A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm Ex.1 - Uma partícula se deslocando ao longo da reta, figura. Calculo da v m da esfera no intervalo 2s a 6s.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm Ex.1 - Uma partícula se deslocando ao longo da reta, figura. Calculo da v m da esfera no intervalo 2s a 6s."— Transcrição da apresentação:

1 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm Ex.1 - Uma partícula se deslocando ao longo da reta, figura. Calculo da v m da esfera no intervalo 2s a 6s

2 Ex. 2 Um ciclista deslocando-se sobre pista retilínea. 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm A v m do ciclista entre as posições s 1 a s 2 :

3 Ex. 3 (caso 1) Uma partícula, em movimento retilíneo, apresentou informações a cerca do seu movimento conforme o diagrama a baixo : S(km) t(h) VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm V m entre 0 e 5 h:

4 Ex. 3 (caso 2) Uma partícula, em movimento retilíneo, apresentou informações a cerca do seu movimento conforme o diagrama a baixo : S(km) t(h) VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm V m entre 2 e 5 h:

5 Ex. 4 Um móvel percorre uma distância de 200 km em 2,4 h e em seguida percorre mais 180 km em 1,6 h. Qual a velocidade média no percurso total ? 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm

6 Ex. 5 Um móvel se desloca, sobre trajetória retilínea, e seus espaços variam no tempo conforme equação s = t 2 no (SI). Determinar a velocidade média do referido móvel nos intervalos: A) 0 a 2s B) 1s a 4s 1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm

7 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS a.Quanto ao sentido percorrido sobre a traje- tória, temos dois tipos de movimentos. i. Progressivo ( s > 0) e (v > 0) Num movimento progressivo o corpo se desloca a favor da orientação positiva.

8 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS a.Quanto ao sentido percorrido sobre a trajetória..... ii. Retrógrado (regressivo) ( s < 0) e (v < 0) Num movimento retrógrado o corpo se desloca contrário ao da orientação positiva.

9 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS b.Quanto a forma da trajetória, temos os movi- mentos curvos e os retilíneos. i.Curvilíneo é o movimento cuja direção muda a cada instante. Ex. Roda gigante, carrossel, ponteiro de um relógio, mo- vimento de translação da Terra, etc. CircularElíptico

10 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS b.Quanto a forma da trajetória, temos os... e os retilíneos. ii. Retilíneo é o movimento cuja direção é uma linha reta. Ex. Bola de boliche, a queda de um corpo a partir do repouso, etc.

11 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS i. Movimento Uniforme (MU) é o movimento onde a partícula percorre, variações de espaços s iguais, em intervalos de tempo t iguais. Ex 1. Uma partícula, deslocando-se sobre trajetória retilínea teve a seguinte variação de posição no tempo (tabela). C. Quanto a variação no módulo da velocidade. t(s) s(m) Observa-se que para intervalos de 2s ocorre uma variação de espaço de + 10m. A velocidade é constante e igual a 5m/s.

12 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS ii. Movimento Uniformemente Variado (MUV) é todo o movimento que apresenta variações de velocidades iguais em iguais intervalos de tempo. Conseqüência a aceleração escalar é constante e não nula. Ex 1. Um corpo, se desloca em linha reta e apresenta a seguinte variação de velocidade no tempo (tabela). C. Quanto a variação no módulo da velocidade. t(s) v(m/s) Observa-se que para intervalos de 3s ocorre uma variação de velocidade de 6 m/s. A aceleração é constante e igual a 2m/s 2.

13 Definição : Quando um móvel variou sua velocidade ( V) por um intervalo de tempo ( t), dizemos que este sofreu uma: A aceleração também é uma grandeza física mista, podendo ser instantânea (a) ou média (Am)(feita por média ponderada). -Por motivos da atual grade curricular do novo ensino médio, apenas trabalhamos com movimentos uniformes variados, logo o modulo da aceleração instantânea e média, são sempre idênticos. a = a m = V =v - v t = t - t Para uma mesma desaceleração, um veiculo leva espaços maiores para parar quando a velocidade é maior.

14 Exemplo: Qual a aceleração média de um movimento uniforme variado, de acordo com a tabela de valores abaixo: m/s s0246 A m = V : t = (12 – 24):( 6 – 0)= -12 : 6= -2(m/s 2 ) Obs: Para normas internacionais de sistemas métricos, exige-se o uso de m/s para velocidade e m/s 2 para aceleração


Carregar ppt "1.VELOCIDADE MÉDIA ESCALAR Vm Ex.1 - Uma partícula se deslocando ao longo da reta, figura. Calculo da v m da esfera no intervalo 2s a 6s."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google