A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tacômetro e Acelerômetro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tacômetro e Acelerômetro"— Transcrição da apresentação:

1 Tacômetro e Acelerômetro
Projeto de Instrumentação Eletrônica – Alunos: Marcus Vinícius e Barros Silva Tales Wíriton de Souza Pereira

2 Tacômetro O tacômetro é um instrumento de medição do número de rotações (geralmente por minuto, RPM) de um motor. Pode ser chamado também de conta-giros. Pode ser utilizado como um tacômetro óptico ou como um tacômetro de contato permitindo a medição de rpm nas mais diversas aplicações. Quando operado como tacômetro de contato, permite o uso como medidor de velocidade linear (metros/segundo).

3 Tacômetro Pequeno gerador elétrico de CC, com campo fornecido por imã.
Tensão gerada, pela Lei de Faraday é proporcional à velocidade com que o fluxo magnético é cortado pelo enrolamento do rotor. Transdutor mecânico elétrico linear. V = K ω

4 Tacômetro K é uma constante que depende do campo do imã, do número de espiras e pólos e das dimensões do rotor; ω é a rotação do eixo. A polaridade da tensão gerada depende do sentido de rotação. Vantagens: robusto; analógico; Desvantagem: produz muito ruído.

5 Acelerômetro Acelerômetro é um instrumento para medir a aceleração.
A aceleração será obtida a partir da derivação do sinal da velocidade fornecido pelo tacômetro. Velocidade Aceleração

6 Circuito Implementado
Componentes Utilizados: Motor DC de imã permanente , Amplificadores Operacionais, Multiplexador Analógico, Chave Seletora, Conversor Analógico-Digital, Conversor Binário-BCD, Conversor BCD-7 segmentos, Displays de 7 segmentos.

7 Componentes do Circuito
Motor DC de imã permanente: 7 V -> 2800 RPM Raio do eixo: 1,5 cm. Range de velocidade: ,2 Km/h. Range de aceleração: 0 – 255 Km/h².

8 Componentes do Circuito
Conversor Analógico Digital: ADC0804 da National Semiconductor Tensão máxima de entrada: 5 V Números de combinações com 8 bits: 2^8= 256 Resolução = 5 V / 256 = 19,5 mV

9 Componentes do Circuito
CIs do tipo SM74185: Têm como função converter os oito bits de cada valor de velocidade ou aceleração em 8 bits codificados em BCD. Para isso é necessário a colocação de três desses CIs em cascata como mostrado na figura ao lado.

10 Componentes do Circuito
CI DM7446: Os bits em BCD devem passar pelo CI DM7446 para serem codificados de BCD para sete segmentos. São utilizados três desses CIs, um para cada mostrador.

11 Componentes do Circuito
Display KW1-561AOA anodo-comum: Os bits são agora enviados para os displays do tipo anodo-comum. Os sinais dos bits não são lançados diretamente nos displays, pois se isso for feito os leds esquentam e podem queimar. Os sinais que chegam são recebidos por meio de resistores de 820Ω.

12 Montagem em Laboratório


Carregar ppt "Tacômetro e Acelerômetro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google