A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB
As funções Trabalho de Matemática Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB

2 Índice Diapositivos: Introdução………………………………………………………………………………………….3
O que é uma função…………………………………………………………………………..4 História das funções ……………………………………………………………………….5 Proporcionalidade directa……………………………………………………………….6 Variável dependente e independente……………………………………………7 Domínio, contradomínio……………………………………………………………………8 Objectos, imagens e função linear………………………………… Gráfico, esquema, tabela e expressão analítica…………………………10 Conclusão……………………………………………………………………………………………11

3 Introdução Neste trabalho pretendo explicar o que são as funções.
As funções podem ser representadas por três maneiras:  Gráfico  Tabela  Esquema  Expressão analítica Também vou falar sobre a variável independente e dependente ( Domínio, contradomínio, objectos e imagens ) e ainda vou falar sobre um pouco da história das funções. Espero que gostem!!!!

4 O que é uma função? Uma função é uma correspondência entre duas variáveis se cada valor da variável independente corresponde um e um só valor da variável dependente.

5 História das funções Foi Leibniz ( nascido na Alemanha ) quem primeiro usou o termo função em 1673 num manuscrito Latino. Leibniz usou o termo apenas para designar, em termos muito gerais, como a dependência de uma curva de quantidades geométricas. Introduziu também os conceitos de constante, variável e parâmetro. 

6 Proporcionalidade directa
Uma função é de proporcionalidade directa quando ao unir todos os pontos forma uma linha recta com origem no ponto (0,0)

7 Variável independente e dependente
A variável independente representa o eixo das abcissas ( num gráfico ), os objectos e o domínio. Numa tabela a variável independente representa a parte de cima e num esquema a coluna do lado esquerdo. A variável dependente representa o eixo das ordenadas ( num gráfico ), as imagens e o contradomínio. Numa tabela a variável dependente representa a parte de baixo e num esquema representa a coluna do lado direito.

8 Domínio e contradomínio das funções
Domínio de uma função é o conjunto de todos os valores da variável independente;  Contradomínio de uma função é o conjunto de todos os valores da variável dependente;

9 Objectos , imagens e Função linear
Objecto é cada valor da variável independente; Imagem é cada valor da variável dependente; Função linear é toda a função cujo gráfico é uma recta que contém a origem;

10 Gráfico, tabela, esquema e expressão analítica
1 3 f 2 6 2n 2n

11 Conclusão Neste trabalho expliquei o que são funções e a sua história entre outras coisas. Gostei muito de fazer este trabalho não só por ficar mais culto mas porque gosto do tema abordado.

12 Fim


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google