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Ferramentas de Gerenciamento Aula 02 Ricardo Donadel

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Apresentação em tema: "Ferramentas de Gerenciamento Aula 02 Ricardo Donadel"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de Gerenciamento Aula 02 Ricardo Donadel

2 Introdução a Gerência de Redes Objetivos: –Monitorar e controlar os elementos da rede assegurando certo nível de qualidade de serviço Sistema de Gerência de Redes: –Coleção de ferramentas integradas para monitoração e controle da rede;

3 Componentes dos Sistemas de Gerência de Rede Elementos Gerenciados; Estações de Gerência; Protocolos de Gerência; Informações de Gerência

4 Elementos Gerenciados Possuem normalmente um programa chamado agente ; Este programa permite monitoramento e controle de equipamento através de uma ou mais estações de gerência

5 Estações de Gerência Existe uma estação de gerência em Sistemas Centralizados; Existem duas ou mais estações de gerência em Sistemas Distribuídos; Programa que conversa diretamente com os agentes nos elementos gerenciados é chamado gerente. A estação de gerência oferece uma interface para que usuários (autorizados) possam gerenciar a rede.

6 Protocolo de Gerência Oferece mecanismos que possibilitam a troca de informações entre gerente(s) e agente(s); Este protocolo permite a realização de operações de monitoramento (leitura) e controle (escrita).

7 Informações de Gerência Definem os tipos de dados que podem ser referenciados em operações de protocolo de gerência, isto é, dados sobre os quais gerente e agente conversam.

8 Papel de Gerente

9 Gerência de Redes X Medicina MedicinaGerência de Redes Sintomas : O que P sente quando está doente Sintomas : O que U sente quando um problema está ocorrendo Sinais : Infos sobre estado do paciente através de exames, obs, Sinais : infos sobre estado da rede através de gerente da rede Sinais Específicos : Confirmam a existência de uma certa doença Sinais específicos : confirmam certo problema Testes Confirmatórios : para chegar ao diagnóstico quando suspeita de várias doenças Testes Confirmatórios : Gerente de rede realiza para confirmar ou negar um ou mais problemas P = Paciente U = Usuário

10 Catálogo de Problemas É um conjunto de problemas já classificados por camada do modelo OSI Este assunto será coberto em outras aulas Livro texto apresenta 37 catalogados

11 Descrição do Problema São circunstâncias que o problema surge; Em alguns casos são apresentadas causas mais comuns e subconjuntos mais específicos do problema; A descrição é fundamental e de suma importância para compreensão do problema.

12 Sintomas Informam o que os usuários podem perceber como conseqüência da existência do problema; Descrevem o efeito negativo do problema; Sintomas típicos da rede: –Lentidão; –Não funcionamento de toda uma parte; –Não disponibilidade de um determinado serviço. Você como gerente da rede, também pode perceber!

13 Sinais Características internas com seu estado original alterado, em conseqüência de algum problema; Normalmente não são percebidos pelos usuários comuns; São percebidos com auxílio de instrumentos e ferramentas: –Analisador de protocolo; –Estações de gerência

14 Testes confirmatórios São passos que devem ser seguidos para confirmar ou negar a existência do problema;

15 Sugestões de Tratamento São sugeridas diversas soluções para o problema (desde que sejam eficientes); A solução deve ser correta não introduzindo outros problemas.

16 Detecção, diagnóstico e Resolução de Problemas

17 Detecção A rede apresenta um comportamento estranho; Devemos ter um plano de ação, roteiro, metodologia para propor soluções

18

19 Busque informações 1.Quem está sendo afetado pelo problema? 1 ou mais ou todos os usuários? 2.Quando problema foi percebido? 3.Desde então, ocorre sempre ou apenas em determinados momentos: Neste caso em que horários?

20 Busque informações (2) 4.O problema se manifesta sempre ou apenas quando alguma aplicação ou serviço específico são utilizados? Que serviços e aplicações? 5.Alguma mensagem de erro? Qual? 6.O problema é intermitente? Ex: O usuários as vezes envia e as vezes recebe mensagens de erro.

21 Recorrência de Problema 1.Este problema ocorreu nos últimos 30 dias? Se sim, tem grande probabilidade de nova ocorrência do mesmo. 2.Houve alguma modificação recentemente que possa ter causado os sinais e sintomas’? Se sim, é provável que esta mudança tenha originado o problema reportado

22 Desenvolva Hipóteses Para criar lista de hipóteses deve ter um bom conhecimento sobre como a rede e os serviços oferecidos funcionam; Neste momento não estamos decididamente identificar problema e sim fazer um brainstorm sobre todas as possibilidades.

23 Organize a lista de Hipóteses Uma vez levantados os possíveis problemas, é necessários classificá-los por camada. Pq? Será que um possível problema pode afetar mais de uma camada? Como?

24 Teste as hipóteses levantadas Para confirmar ou negar, utilize testes confirmatórios; Para não perder controle e não esquecer das outras hipóteses, faça um teste de cada vez. Pq? Exemplo: –Um cabo suspeito ligado a um equipamento ativo suspeito

25 Solucione o problema Depois de confirmar o problema, estabeleça tempo, ferramentas para propor melhor forma de solução; Muitas vezes a solução é paliativa. Pq? –Quais cuidados que devem ser tomados neste caso?

26 Teste a solução implementada Como?

27 Documente as suas atividades Pq?


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