A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções & Gráficos FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007 António Júlio Aroeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções & Gráficos FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007 António Júlio Aroeira."— Transcrição da apresentação:

1

2 Funções & Gráficos FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007 António Júlio Aroeira

3 O material didáctico a seguir apresentado foi elaborado no âmbito do programa FORM-ED Formação nas Escolas Digitais e tem como objectivo testar os conhecimentos sobre funções dos alunos que se encontram no final do Ensino Secundário. As questões seleccionadas foram retiradas dos Exames Nacionais do Ensino Secundário e abordam diversos conceitos sobre funções, sempre suportados graficamente. Os conceitos seleccionados vão desde os elementares conhecimentos sobre o domínio, contradomínio, paridade e monotonia passando pelas transformações sobre funções, limites,assimptotas, derivadas e suas aplicações. Sendo a modelação um aspecto fundamental do programa de Matemática do Ensino Secundário, foram seleccionadas diversas questões no contexto da geometria que a abordam. Assume especial destaque a proposta final de modelação em contexto experimental envolvendo o pêndulo gravítico simples. António Júlio Aroeira Para começar...

4

5 Isaac Barrow ( )

6 John Wallis ( )

7 Isaac Newton ( )

8 Gottfried von Leibniz ( )

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 Pêndulo Gravítico Simples Na figura está apresentada a montagem da experiência que permite recolher a distância do pêndulo ao detector de movimento (CBR), no seu movimento de oscilação. Material -- base, suporte e pêndulo -- detector de movimento (CBR) -- calculadora Texas TI cabo de ligação CBR --->> calculadora Para ver filme Clicar na imagem para avançar pêndulo detector de movimento (CBR) calculadora Texas TI-83+

24 Pêndulo Gravítico Simples Qual dos gráficos apresentados define a distância (y) do pêndulo ao sensor em função do tempo (x)? (A) (B) (C) Clicar na imagem para ver o filme Só foi possível realizar esta experiência devido á ajuda prestada pela Técnica do Laboratório Lina Nunes

25 FIM


Carregar ppt "Funções & Gráficos FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007 António Júlio Aroeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google