A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou."— Transcrição da apresentação:

1 Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.

2 Alguns do motivos foram: Excesso de burocracia do Estado soviético; Excesso de burocracia do Estado soviético; Desvio de recursos do social para os meios militares, programa espacial e esportes, a fim de alimentar a Guerra Fria; Desvio de recursos do social para os meios militares, programa espacial e esportes, a fim de alimentar a Guerra Fria; Falta de liberdade e de democracia; Falta de liberdade e de democracia; Diferenças sociais e econômicas entre o povo e os membros do Partido Comunista (PC); Diferenças sociais e econômicas entre o povo e os membros do Partido Comunista (PC); ETC. ETC.

3 Burocracia

4 Guerra Fria/armas

5 Guerra Fria/programa espacial

6 Guerra Fria/esportes

7 Autoritarismo

8 Diferenças sociais e até desabastecimento, isso em um país que proclamava a ausência de pobreza e igualdade social.

9 A URSS se fragmentou em 15 repúblicas: 1. Armênia; 2. Azerbaijão; 3. Belarus; 4. Cazaquistão; 5. Estônia; 6. Geórgia; 7. Letônia; 8. Lituânia; 9. Moldávia; 10. Quirguistão; 11. Rússia; 12. Tadjiquistão; 13. Turcomenistão; 14. Ucrânia; 15. Uzbequistão.

10 Devido aos fortes laços históricos, culturais, sociais, populacionais e econômicos, foi instituída a CEI: COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES.

11 A CEI manteve unida a maioria das ex. Repúblicas Soviéticas sob a influência Russa através: Da união econômica e monetária, assim como um bloco econômico, nos moldes do MERCOSUL, do NAFTA ou a União Europeia, tendo ainda o rublo como sua moeda. Da união econômica e monetária, assim como um bloco econômico, nos moldes do MERCOSUL, do NAFTA ou a União Europeia, tendo ainda o rublo como sua moeda.

12 Ainda para manter a influência russa, haveria a cooperação militar entre as ex. repúblicas soviéticas. Na prática isso manteria a Rússia como líder do bloco e deixaria os países unidos, só que cada um independente, com seu próprio governante e tendo o capitalismo como sistema de governo, não mais o comunismo com sua planificação econômica e autoritarismo.

13 O mais importante para a Rússia seria a presença militar do país nas demais repúblicas, reforçando sua liderança e influência.

14 Na prática não foi bem assim que ocorreu: Por despertar desconfiança (medo mesmo) em muitas repúblicas, pois como ocorrera anteriormente, a Rússia poderia, de maneira imperialista, reanexar os demais países da CEI. Por despertar desconfiança (medo mesmo) em muitas repúblicas, pois como ocorrera anteriormente, a Rússia poderia, de maneira imperialista, reanexar os demais países da CEI.

15 Por isso Estônia, Letônia e Lituânia não aceitaram aderir ao bloco e se integraram à OTAN e a União Europeia. Tal fato foi do interesse das três Repúblicas Bálticas e dos Estados Unidos/OTAN para impedir um possível avanço russo para o oeste no futuro. Por razões obvias a Rússia não gostou.

16 A Geórgia é um outro membro que em vários momentos integrou e rompeu com o bloco.

17 A CEI é um bloco em decadência. Quase todos os blocos aumentam em integração através de uma maior cooperação econômica, integração social e até monetária, como é o caso da União Europeia. Quase todos os blocos aumentam em integração através de uma maior cooperação econômica, integração social e até monetária, como é o caso da União Europeia. A CEI, ao contrário, se desintegra aos poucos, pois o rublo está sendo substituído por moedas locais, está havendo uma forte aversão à presença das tropas russas em várias repúblicas, os laços econômicos estão diminuindo em relação à Rússia e aos demais países do bloco e se voltando à União Europeia. Inclusive muitos membros da CEI desejam entrar no bloco Europeu. A CEI, ao contrário, se desintegra aos poucos, pois o rublo está sendo substituído por moedas locais, está havendo uma forte aversão à presença das tropas russas em várias repúblicas, os laços econômicos estão diminuindo em relação à Rússia e aos demais países do bloco e se voltando à União Europeia. Inclusive muitos membros da CEI desejam entrar no bloco Europeu.


Carregar ppt "Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google