A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito

2 Abordaremos..... Referencial Histórico Conceito e função do PNI Calendários de Vacinação SI-PNI Atribuições do governo Olhar da enfermagem

3 Histórico Já no início de sua existência o nosso país foi utilizado como ponto de embarque e desembarque dos grandes navios, devido à chegada e saída de pessoas dos mais diversos lugares do mundo e, também, à precariedade que havia na qualidade de vida da época, eis que surgem os primeiros problemas relacionados à proliferação de doenças.

4 Histórico É aceitável que nos primeiros períodos que a sucederam houvessem mortes ocasionadas por doenças hoje vistas como de prevenção ou cura simples. Mas isso tornou-se desculpa até quando???

5 Histórico As epidemias aumentaram substancialmente, ao ponto de diminuir os ganhos do país com o afastamento desses navios.

6 Histórico Oswaldo Cruz “Guardas sanitários” Lei Federal nº 1261, de 31 de outubro de 1904, Mesmo sob críticas conseguiu a diminuição dos casos das doenças que se propôs tratar. Carlos Chagas Grande melhora da saúde pública brasileira. Introdução da propaganda e a educação sanitária como integrantes de um novo modelo de saúde.

7 Histórico Surgimento da previdência social, CAP’s (Caixas de Aposentadoria e Pensão) pela Lei Eloy Chaves em Ação da assistência médica voltada à cura da doença e não à promoção da saúde coletiva.

8 Histórico Sucesso da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV) Corrente que defendia maiores investimentos para o controle de doenças infecciosas passíveis de prevenção por imunização.

9 Histórico Divisão Nacional de Epidemiologia e Estatística de Saúde (DNEES). Criação em 1971, do Plano Nacional de Controle da Poliomielite.

10 Histórico 1804: Introdução da vacina contra a varíola no Brasil. 1832: Primeira legislação de obrigatoriedade da vacina contra a varíola no Brasil. 1887: Epidemia de varíola no Rio de Janeiro. - Introdução da vacina antivariólica animal no Brasil. 1907: Febre Amarela é erradicada no Rio de janeiro.

11 Histórico 1962: Instituição da Campanha Nacional contra Varíola. 1966: Início da Campanha de Erradicação da Varíola. 1970: Campanha de Erradicação da Varíola. 1971: Formulação e execução do Plano Nacional de Controle da Poliomielite. 1972: Início do Programa de Vacinação Anti- sarampo.

12 Histórico Foi neste contexto em que a assistência médica curativa predominava, que em 18 de setembro, nascia o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com o objetivo de integrar ações de imunização realizadas no país e institucionalizado pelo decreto nº de 12 de agosto de 1976.

13 PNI Criado o 1º calendário de vacinação para crianças e gestantes. Certificação Internacional da Erradicação da Varíola no Brasil. Realização de campanhas de vacinação contra o sarampo em diversos estados brasileiros.

14 PNI Instituído com o intuito relacionado as seguintes exigências: Estender as vacinações às áreas rurais. Aperfeiçoar a vigilância epidemiológica em todo o território nacional. Capacitar laboratórios oficiais para a respaldarem com diagnóstico.

15 PNI Instituir pelo menos um laboratório nacional de referência para o controle de qualidade das vacinas. Racionalizar sua aquisição e distribuição e uniformizar as técnicas de administração. Promover a educação em saúde para aumentar a receptividade da população aos programas de vacinação.

16 PNI O Ministério da Saúde adota, atualmente, três calendários, são eles: Da criança; Do adolescente; Do adulto; Do idoso;

17 SI-PNI Coleta de dados O SI-PNI é formado por um conjunto de sistemas: Avaliação do Programa de Imunizações - API Estoque e Distribuição de Imunobiológicos - EDI

18 SI-PNI Eventos Adversos Pós-vacinação - EAPV Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão - PAIS Programa de Avaliação do Instrumento de Supervisão em Sala de Vacinação - PAISSV. Apuração dos Imunobiológicos Utilizados - AIU Sistema de Informações dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais - SICRIE

19 Atribuições do governo Organizar e realizar as ações de Imunização / Campanha; Realizar divulgação através de todos meios de Comunicação: Rádio / Faixas / Outdoor / TV / Internet e outros; Mobilizar a comunidade e profissionais para a realização da Campanha;

20 Atribuições do governo Disponibilizar viatura e profissionais para vacinação na Zona Rural; Adquirir material necessário para realização da Campanha: Caneta/ lápis/ pastas/ caixas térmicas / mapas/ água/ termômetro / alimentação / camisas e outros.

21 E para nós enfermeiros??? Avaliação de Processo:  Manutenção da sala de vacina e de seus acessórios. Avaliação dos Resultados:  Age como pesquisador/cientista. Atendimento ao Usuário:  Entender a subjetividade de cada indivíduo que necessita da unidade de saúde.

22 Referências Bibliográficas o+no+brasil&ln=pt&src=1010&crg= &st=12&sf=0 o+no+brasil&ln=pt&src=1010&crg= &st=12&sf=0 tempo tempo conceitos-sob-a-otica-enfermagem conceitos-sob-a-otica-enfermagem %87%C3%83o:_hist%C3%93rico_sobre_a_vacina%C3%87%C3%83o_no_brasil %87%C3%83o:_hist%C3%93rico_sobre_a_vacina%C3%87%C3%83o_no_brasil

23 OBRIGADO PELA ATENÇÃO, MAS AINDA NÃO ACABOU!!! DANIEL LUCAS MYLENE AURELIO JULIANA JOSIFRAN RUBENS


Carregar ppt "Programa Nacional de Imunização PNI Rubens Eduardo C. Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google