A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Vozes da Fé” GOD tb canta... João Abreu As aclamações, os hinos, os salmos que cantamos hoje fazem parte dos elos dessa cadeia começada com os cristãos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Vozes da Fé” GOD tb canta... João Abreu As aclamações, os hinos, os salmos que cantamos hoje fazem parte dos elos dessa cadeia começada com os cristãos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “Vozes da Fé” GOD tb canta... João Abreu

4 As aclamações, os hinos, os salmos que cantamos hoje fazem parte dos elos dessa cadeia começada com os cristãos dos primeiros séculos.

5  Act. 16,25: S. Lucas, falando de Paulo e Silas na prisão, diz que “pela meia noite, em oração, cantavam hinos a Deus, enquanto os outros presos os escutavam”;  Ef. 5,19: “Enchei-vos do Espírito Santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais”.  Col. 3,16”…em ação de graças, entoem vossos corações salmos, hinos e cânticos espirituais.” (Ver também Ef. 5,19).

6 A Liturgia do Séc. II constava de: Leituras, canto dos salmos, homilia e oração dos fiéis Tertuliano, De Anima, IX,4 Um esquema que se tornará clássico para cada celebração litúrgica.

7 “O Canto é um elemento fundamental da oração cristã. É o seu coroamento lírico”. JOUNEL P., A Missa ontem e hoje, Gráfica de Coimbra, p. 75

8  “Cantar é próprio de quem ama”.  Tenha-se por isso em grande apreço o canto nas celebrações…  “Quem bem canta duas vezes reza”.

9 “a profunda ligação entre a beleza e a liturgia deve levar-nos a considerar atentamente todas as expressões artísticas colocadas ao serviço da celebração” Papa Bento XVI Exortação Apostólica pós-sinodal “SACRAMENTO DA CARIDADE”

10 “é necessário que, em tudo o que tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza” Papa Bento XVI Exortação Apostólica pós-sinodal “SACRAMENTO DA CARIDADE”,

11 “Como todas as expressões artísticas, também o canto deve estar intimamente harmonizado com a liturgia, colaborar eficazmente para o seu fim, ou seja, deve exprimir a fé, a oração, o enlevo, o amor por Jesus presente na Eucaristia.” Papa Bento XVI

12 Por isso, há que ter a preocupação da sua qualidade, tanto no que se refere aos textos como às melodias…” João Paulo II Carta Apostólica sobre a Santificação do Domingo, nº 50

13 música banalrealidades transcendentes?” … “Se não podemos, com palavras banais, exprimir coisas belas, como poderemos, com música banal, exprimir realidades transcendentes?” Pe. Manuel Luís (B.P.L., nº 29-31, p.104).

14 “Velai por que se escolham cânticos belos, que assentem em textos válidos e que estejam de acordo com um conteúdo significativo. A música litúrgica tem a capacidade sugestiva de entrelaçar o sentido teológico, o sentido da beleza formal e a intuição poética.” João Paulo II Discurso aos Bispos da Provença Mediterrânica, in La Maison Dieu

15  envolver as pessoas;  “agarrá-las” por dentro;  tocá-las, não as deixar na mesma;  provocar nelas a abertura à transcendência;  a adesão aos textos sagrados;  o amor a Deus;

16 Música Sacra Glorifi cação Conso lação Adora ção Pieda de Beleza Santi dade Oração DEUS

17  Envolver as pessoas;  DIZER BEM O TEXTO de forma clara e compreensível, articular bem as consoantes, abrir bem a boca para pronunciar as vogais…  RESPEITAR O RITMO DA FRASE;  Respirar no momento adequado, não cortar a frase em bocados desconexos, despojando o texto do seu sentido…

18 RESPEITAR O RITMO E A DINÂMICA DAS PALAVRAS por exemplo, não acentuando sílabas finais que, normalmente são átonas (leves) por natureza. Este é um defeito muito comum, às vezes mesmo em coros com alguma preparação… RESPEITAR O JUSTO ANDAMENTO DOS CÂNTICOS muitas vezes canta-se demasiado lento, outras exageradamente apressado…

19 NÃO MARTELAR O TEXTO nos recitativos, por exemplo RESPEITAR A MÚSICA QUE ESTÁ ESCRITA por ex. dar o tempo completo nos pontos de aumentação, dar a entoação correta nas notas agudas, que muitas vezes saem “baixas” (desafinadas).

20 SALMISTA …que o salmista seja competente na arte de salmodiar e dotado de pronúncia correta e dicção perfeita”. (IGMR, 102).

21  “Quando louvais a Deus, louvai-O em plenitude: cante a voz, cante a vida, cantem as ações.” Santo Agostinho; comentário ao salmo 148

22  Quando cantas: Como o veado anseia pelas águas vivas, assim minha alma anseia por Vós, Senhor, fazes um pacto com Deus. Assinas um recibo sem papel nem tinta; confessas com a tua voz que O amas acima de tudo, que não pões nada antes d’Ele e que ardes de amor por Ele… (…) Por isso, não cantemos refrães por rotina, como coisa já sabida, mas sirvamo-nos deles como apoio de viagem…” São João Crisóstomo, Homilias sobre os Salmos

23

24 O hábito de um pequeno ensaio pedagógico à assembleia todos os domingos, antes da Missa, é uma boa maneira de promover a participação da assembleia no canto e de melhorar a sua qualidade.

25     fatima.pt/portal/index.php?id=1287 fatima.pt/portal/index.php?id=1287 

26  rgia_site/default/default.asp rgia_site/default/default.asp    

27

28 ..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Hino Hi God 2012 coro versa ̃ o final.pdf..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Hino Hi God 2012 coro versa ̃ o final.pdf ..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Porta da fe com acordes.pdf..\PARTITURAS HI-GOD 2012\Porta da fe com acordes.pdf  LETRA ONDE DEUS TE LEVAR.pdf LETRA ONDE DEUS TE LEVAR.pdf ..\..\VIGÍLIA ORAÇÃO - CRISTÃOS PERSEGUIDOS GMR 2012\PARTIRAS VIGÍLIA CRIDTÃO PERSEGUIDOS NA ÍNDIA - AIS - 26 Outubro 2012\DEUS É AMOR - PARTITURAS\Hino Hi GOD Voz solo, Coro.pdf..\..\VIGÍLIA ORAÇÃO - CRISTÃOS PERSEGUIDOS GMR 2012\PARTIRAS VIGÍLIA CRIDTÃO PERSEGUIDOS NA ÍNDIA - AIS - 26 Outubro 2012\DEUS É AMOR - PARTITURAS\Hino Hi GOD Voz solo, Coro.pdf

29


Carregar ppt "“Vozes da Fé” GOD tb canta... João Abreu As aclamações, os hinos, os salmos que cantamos hoje fazem parte dos elos dessa cadeia começada com os cristãos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google