A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico da escrita João Gutenberg (1398-1468) Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão deu início a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico da escrita João Gutenberg (1398-1468) Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão deu início a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado."— Transcrição da apresentação:

1 Histórico da escrita João Gutenberg ( ) Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão deu início a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno. Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg, foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica. Levou 5 anos para ser concluída.

2 Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos Estados Unidos, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto.

3

4 Século 18

5

6

7

8 Mudança de conceito

9

10

11 Mudança de conceito Mudança de conceito Editar: preparar para publicação. (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=editar)

12 Mudança de conceito Mudança de conceito Exatidão: diminui o risco de erros de escrita Tempo: redução Espaço: redução Material: redução

13 Mudança de conceito Mudança de conceito Possibilidade de editar ou seja, podemos alterar quantas vezes forem necessárias. Facilidades para as novas gerações.

14 Editores de texto

15 Editores de Texto Os Editores de Texto são aplicativos de edição de arquivos de texto. Estes editores são usados para criar documentos. Incluem funções diversas, como, por exemplo, verificação de ortografia, estilo da página e criação de tabelas e listas.

16 Tipos de software disponíveis para edição de texto

17 Tipos de software disponíveis para edição de texto. Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office.

18 Tipos de software disponíveis para edição de texto. LibreOffice é um conjunto de aplicações livre destinada tanto à utilização pessoal quando profissional. Oferece todas as funções esperadas de um conjunto profissional: editor de textos, planilha, editor de apresentações e de desenhos, além de exportação para PDF, editor de fórmulas científicas e extensões. Este programa está disponível na maioria das plataformas computacionais, como, Windows (XP,Vista,7),Linux e MacOS-X.

19 Tipos de software disponíveis para edição de texto. StarOffice é um conjunto de aplicativos essenciais para escritórios, que oferece uma funcionalidade semelhante à Microsoft Office. Permite converter macros do Microsoft Office para o StarOffice. Possui compatibilidade com arquivos do Word, Excel e PowerPoint. Para fazer o download é necessário entrar na página do fabricante e escolher o sistema operacional. Após isso, deverá ser realizado um cadastro para que o download seja efetuado

20 Tipos de software disponíveis para edição de texto. O BrOffice.org é um software integrado de aplicativos que envolve processador de textos, planilha eletrônica, programa de desenho vetorial, gerenciador de banco de dados e editor de fórmulas matemáticas. O programa procura substituir programas como o Word, Excel e PowerPoint, para isso, possui um visual que, se não é idêntico aos originais, pelo menos não impõe muitas dificuldades para quem está acostumado aos programas da Microsoft.

21 Outros mais simples WordPad: O WordPad é um processador de texto básico que acompanha o Windows. Com o WordPad, você pode digitar cartas, resumos de livros e outros documentos simples. Também pode alterar a aparência do texto, mover sentenças e parágrafos, além de copiar e colar texto entre documentos. Kate: Idêntico ao WordPad, porem é uma versão instalada automaticamente junto do OpenOffice.

22 Características das ferramentas de edição de texto

23 Características das ferramentas de edição de texto. Pesquisa e substituição Sequência de pesquisa com uma sequência de substituição.

24 Características das ferramentas de edição de texto. Cortar, copiar e colar A maioria dos editores de texto fornecem métodos para copiar e mover texto dentro do arquivo, ou entre os arquivos.

25 Características das ferramentas de edição de texto. Formatação de Texto Editores de texto frequentemente fornecer recursos básicos de formatação, como quebra de linha, auto-indentação, a formatação de ponto lista, formatação de comentário, e assim por diante.

26 Características das ferramentas de edição de texto. Desfazer e refazer Os editores de texto fornecem maneiras de desfazer e refazer a última edição.

27 Características das ferramentas de edição de texto. Importação Ler ou fusão do conteúdo de outro arquivo de texto para o arquivo atualmente sendo editado.

28 Características das ferramentas de edição de texto. Filtragem Útil para classificar uma série de linhas em ordem alfabética ou numericamente, fazer cálculos matemáticos, e assim por diante.

29 Características de inserção de elementos para edição de texto

30 Características de inserção de elementos para edição de texto. Gráficos. A denominação de processador de texto já é hoje inadequada para muitos programas, que não se limitam à edição de texto, mas também permitem a inclusão de imagens. Normalmente estas são importadas de outros programas, podendo ter sido geradas por eles (gráficos obtidos de folhas de cálculo, por exemplo) ou lidas por scanners.

31 Características de inserção de elementos para edição de texto. Importação/Exportação. O ficheiro criado por um processador consta de dois elementos principais, do texto propriamente dito e de um certo número de códigos que contém a informação relativa à formatação, tipos de letra, etc. Cada processador utiliza um formato de ficheiro próprio com os seus códigos, mas todos permitem alguma forma de transferência de texto entre si.

32 Características de inserção de elementos para edição de texto. Correção ortográfica e sinônimos. Uma função corrente em quase todos os programas é a da correcção ortográfica. Todas as palavras do documento são comparadas com as contidas num ficheiro-dicionário.

33 Características de inserção de elementos para edição de texto. Memorizar e recuperar texto. A maior parte dos processadores permite a memorização de cadeias de caracteres e a sua associação

34 Características de criação e manipulação de tabelas

35 Características de criação e manipulação de tabelas. Colunas e tabelas. Funções que permitem a apresentação de textos e mais de uma coluna, como nos jornais, e a criação automática de tabelas para a apresentação de dados numéricos.

36 Conceitos de criação de documentos para mais de uma pessoa

37 Mala Direta é um recurso do editor de texto que envolve dois arquivos: um arquivo de cadastramento de informações que chamaremos de arquivo de dados e um outro arquivo (chamado de arquivo principal) que buscará as informações que necessitarmos no arquivo de dados.

38 Clientes: João Carlos Maria Querido cliente X Informamos que.....

39 Clientes: João Carlos Maria Querido cliente João Informamos que.....

40 Clientes: João Carlos Maria Querido cliente Carlos Informamos que.....

41 Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Histórico da escrita João Gutenberg (1398-1468) Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão deu início a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google