A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Península Balcânica. Por sua localização,uma região de passagem entre o Oriente e o Ocidente, a península Balcânica sofreu a influência cultural de vários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Península Balcânica. Por sua localização,uma região de passagem entre o Oriente e o Ocidente, a península Balcânica sofreu a influência cultural de vários."— Transcrição da apresentação:

1 Península Balcânica

2 Por sua localização,uma região de passagem entre o Oriente e o Ocidente, a península Balcânica sofreu a influência cultural de vários povos. Da Segunda Guerra até os anos 80, os países ali situados passaram pela experiência de governos socialistas.

3 Fragmentação da Iugoslávia Em 1945, sob a liderança do Marechal Tito, a Iugoslávia torna-se socialista. Na verdade, era uma Federação, com seis repúblicas. Tito mantinha a distribuição de poderes entre as seis repúblicas, para que não surgissem revoltas entre as diferentes etnias.Os presidentes de cada república se alternavam no poder. As seis repúblicas eram : Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia. A maioria da população era de sérvios, que dominavam grande parte dos setores econômicos e as forças armadas. A segunda maior população era de croatas. Em 1991, com Tito já morto, os sérvios impedem o presidente croata de tomar posse. Croácia e Eslovênia, decretam sua independência no mesmo ano. Os sérvios não aceitam e como eram maioria nas forças armadas, iniciam um conflito.

4

5 Eslovênia País com melhores índices sócio-econômicos da região. Era a terceira maior população da ex-Iugoslávia. O conflito pela independência foi curto, cerca de 4 meses. Possui maioria de eslovenos em sua população e minorias croatas e sérvios. Como a guerra foi curta, não sofreu muitas perdas materiais e humanas. Em 1992, a então Comunidade Econômica Européia reconhece a independência da Eslovênia.

6 Croácia Segundo país mais desenvolvido da região. Era a segunda maior população da ex-Iugoslávia. Conta em sua população com maioria de croatas e uma significativa população de sérvios. São de maioria católica. Esta minoria sérvia, deu apoio às tropas sérvias no conflito de separação da ex-Iugoslávia. Na Croácia, o conflito se estendeu por um ano, com grandes perdas materiais e humanas. Em 1992, a então Comunidade Econômica Européia reconhece a independência da Croácia.

7 Era Sérvia-Montenegro agora.... Sérvia e Montenegro Sérvia Em 1992, após a independência de Croácia e Eslovênia, forma-se um novo país: Sérvia e Montenegro. Após três anos, decidem se separar em um referendo. Os sérvios constituíam cerca de 1/3 da população da ex-Iugoslávia. São de maioria cristã-ortodoxa. Dominavam as melhores terras, era a parcela mais rica da população e dominavam postos chaves nas forças armadas. A Sérvia não aceita a independência da região do Kosovo, de maioria albanesa.

8 Montenegro Mantém maioria de montenegrinos, mas expressiva minoria de sérvios(32%) na sua população. Ainda não possui uma moeda definida. Usa o Euro( apesar de não ser membro ainda ). Requereu sua entrada na EU, com forma de receber capital estrangeiro, como forma de amenizar seus problemas econômicos.

9 Bósnia-Herzegovina È um dos países mais pobres da região. Sua população constitui-se de maioria bósnia ( muçulmanos em sua maioria ), com expressivas minorias de sérvios (31 % ) e croatas (18 %). Guerra : A Bósnia decreta sua independência em A minoria sérvia não aceita dando início a um conflito de três anos,que deixou cerca de 200 mil mortos e 2,5 milhões de refugiados. Apoiados pela Sérvia, milicianos e mercenários fizeram operações de limpeza étnica. O presidente da Sérvia, na época – Slobodan Milosevic – estava preso no Tribunal Penal Internacional na Holanda, respondendo a crimes de guerra. Não foi julgado, pois faleceu antes. Em 1995, foi firmado um acordo de paz, onde estabeleceu-se que tropas da OTAN entrariam no país, onde ainda se localizam. O país continua arrasado pelas consequências da guerra, com economia e infra-estrutura arrasadas.

10

11 Macedônia Foi a única república que escapou de conflitos na ex-Iugoslávia.os Obteve sua independência em 1991, sob os protestos da Grécia, que sempre reivindicou este território. Sua população é de maioria de macedônios, com expressiva minoria de albaneses(21%). Espera ser aceita na EU, para impulsionar sua economia.

12 Kosovo Região ao sul da Sérvia, de maioria albanesa ( 90%). A maioria albanesa, se sente prejudicado com o domínio econômico dos sérvios. Reivindica sua anexação à Albânia. Desde 1999, a região é palco de conflitos entre a população de origem albanesa e as tropas sérvias. A região atualmente é controlada por tropas da ONU.

13 Voivodina Região ao norte da Sérvia, reúne 26 grupos étnicos e seis línguas oficiais. Sua população é constituída de maioria sérvia ( 65%),húngaros (15%) eslovacos (3 %),croatas (3%)e outros grupos minoritários. Apesar de não ter grandes conflitos armados, a região é palco de disputas entre as etnias. É considerada uma região de futuros conflitos étnicos.

14

15


Carregar ppt "Península Balcânica. Por sua localização,uma região de passagem entre o Oriente e o Ocidente, a península Balcânica sofreu a influência cultural de vários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google