A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As funções servem para descrever fenómenos da Física, Economia, Biologia, Desporto, Medicina, etc. A matemática é o instrumento indispensável para qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As funções servem para descrever fenómenos da Física, Economia, Biologia, Desporto, Medicina, etc. A matemática é o instrumento indispensável para qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 As funções servem para descrever fenómenos da Física, Economia, Biologia, Desporto, Medicina, etc. A matemática é o instrumento indispensável para qualquer investigação física.

2 Com este trabalho esperamos perceber melhor a matéria para alem das explicações dadas nas aulas pela professora. Queremos descobrir alguma da historia das funções e outras informações que nos eram desconhecidas. Com este trabalho poderemos divulgar aos nossos colegas o que são funções.

3 O conceito de função é uma generalização da noção comum de "fórmula matemática". Funções descrevem relações matemáticas especiais entre dois objectos, x e f(x)= Y. O objecto x é chamado o argumento ou domínio da função f e o objecto y que depende de x é chamado imagem de x pela f.

4 De um modo geral, Formas de representar uma Função : Esquema; Gráfico; Tabela; Expressão analítica.

5 Qualquer que seja a função chama-se : Domínio de uma função ao conjunto de todos os valores da variável independente. Contradomínio de uma função ao conjunto de todos os valores da variável dependente. Objecto a cada valor da variável independente. Imagem (de um objecto) ao valor correspondente da variável dependente. Se x for um objecto qualquer domínio de uma função f, a sua imagem representa-se por f(x).

6 O conceito de função é um dos mais importantes da Matemática. Este conceito sofreu uma grande evolução ao longo dos séculos, sendo que a introdução do método analítico na definição de função (séc., XVI, séc. XVII) veio revolucionar a Matemática. A origem da noção de função: A noção de função não é muito antiga. No entanto, aspectos muito simples deste conceito podem ser encontrados em épocas anteriores (por exemplo, na mais elementar operação de contagem). Mas o seu surgimento como conceito claramente individualizado e como objecto de estudo corrente em Matemática remonta apenas aos finais do Século XVII.

7 Foi Leibniz ( ) quem primeiro usou o termo "função" em 1673 no manuscrito Latino "Methodus tangentium inversa, seu de fuctionibus". Leibniz uso o termo apenas para designar, em termos muito gerais, a dependência de uma curva de quantidades geométricas como as sub tangentes e sub normais. Introduziu igualmente a terminologia de "constante", "variável" e " parâmetro".

8 Um retoque final nesta definição viria a ser dado em 1748 por Euler ( ) - um antigo aluno de Bernoulli - substituindo o termo "quantidade" por "expressão analítica". Foi também Euler quem introduziu a notação f(x).

9 Este trabalho foi uma proposta muito interessante uma vez que fomos nós que tivemos que pesquisar a matéria, para depois a professora explicar melhor. E para terminar este trabalho deixamos-vos algumas propostas de exercícios e testes interactivos.

10 /func/index.htm /func/index.htm sec/criar/funcoes/teste6.htm sec/criar/funcoes/teste6.htm sec/criar/funcoes/funcoes.html sec/criar/funcoes/funcoes.html

11 Matemática em acção - parte 1. manual adquirido pela professora da respectiva disciplina. Grande dicionário enciclopédico – II volume. Editorial Verbo. A3o A3o /hist.htm /hist.htm

12 Trabalho de Matemática Elaborado por: Joana Paixão Nº 12 Rita Pereira Nº18 8ºA


Carregar ppt "As funções servem para descrever fenómenos da Física, Economia, Biologia, Desporto, Medicina, etc. A matemática é o instrumento indispensável para qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google