níveis de energia, que são regiões ao redor do núcleo onde os elétrons giram em órbitas específicas dependendo da sua energia. Esses níveis de energia foram chamados de camadas eletrônicas, e a diferença de energia entre eles foi concluída por meio da observação de que alguns elétrons são mais facilmente removidos da eletrosfera que outros, fato que levou os cientistas a deduzirem que há elétrons mais próximos do núcleo do que outros. À medida que o elétron se aproxima do núcleo, sua energia potencial diminui, enquanto sua velocidade e energia cinética aumentam. A energia total do elétron aumenta à medida que ele se afasta do núcleo.

7 Para os elementos conhecidos até os dias de hoje existem até 7 camadas eletrônicas designadas por um número quântico principal (n) que assume números de 1 a 7 ou pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, como representado abaixo:

8 Os elétrons podem distribuir-se em 7 camadas ao redor do núcleo, sendo que cada camada suporta um número máximo de elétrons, como consta abaixo: CAMADAS K L M N O P Q No MÁXIMO DE ELÉTRONS 2 8 18 32

9 Agora vamos entender e praticar ......


Carregar ppt "A ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google