A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA"— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA
Aquíferos Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA

2 Trabalho Realizado para a disciplina de Biologia Professor: José Miguel Mendonça Escola: EB 2,3/s Dr. Daniel de Matos

3 Introdução Um aquífero é uma formação geológica que pode armazenar água subterrânea . São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Ao longo deste trabalho falarei mais sobre o “Aquífero Guarani” e sobre o “Aquífero Alter do Chão”

4 Resumo Aquífero: Aquífero Guarani Aquífero Alter do chão O que é?
Porosidade e permeabilidade Tipos de aquíferos Como se forma? Aquífero Guarani Aquífero Alter do chão

5 O que é? São formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar água e de permitir a sua circulação e extração de forma rentável. As rochas que constituem os aquíferos apresentam características favoráveis de porosidade e permeabilidade o que lhe permite armazenar e libertar água

6 Porosidade Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma. Uma rocha com uma porosidade de 25% significa que, num volume qualquer da rocha, uma quarta parte corresponde a espaços que podem ser ocupados por fluidos. É considerada como tendo uma porosidade ótima, uma rocha como, por exemplo, um arenito com 20 a 25% de espaços vazios.

7 Permeabilidade A permeabilidade é a medida da capacidade de circulação de um fluido através de uma rocha, sem alterar a sua estrutura interna. Todas as rochas permeáveis podem ser porosas mas nem todas as rochas porosas são permeáveis, em virtude de os poros não comunicarem entre si ou de serem de tamanho tão pequeno que não permitam a passagem do fluido.

8

9 Tipos de aquíferos Porosos- As formações podem ser detríticas (Ex: areia), e por vezes consolidada com um cimento (Ex: arenitos). Fraturados e/ou fissurados - a água circula através de fraturas ou pequenas fissuras. As formações podem ser granitos, filões de quartzo, etc.. Cársticos - a água circula em condutas que resultaram do alargamento de diáclases por dissolução. As formações são os diversos tipos de calcários.

10 Aquíferos Livres - Limitado por uma camada permeável e na base por uma camada impermeável; - A pressão da água é igual á pressão atmosférica; - A recarga é rápida e faz-se ao longo de toda a extensão do terreno, pela precipitação;

11 Aquíferos Confinados - É um reservatório natural em que a água preenche por completo o volume de vazios do mesmo, solo saturado; - É limitado superior e inferiormente por materiais impermeáveis; - A pressão da água é superior á pressão atmosférica; - A recarga é lenta e é feita lateralmente, numa zona limitada exposta á superfície;

12 Formação do Aquífero Guarani

13 Aquífero Guarani Este aquífero da América do Sul que tem um volume de água de 45 mil 𝑘𝑚 3 , aproximadamente, é um dos maiores do mundo. Ocupa uma enorme área, a qual inclui, o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. “A maior parte do aquífero guarani no sul do Brasil, está debaixo de rocha”

14 Aquífero Alter do Chão ou Aquífero Grande Amazónia
Já o aquífero Alter do Chão na Amazónia, tem terreno arenoso. Assim quando chove, a água infiltra-se com facilidade no solo, e a areia serve de filtro natural. A água que então chega ao reservatório é limpa e boa para beber.

15 Conclusão Com este trabalho apercebi-me de que embora tenhamos água no nosso planeta, devemos poupá-la ainda mais pois a água do aquífero do Alter do Chão ou de outro qualquer só deve ser utilizada em último caso. Para isto não acontecer teremos que praticar tudo o que nos ensinaram sobre a poupança da água.

16 Bibliografia http://www.infopedia.pt/$porosidade-e-permeabilidade


Carregar ppt "Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google