A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sara Santos e Tiago Costa Nº 20 e 21 Área de Integração M1 Agrupamento de Escolas Abel Salazar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sara Santos e Tiago Costa Nº 20 e 21 Área de Integração M1 Agrupamento de Escolas Abel Salazar."— Transcrição da apresentação:

1 Sara Santos e Tiago Costa Nº 20 e 21 Área de Integração M1 Agrupamento de Escolas Abel Salazar

2 Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração leccionada pela professora Maria Gabriela Rebocho para ficarmos a conhecer um pouco mais sobre a nossa região.

3

4 S. Mamede Infesta localiza-se no concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Foi elevada a cidade em 2001.

5 Esta cidade só começou a ter o nome de S. Mamede Infesta no ano de 1706, pois antes disto apenas se chamava S. Mamede. A palavra Infesta provém do arcaico que significa subida ou encosta e isto deve-se porque S. Mamede está situada numa encosta que domina o rio Leça.

6 S. Mamede Infesta é banhada pelo Rio Leça e é o único rio que por aqui passa.

7 Igreja Matriz de S. Mamede Infesta; Capela da Amieira; Capela da Ermida; Capela da Nª. Sra. da Apresentação; Capela de S. Félix; Capela de Sto. António do Telheiro; Capela do Senhor da Boa Fortuna; Capelinha de S. Cristóvão.

8 Procissão dos Passos; Festa de Nossa Senhora da Conceição; Festas ao Sto. António do Telheiro; Festas ao Sr. Da Boa Fortuna.

9 Abel de Lima Salazar nasceu a 19 de Julho de 1889 e morreu a 29 de Dezembro de Foi médico, professor, investigador, pintor e resistente ao regime salazarista.

10 Trabalhou durante vários anos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto como Professor Catedrático de Histologia e Embriologia. Foi afastado forçadamente da vida académica e por isso, desenvolveu uma casa artística onde produziu gravura, pintura mural, pintura a óleo de paisagens, retratos, ilustração da vida da mulher trabalhadora e da mulher parisiense, aguarelas, desenhos, caricaturas, escultura e cobres martelados, que hoje estão expostos na Casa-Museu Abel Salazar.

11 Rancho Típico de S. Mamede de Infesta; Mercado Municipal.

12 Comércio Local; Fábrica SONAFI (Sociedade Nacional de Fundição Injetada, SA).

13 Aumento do comércio (especialmente supermercados); Aumento da população; Melhorias do agrupamento escolar; Melhorias nos transportes públicos; Melhorias de acessos em vias de circulação.

14 A população de S. Mamede Infesta acompanhou profundas alterações nos últimos tempos, mantendo no entanto tradições e costumes antigos. Devido ao aumento da população, economia, tecnologias e modernização, S. Mamede continuará num grau de desenvolvimento linear.

15 _Infesta _Infesta


Carregar ppt "Sara Santos e Tiago Costa Nº 20 e 21 Área de Integração M1 Agrupamento de Escolas Abel Salazar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google