A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORM_ED Formação nas Escolas Digitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORM_ED Formação nas Escolas Digitais"— Transcrição da apresentação:

1 FORM_ED Formação nas Escolas Digitais
Funções & Gráficos António Júlio Aroeira FORM_ED Formação nas Escolas Digitais Julho de 2007

2 O material didáctico a seguir apresentado foi elaborado no âmbito do programa FORM-ED Formação nas Escolas Digitais e tem como objectivo testar os conhecimentos sobre funções dos alunos que se encontram no final do Ensino Secundário. As questões seleccionadas foram retiradas dos Exames Nacionais do Ensino Secundário e abordam diversos conceitos sobre funções, sempre suportados graficamente. Os conceitos seleccionados vão desde os elementares conhecimentos sobre o domínio, contradomínio, paridade e monotonia passando pelas transformações sobre funções, limites,assimptotas, derivadas e suas aplicações. Sendo a modelação um aspecto fundamental do programa de Matemática do Ensino Secundário, foram seleccionadas diversas questões no contexto da geometria que a abordam. Assume especial destaque a proposta final de modelação em contexto experimental envolvendo o pêndulo gravítico simples. Para começar... António Júlio Aroeira

3

4 Isaac Barrow ( )

5 John Wallis ( )

6 Isaac Newton ( )

7 Gottfried von Leibniz (1646-1716)

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 Para ver filme Pêndulo Gravítico Simples
Na figura está apresentada a montagem da experiência que permite recolher a distância do pêndulo ao detector de movimento (CBR), no seu movimento de oscilação. pêndulo calculadora Texas TI-83+ Para ver filme detector de movimento (CBR) Material -- base, suporte e pêndulo - detector de movimento (CBR) - calculadora Texas TI-83+ - cabo de ligação CBR --->> calculadora Clicar na imagem para avançar

23 (A) (B) (C) Pêndulo Gravítico Simples
Qual dos gráficos apresentados define a distância (y) do pêndulo ao sensor em função do tempo (x)? (A) (B) Clicar na imagem para ver o filme (C) Só foi possível realizar esta experiência devido á ajuda prestada pela Técnica do Laboratório Lina Nunes

24 FIM


Carregar ppt "FORM_ED Formação nas Escolas Digitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google