A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CAPITULO 3 ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME Os físicos, entre outras atribuições, procuram entender, interpretar, descrever e explicar os fenômenos naturais. Para isso formulam teorias. A linguagem vetorial é um dos recursos desenvolvidos pelos físicos e matemáticos que ajudam a descrever os movimentos de forma compacta e objetiva.

2 Cinemática - Parte da física que estuda o movimento;
O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. O movimento é retilíneo uniforme quando o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante

3 Movimento retilíneo uniforme: progressivo e retrógrado:
Movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa. movimento progressivo: v > 0 movimento retrógrado: v < 0

4 Movimento Curvilíneo é o movimento cuja direção muda a cada instante.
Ex. Roda gigante, carrossel, ponteiro de um relógio, movimento de translação da Terra, etc. Circular Elíptico

5 Movimento Retilíneo é o movimento cuja direção é uma linha reta.
Ex. Bola de boliche, a queda de um corpo a partir do repouso, etc.

6 Movimento Uniforme (MU) é o movimento onde a partícula percorre, variações de espaços “Ds” iguais, em intervalos de tempo “Dt” iguais. Ex 1. Uma partícula, deslocando-se sobre trajetória retilínea teve a seguinte variação de posição no tempo (tabela). t(s) 2 4 6 8 10 12 s(m) -10 20 30 40 50 Observa-se que para intervalos de 2s ocorre uma variação de espaço de + 10m. A velocidade é constante e igual a 5m/s.

7 Movimento Uniformemente Variado (MUV) é todo o movimento que apresenta variações de velocidades iguais em iguais intervalos de tempo. Ex 1. Um corpo, se desloca em linha reta e apresenta a seguinte variação de velocidade no tempo (tabela). t(s) 3 6 9 12 15 18 21 v(m/s) 24 30 36 42 Observa-se que para intervalos de 3s ocorre uma variação de velocidade de 6 m/s. A aceleração é constante e igual a 2m/s2.


Carregar ppt "ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google