A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESUMO:Cinemática Referenciais Ponto Material Corpo Extenso Velocidade Aceleração Movimento uniforme Movimento Variado Principais Fórmulas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESUMO:Cinemática Referenciais Ponto Material Corpo Extenso Velocidade Aceleração Movimento uniforme Movimento Variado Principais Fórmulas."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO:Cinemática Referenciais Ponto Material Corpo Extenso Velocidade Aceleração Movimento uniforme Movimento Variado Principais Fórmulas

2 A Cinemática é umas das partes da Mecânica Clássica que em Física estuda a descrição de alguns movimentos comuns do nosso dia-a- dia, sem se preocupar com a análise de suas causa. Cinemática

3 Referenciais Observando os corpos à nossa volta, podemos ter intuitivamente ter uma idéia do que são os movimentos e o repouso. Mas esses dois conceitos são relativos.

4 Referenciais Ao dormir você pode estar em repouso em relação às paredes de seu quarto; entretanto, em relação ao sol, você é um viajante espacial.

5 Ponto Material É uma representação de qualquer corpo que em virtude do fenômeno analisado tem dimensões desprezíveis sendo importante apenas seu movimento.

6 Corpo Extenso Qualquer corpo com dimensões que não podem ser desprezadas no fenômeno analisado.

7 28/3/2010 Velocidade Se um objeto está em movimento num dado sistema, ele é dotado de velocidade. Se num intervalo de tempo t, o móvel percorrer um espaço s. A relação entre o espaço percorrido e o intervalo de tempo gasto para percorrê-lo é a velocidade média nesse intervalo de tempo

8 Velocidade Quanto maior for a velocidade de um móvel tanto mais rápido ele estará.

9 Aceleração Se a velocidade de um móvel varia com o tempo num dado sistema de referência diz-se que ele está dotado de aceleração.

10 28/3/2010 Aceleração Se, num intervalo de tempo t, houve uma variação de velocidade v, definimos a aceleração média (a m ) No sistema internacional, a unidade é m/s 2. Uma aceleração conhecida é a da gravidade, que é de 9,8 m/s 2 em média.

11 Movimento uniforme  Movimento uniforme é aquele que se dá com velocidade constante. Escrevemos : S = So + v.t S= Posição final percorrida pelo móvel So= Posição inicial da partícula (no tempo t = 0). Vt= velocidade constante durante o percurso

12 Movimento uniforme No movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Esta é a forma de verificar, experimentalmente, se um objeto se move com velocidade constante.

13 Movimento Variado Considerando-se o movimento uniformemente variado, podemos analisar os gráficos desse movimento dividindo-os em duas categorias, as quais se distinguem pelo sinal da aceleração Neste caso, como a aceleração é positiva, os gráficos típicos do movimento acelerado

14 Movimento Variado Sendo a aceleração negativa (a < 0), os gráficos típicos são curva que resulta do gráfico s x t tem o nome de parábola

15 Principais Fórmulas

16


Carregar ppt "RESUMO:Cinemática Referenciais Ponto Material Corpo Extenso Velocidade Aceleração Movimento uniforme Movimento Variado Principais Fórmulas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google