A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e Matemático Francês. Destaca-se de entre o seu trabalho o estabelecimento de relações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e Matemático Francês. Destaca-se de entre o seu trabalho o estabelecimento de relações."— Transcrição da apresentação:

1 Referenciais Cartesianos René Descartes ( ) foi um filósofo e Matemático Francês. Destaca-se de entre o seu trabalho o estabelecimento de relações entre a Álgebra e a Geometria. Nasce assim um novo ramo da Matemática: A Geometria Analítica

2 O Referencial Cartesiano x y 0 Eixo das Abcissas (xx) Eixo das Ordenadas (yy) Origem

3 Quadrantes x y 0 1º Quadrante x>0 Y>0 2º Quadrante X<0 Y>0 3º Quadrante X<0 Y<0 4º Quadrante x>0 Y<0

4 Síntese: Um referencial cartesiano do plano é formado por 2 rectas orientadas concorrentes num ponto chamado origem. Sendo os eixos perpendiculares o referencial éortogonal. Se a unidade de comprimento for igual nos 2 eixos o referencial diz-se monométrico. A cada ponto P do plano corresponde um par ordenado (a, b) de nºs reais sendo a a abcissa e b a ordenada.

5 Pontos no plano x y 0 A (2, 3) B (3, -2) C (-1, -4) D (-2, -2)

6 x y 0 Rectas horizontais e verticais. Bissectrizes dos quadrantes. Y=3 Y=-2

7 x y 0 Rectas horizontais e verticais. Bissectrizes dos quadrantes. X=-4 X=3

8 x y 0 Rectas horizontais e verticais. Bissectrizes dos quadrantes. Y=X Y=-X


Carregar ppt "Referenciais Cartesianos René Descartes (1596-1650) foi um filósofo e Matemático Francês. Destaca-se de entre o seu trabalho o estabelecimento de relações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google