A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito

2 Abordaremos..... Referencial Histórico Conceito e função do PNI Calendários de Vacinação SI-PNI Atribuições do governo Olhar da enfermagem

3 Histórico Já no início de sua existência o nosso país foi utilizado como ponto de embarque e desembarque dos grandes navios, devido à chegada e saída de pessoas dos mais diversos lugares do mundo e, também, à precariedade que havia na qualidade de vida da época, eis que surgem os primeiros problemas relacionados à proliferação de doenças.

4 Histórico É aceitável que nos primeiros períodos que a sucederam houvessem mortes ocasionadas por doenças hoje vistas como de prevenção ou cura simples. Mas isso tornou-se desculpa até quando???

5 Histórico As epidemias aumentaram substancialmente, ao ponto de diminuir os ganhos do país com o afastamento desses navios.

6 Histórico Oswaldo Cruz “Guardas sanitários” Lei Federal nº 1261, de 31 de outubro de 1904, Mesmo sob críticas conseguiu a diminuição dos casos das doenças que se propôs tratar. Carlos Chagas Grande melhora da saúde pública brasileira. Introdução da propaganda e a educação sanitária como integrantes de um novo modelo de saúde.

7 Histórico Surgimento da previdência social, CAP’s (Caixas de Aposentadoria e Pensão) pela Lei Eloy Chaves em 1923. Ação da assistência médica voltada à cura da doença e não à promoção da saúde coletiva.

8 Histórico Sucesso da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV) Corrente que defendia maiores investimentos para o controle de doenças infecciosas passíveis de prevenção por imunização.

9 Histórico Divisão Nacional de Epidemiologia e Estatística de Saúde (DNEES). Criação em 1971, do Plano Nacional de Controle da Poliomielite.

10 Histórico 1804: Introdução da vacina contra a varíola no Brasil. 1832: Primeira legislação de obrigatoriedade da vacina contra a varíola no Brasil. 1887: Epidemia de varíola no Rio de Janeiro. - Introdução da vacina antivariólica animal no Brasil. 1907: Febre Amarela é erradicada no Rio de janeiro.

11 Histórico 1962: Instituição da Campanha Nacional contra Varíola. 1966: Início da Campanha de Erradicação da Varíola. 1970: Campanha de Erradicação da Varíola. 1971: Formulação e execução do Plano Nacional de Controle da Poliomielite. 1972: Início do Programa de Vacinação Anti- sarampo.

12 Histórico Foi neste contexto em que a assistência médica curativa predominava, que em 18 de setembro, nascia o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de integrar ações de imunização realizadas no país e institucionalizado pelo decreto nº 78.231 de 12 de agosto de 1976.

13 PNI Criado o 1º calendário de vacinação para crianças e gestantes. Certificação Internacional da Erradicação da Varíola no Brasil. Realização de campanhas de vacinação contra o sarampo em diversos estados brasileiros.

14 PNI Instituído com o intuito relacionado as seguintes exigências: Estender as vacinações às áreas rurais. Aperfeiçoar a vigilância epidemiológica em todo o território nacional. Capacitar laboratórios oficiais para a respaldarem com diagnóstico.

15 PNI Instituir pelo menos um laboratório nacional de referência para o controle de qualidade das vacinas. Racionalizar sua aquisição e distribuição e uniformizar as técnicas de administração. Promover a educação em saúde para aumentar a receptividade da população aos programas de vacinação.

16 PNI O Ministério da Saúde adota, atualmente, três calendários, são eles: Da criança; Do adolescente; Do adulto; Do idoso;

17 SI-PNI Coleta de dados O SI-PNI é formado por um conjunto de sistemas: Avaliação do Programa de Imunizações - API Estoque e Distribuição de Imunobiológicos - EDI

18 SI-PNI Eventos Adversos Pós-vacinação - EAPV Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão - PAIS Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação - PAISSV. Apuração dos Imunobiológicos Utilizados - AIU Sistema de Informações dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais - SICRIE

19 Atribuições do governo Organizar e realizar as ações de Imunização / Campanha; Realizar divulgação através de todos meios de Comunicação: Rádio / Faixas / Outdoor / TV / Internet e outros; Mobilizar a comunidade e profissionais para a realização da Campanha;

20 Atribuições do governo Disponibilizar viatura e profissionais para vacinação na Zona Rural; Adquirir material necessário para realização da Campanha: Caneta/ lápis/ pastas/ caixas térmicas / mapas/ água/ termômetro / alimentação / camisas e outros.

21 E para nós enfermeiros??? Avaliação de Processo:  Manutenção da sala de vacina e de seus acessórios. Avaliação dos Resultados:  Age como pesquisador/cientista. Atendimento ao Usuário:  Entender a subjetividade de cada indivíduo que necessita da unidade de saúde.

22 Referências Bibliográficas http://search.sweetim.com/search.asp?q=Politicas+de+Imuniza%C3%A7%C3%A3 o+no+brasil&ln=pt&src=1010&crg=2.03001.103002&st=12&sf=0 http://search.sweetim.com/search.asp?q=Politicas+de+Imuniza%C3%A7%C3%A3 o+no+brasil&ln=pt&src=1010&crg=2.03001.103002&st=12&sf=0 http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/livro_30_anos_pni.pdf http://189.28.128.179:8080/svs_informa/edicao-especial-imunizacoes/linha-do- tempo http://189.28.128.179:8080/svs_informa/edicao-especial-imunizacoes/linha-do- tempo http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe93MAG/imunizacao-no-brasil-historia- conceitos-sob-a-otica-enfermagem http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe93MAG/imunizacao-no-brasil-historia- conceitos-sob-a-otica-enfermagem http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14438/artigo_sobre_imuniza%C3 %87%C3%83o:_hist%C3%93rico_sobre_a_vacina%C3%87%C3%83o_no_brasil http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14438/artigo_sobre_imuniza%C3 %87%C3%83o:_hist%C3%93rico_sobre_a_vacina%C3%87%C3%83o_no_brasil http://epidemiologia.alfenas.mg.gov.br/mostra.asp?conteudos=80 http://pni.datasus.gov.br/

23 OBRIGADO PELA ATENÇÃO, MAS AINDA NÃO ACABOU!!! DANIEL LUCAS MYLENE AURELIO JULIANA JOSIFRAN RUBENS


Carregar ppt "Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google