A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções da Linguagem. Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções da Linguagem. Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente."— Transcrição da apresentação:

1 Funções da Linguagem

2 Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro Lingüística e Comunicação (1970).

3 Modelo de Roman Jakobson 1 Função emotiva ou expressiva 2 Função referencial ou denotativa 3 Função apelativa ou conativa 4 Função fática 5 Função poética ou estética 6 Função metalingüística

4 Função emotiva ou expressiva A mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memórias, poesia lírica e cartas de amor.

5 Função referencial ou denotativa A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular. Exemplos: textos jornalísticos, científicos, etc.

6 Função apelativa ou conativa A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo. Geralmente usa-se a 2ª e 3ª pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermões, textos de publicidade e propaganda.

7 Função fática O canal é posto em destaque. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal. Exemplos típicos da função fática são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a atenção, a tipografia, layout, etc.

8 Função poética ou estética É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. É afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações. Exemplos: obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Características: Subjetividade Figuras de linguagem Brincadeiras com o código

9 Função metalingüística O código lingüístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.


Carregar ppt "Funções da Linguagem. Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google