A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UD II – O FIM DA U.R.S.S., A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES 9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2 2. A Rússia, a Comunidade dos Estados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UD II – O FIM DA U.R.S.S., A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES 9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2 2. A Rússia, a Comunidade dos Estados."— Transcrição da apresentação:

1 UD II – O FIM DA U.R.S.S., A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES 9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2 2. A Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (C.E.I.) e os focos de tensão regional. Referências: Geografia em Mapas (pgs. 60 e 61). Geoatlas

2 Para que saber? O que afeta a nossa vida? Principais focos de tensão geopolítica que envolvem a Rússia Bolsas refletem tensões geopolíticas; dólar sobe ante real (Jornal O Globo) “Investidores reagiam ao aumento da tensão geopolítica na Ucrânia e no Iraque, que ampliou a aversão a ativos de maior risco. ” “Na Ucrânia, a estatal russa Gazprom decidiu cortar o fornecimento de gás ao país depois que negociações sobre o pagamento de uma dívida bilionária não avançaram. Os investidores ainda aguardam a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve na quarta-feira, que poderá trazer novas sinalizações sobre a condução da normalização da política monetária nos Estados Unidos.”

3 ETNIAS Eslavos: Rússia, Ucrânia e Belarus. Caucasianos: Geórgia, Armênia e Azerbaijão. “Etnias regionalizadas” RELIGIÃO Cristianismo (ortodoxo): parte eslava e caucasiana. Islâmico: Turcomenistão, Tadjiquistão, Quiriguistão, Uzbequistão e Cazaquistão ASPECTOS CULTURAIS

4 FOCOS DE TENSÃO ASPECTOS CULTURAIS Conflitos Étnicos Os conflitos étnicos que passaram a ocorrer com grande frequência depois da desintegração da União Soviética, a partir do final dos anos 80, devem ser entendidos levando-se em conta os seguintes aspectos: - Grande parte das fronteiras internas da URSS não foi bem definida historicamente; - Nas ultimas décadas, o crescimento demográfico dos grupos não russos, especialmente o dos muçulmanos da Ásia Central, foi muito mais elevado que o do grupo russo; - Apesar de o grupo russo estar concentrado na Republica russa, cerca de 25 milhões de russos estão espalhados por quase todas as outras regiões do país; - Existem cerca de 45 milhões de não russos vivendo fora de seus territórios étnicos originais.

5 CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI Disputa Ilhas Kurilas (Rússia-Japão) - Ao sul da Península de Kamtchatka. - As ilhas em disputa, que foram ocupadas pelas forças soviéticas durante a Operação Tempestade de Agosto no final da Segunda Guerra Mundial, estão sob administração russa. - reivindicadas pelo Japão, que se refere a eles como os Territórios do Norte. - O Tratado de Paz de San Francisco entre as Forças Aliadas e o Japão a partir de 1951 estabelece que o Japão deveria desistir de todas as reivindicações para as ilhas Curilas, mas também não reconhece a soberania da União Soviética sobre as ilhas Curilas. - Além disso, o Japão atualmente afirma que pelo menos algumas das ilhas em disputa não são uma parte das Ilhas Curilas, e, portanto, não estão cobertas pelo tratado. A Rússia sustenta que a soberania da União Soviética sobre as ilhas foi reconhecida nos acordos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o Japão contesta essa afirmação.

6 CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI Conflito Azerbaijão e Armênia (1988 – 1994) A Guerra de Nagorno-Karabakh designa o conflito armado ocorrido no pequeno enclave étnico de Nagorno-Karabakh no sudoeste do Azerbaijão, opondo a maioria étnica arménia residente na região apoiada pela República da Arménia. Conflito Geórgia – Ossétia do Sul Refere-se ao conflito étnico-político na região autônoma da Geórgia, a Ossétia do Sul, que evoluiu em 1989 e desenvolveu-se na Guerra na ossétia do Sul ( ). Em agosto de 2008, as tensões diplomáticas e conflitos entre a Geórgia e a Ossétia do Sul entraram em erupção com a Guerra na ossétia do Sul em Apoio da Rússia aos separatistas.

7 CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI Conflito na Chechênia ( ?) Independência em Invasão russa em 1994 com a finalidade de restaurar a autoridade de Moscou. A primeira guerra da Chechênia terminou com uma humilhante derrota para as forças russas em Em 1º de outubro de 1999, o então primeiro-ministro russo (e depois presidente) Vladimir Putin deu início a uma nova ofensiva, uma "operação antiterrorista" parcialmente desencadeada por uma onda de atentados contra apartamentos em Moscou e em outras partes da Rússia. Putin atribuiu os ataques a rebeldes chechenos. Ainda no início de 1999, forças chechenas tentaram estabelecer um Estado islâmico na república autônoma russa do Daguestão, que faz fronteira com a Chechênia. Em 2004, o sequestro e assassinato de crianças em uma escola do interior da Rússia, promovido por terroristas chechenos e árabes, reativaram com grande força o clima de tensão.

8 CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI Conflito Ucrânia (anexação da Criméia) Vídeo: Crise entre Rússia e Ucrânia. Reportagem Jornal da Globo. Disponível em:

9 CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI Conflito Ucrânia (anexação da Criméia)

10 REVISÃO DA AULA Baseado nas páginas 60 e 61 do Livro Geografia em Mapas, na aula e no mapa do Slide 9 (Conflito na Ucrânia), responda: 1. A disputa pelas ilhas Kurilas, na península de Kamtchatka, é entre: ( ) Rússia e Coréia do Norte ( ) Rússia e Ucrânia ( ) Rússia e Japão 2. A disputa pela peninsula da Criméia envolve: ( ) Rússia e Coréia do Norte ( ) Rússia e Ucrânia ( ) Rússia e Japão 3. Os países da CEI da parte asiática são países com predominância religiosa: ( ) cristã católica ( ) cristã ortodoxa ( ) islâmica CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI

11 REVISÃO DA AULA 4) Cite 02 (dois) aspectos que devem ser considerados para os conflitos étnicos, ocorridos com o fim da URSS? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI

12 REVISÃO DA AULA 5) Baseado nas informações dos slides 8 e 9, comente da importância da anexação da Criméia pela Rússia? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI

13 C CONCLUSÃO CONFLITOS ENVOLVENDO A RÚSSIA E A CEI


Carregar ppt "UD II – O FIM DA U.R.S.S., A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES 9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2 2. A Rússia, a Comunidade dos Estados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google