Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FORM_ED Formação nas Escolas Digitais
Funções & Gráficos António Júlio Aroeira FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007
2
O material didáctico a seguir apresentado foi elaborado no âmbito do programa FORM-ED Formação nas Escolas Digitais e tem como objectivo testar os conhecimentos sobre funções dos alunos que se encontram no final do Ensino Secundário. As questões seleccionadas foram retiradas dos Exames Nacionais do Ensino Secundário e abordam diversos conceitos sobre funções, sempre suportados graficamente. Os conceitos seleccionados vão desde os elementares conhecimentos sobre o domínio, contradomínio, paridade e monotonia passando pelas transformações sobre funções, limites,assimptotas, derivadas e suas aplicações. Sendo a modelação um aspecto fundamental do programa de Matemática do Ensino Secundário, foram seleccionadas diversas questões no contexto da geometria que a abordam. Assume especial destaque a proposta final de modelação em contexto experimental envolvendo o pêndulo gravítico simples. Para começar... António Júlio Aroeira
4
Isaac Barrow ( )
5
John Wallis ( )
6
Isaac Newton ( )
7
Gottfried von Leibniz (1646-1716)
22
Para ver filme Pêndulo Gravítico Simples
Na figura está apresentada a montagem da experiência que permite recolher a distância do pêndulo ao detector de movimento (CBR), no seu movimento de oscilação. pêndulo calculadora Texas TI-83+ Para ver filme detector de movimento (CBR) Material -- base, suporte e pêndulo - detector de movimento (CBR) - calculadora Texas TI-83+ - cabo de ligação CBR --->> calculadora Clicar na imagem para avançar
23
(A) (B) (C) Pêndulo Gravítico Simples
Qual dos gráficos apresentados define a distância (y) do pêndulo ao sensor em função do tempo (x)? (A) (B) Clicar na imagem para ver o filme (C) Só foi possível realizar esta experiência devido á ajuda prestada pela Técnica do Laboratório Lina Nunes
24
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.